TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pai Rico Pai Pobre

Dissertações: Pai Rico Pai Pobre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 4

Enquanto crescia, tive dois pais: um era um professor muito bem formado, PhD (Pai pobre); o outro nunca terminou o nono ano do ensino fundamental (Pai rico). Os dois pensavam de forma conflitante sobre o dinheiro. Um dizia: “Não posso pagar”, enquanto o outro perguntava: “Como posso pagar isso?” A seguir, o que aprendi com os dois.

Quando tinha nove anos, eu e meu melhor amigo, Marcos, estávamos cansados dos outros meninos que não queriam brincar com a gente porque eu era pobre. Quando perguntamos ao pai de Marcos (Pai rico) como podíamos ganhar dinheiro, ele concordou em nos ensinar, mas do seu jeito, e não como ensinam nas escolas.

O Pai rico nos colocou para trabalhar limpando a poeira de latas em suas lojas. A verdade é que não nos pagava muito (10 centavos por semana) e, depois de três semanas, decidi desistir. Meu educado pai pobre disse que eu devia reclamar o que merecia: pelo menos 25 centavos por hora. Caso contrário, devia desistir imediatamente.

Fui ver o Pai rico e pedi um aumento. Reclamei que ele não estava cumprindo com o trato, porque não estávamos aprendendo nada sobre o dinheiro. “Você é um enganador. Quer todo o dinheiro sem levar seus funcionários em consideração.” Mas, ele não concordou. Segundo ele, em apenas três semanas eu estava me comportando como todos os seus funcionários.

Quando disse que não havia aprendido nada, uma vez que não havia falado comigo durante todo o tempo em que havia trabalhado para ele, me fez uma pergunta simples: “Por acaso ensinar é o mesmo que falar ou dissertar?” Continuou falando que era assim que ensinavam na escola. Mas a melhor escola é a vida. Ela te desafia constantemente, me disse. “Algumas pessoas se rendem e desistem sempre que a vida as desafia. Outros, aproveitam a oportunidade para aprender.”

Então, falei que desistia se ele não me pagasse mais e me respondeu que isso era o que normalmente faria a maioria das pessoas. Buscar um salário melhor ou um segundo emprego e trabalhar ainda mais, acreditando que mais dinheiro resolveria o problema, mas, na maioria das vezes, não era assim. Depois, me disse que a única coisa que poderia resolver este problema era minha inteligência.

Continuou dizendo que, se queria aprender a trabalhar por dinheiro, devia continuar na escola, mas se queria a aprender a ter dinheiro, devia continuar a trabalhar para ele e escutá-lo: “mas só se você quiser aprender", falou. Estranhando tudo o que ele falou, perguntei se isso não era o que todo mundo queria. E então me respondeu que não. É mais fácil aprender a trabalhar por dinheiro, principalmente quando o medo é quem controla o seu desempenho. “A maioria das pessoas sente medo de não ter dinheiro. Esse é o motivo por que elas escolhem um trabalho que lhes paga pouco. Algumas pessoas dizem que eu exploro meus funcionários. Em realidade, são eles que exploram a si mesmos.”

Me convenceu que esta era uma grande oportunidade de aprendizado, então, eu decidi ficar. “Ótimo”, me disse. “Mas, desta vez, você vai trabalhar sem salário. Use isto", e me deu uns tapinhas na cabeça.”

Assim, trabalhei três semanas sem que ele me pagasse. O Pai rico nos disse que a maioria das pessoas deixa que suas emoções (e não o seu cérebro) dominem o pensamento, quando se trata de dinheiro. A maioria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com