TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Para Responder A Questão 03 Leia Os Fragmentos A Seguir Que Foram Retirados Do Texto.

Casos: Para Responder A Questão 03 Leia Os Fragmentos A Seguir Que Foram Retirados Do Texto.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  1.430 Visualizações

Página 1 de 2

Para responder a questão 03 leia os fragmentos a seguir que foram retirados do texto.

a) São Paulo – Mais de 430.000 funcionários trabalham nos escritórios da gigante americana IBM em 170 países. […]

b) […] Segundo a consultoria americana Elance, que conecta empresas a freelancers de mais de 150 países, a base de companhias que contratam esses profissionais passou de 850000 para 1,3 milhão apenas no último ano.

c) […] Mas só nos Estados Unidos estima-se que 40 milhões de pessoas – o equivalente a um terço da força de trabalho americana – dedicam-se a trabalhos independentes, segundo a Freelancers Union, sindicato desses profissionais no país. Na Alemanha, apenas metade das pessoas trabalha 8 ou 9 horas por dia e cinco dias por semana para o mesmo empregador.

d) […] “Muitas empresas precisam de gente em pouco tempo para suprir a demanda de projetos de expansão”, afirma Carolina Azevedo, executiva da empresa de recrutamento Michael Page.

e) A americana Robert Half e a inglesa Michael Page trouxeram o serviço para o Brasil há cerca de três anos, e a procura só aumenta. “Esse segmento, que respponde pela maior parte da receita global, já equivale 20% de nosso faturamento no Brasil”, diz Fernando Mantovani, diretor do escritório brasileiro de Robert Half, que hoje tem 200 profissionais contratados por empresas brasileiras nesse sistema. […]

03. A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima. Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre essa diferença.

a) Há o uso de dados numéricos para poder dar respaldo à frase, caracterizando o uso do recurso quantitativo.

b) O autor identifica uma instituição dando respaldo ao texto, caracterizando o uso de voz de autoridade.

c) Como no item “b”, o autor identifica uma instituição de renome para dar respaldo ao texto, caracterizando o uso de voz de autoridade.

d) O uso de aspas identifica uma citação (discurso direto) de Carolina Azevedo, caracterizando o uso de voz de autoridade.

e) Como no item “d”, há o uso de aspas identificando a voz de Fernando Mantovani, caracterizando o uso de voz de autoridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com