TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leia os fragmentos a seguir

Seminário: Leia os fragmentos a seguir. Pesquise 813.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  Seminário  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

(adaptado de Ordem-PA 2008) Leia os fragmentos a seguir.

Com a industrialização maciça, foi franqueado um limiar nas relações entre os homens e a biosfera, dado que foi no século XX e, mais particularmente, depois da Segunda Guerra Mundial, que a poluição e a degradação do ambiente se tornaram um verdadeiro fato de civilização, à medida que adquiriram dimensões planetárias. Depois dela, a constituição de um espaço produtivo mundial impeliu a unificação ecológica do mundo. (Deléage, Jean-Paul. Uma ecologia do mundo. IN: Castro, E. & Pinton, F. (orgs). Faces do Trópico Úmido – conceitos e questões sobre desenvolvimento e meio ambiente. Belém: CEJUP/NAEA-UFPA, p. 23)

[...] o problema ecológico está ligado à sociedade dividida em classes; é com a revolução industrial que aparece a ‘negação’ da natureza, e a mercantilização do espaço cria a ideologia do ‘dever ser’ metafísico como forma de resolver a má consciência do capital. (Tragtemberg, M. Ecologia versus Capitalismo. IN: Economia e Desenvolvimento. Revista Quadrimestral de economia. Ano I, nº 2, fev. de 1982. São Paulo: Cortez, p. 129).

Na interpretação das duas passagens, a industrialização é um dos elementos que provoca a separação do homem com a natureza, anunciando um debate, cada vez mais intenso, sobre a ecologia e o meio ambiente. Através de sua leitura, assinale a alternativa que melhor corresponde a esse debate:

Escolher uma resposta.

a. A questão ambiental não é um elemento que ganhou a agenda nacional, pois não observamos, pelo menos, nos últimos 10 anos, grandes acidentes que comprometessem qualquer ecossistema nas regiões brasileiras.

b. As indústrias que mais poluem estão localizadas nos países pobres, que não detêm tecnologias suficientes capaz de gerar um parque industrial com energia limpa.

c. A questão ecológica deve ter como uma das preocupações centrais o ser humano e sua organização social. As diferenças de classe e a exploração do homem pelo homem acabam colocando em risco o meio ambiente, tornando-o insustentável.

d. As novas práticas adotadas pelas empresas demonstram uma preocupação com a sustentabilidade e já são suficientes para reavaliar os rumos do desenvolvimento econômico-social.

e. As indústrias que mais poluem estão nos países ricos, que não se importam com a questão ambiental, porque grande parte de sua população ostenta uma boa qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com