TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pluralismo Religioso no Brasil

Por:   •  13/4/2020  •  Resenha  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

 1-No segundo parágrafo, o autor faz menção ao “regime de padroado”. Pesquise e escreva resumidamente em que consistia e qual era o propósito desse sistema (6 a 10 linhas)

O regime patroado foi um sistema adotado pela igreja católica e imperadores,tradição em Portugal,qque tinham o poder de indicar nomes para ocuparem os cargos de eclesiáticos(cargos importantes na igreja. E ao  mesmo tempo o clero recebia proventos do estado e se tornavam dependentes do governo .

2- Ao final do texto o autor apresenta alguns elementos que, segundo ele, colocam obstáculos à consolidação do pluralismo religioso. Apresente quais são esses obstáculos e se posicione a respeito: concorda ou discorda, e por quê (6 a 10 linhas).

.Um primeiro elemento é a dificuldade de muitos sujeitos religiosos reconhecerem a legitimidade dos demais.( concordo porque algumas pessoas tem dificuldade de aceitar o diferente é não tolerar opiniões ou práticas que se diferem das suas e muitas vezes são seguidas de atitudes preconceituosas e até mesmo violentas).

.O proselitismo religioso é um outro elemento que limita o pluralismo religioso.(Concordo porque uma pessoa que segue fielmente sua religião tende a defendê-la, tentando influenciar todos que sua religião e a verdade).

.A incapacidade para o diálogo é um outro elemento.(Concordo porque algumas pessoas acham que sempre tem a razão,e sua opnião,religião sempre vai ser a melhor e verdadeira).

3- Leia todo o tópico “o ingresso das Igrejas protestantes históricas”. Em seguida, escreva um pequeno texto (6 a 10 linhas) mostrando em que sentido a chegada dos protestantes no Brasil contribuiu ou não para o pluralismo religioso em solo brasileiro.

Em 1824 surgiu a primeira comunidade evangélica no rio de janeiro com a chegada do protestantismo, que foi  trazido por imigrantes alemães . Esses imigrantes veio ao Brasil com a intenção de expandir o protestantismo no país. No início eles tiveram dificuldades com a expansão da religião pelo fato da população do país ser católica, portando com o passar do tempo trouxe ao país a liberdade religiosa facilitando assim o pluralismo religioso no país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com