TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preconceito Religioso no Brasil

Por:   •  21/9/2023  •  Artigo  •  2.946 Palavras (12 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 12

PRECONCEITO RELIGIOSO NO BRASIL

Fernanda Araujo de Abreu Costa[1]

RESUMO

O conhecimento sobre o preconceito religioso no Brasil certamente é de grande valor para orientar a população nacional, além de servir de alerta para que todos, inclusive os governantes, tomem as medidas cabíveis, a fim de buscar melhorias e, assim, amenizar os problemas vida dos cidadãos. Foi examinado o Relatório sobre Intolerância e Violência Religiosa no Brasil, com dados de 2011 a 2015, onde foi realizada uma análise dos resultados preliminares.

Palavras-chave: Preconceito. Religião. Brasil. Intolerância

ABSTRACT

        Knowledge about religious prejudice in Brazil is certainly of great value to guide the national population, in addition to serving as a warning for everyone, including government officials, to take appropriate measures in order to seek improvements and, thus, alleviate life problems of citizens. The Report on Intolerance and Religious Violence in Brazil was examined, with data from 2011 to 2015, where an analysis of the preliminary results was carried out.

Keywords: Prejudice. Religion. Brazil. Intolerance

1 INTRODUÇÃO

Apesar de o Brasil ser um país laico, o preconceito religioso faz-se presente em sua sociedade, vindo a agravar-se rotineiramente, mesmo em meados do século XXI, sendo caracterizado pela discriminação, baseada na falta de aceitação, por meio de ofensas a crença, religião ou culto, desconsiderando totalmente os aspectos desta religião.

Neste contexto, a comunidade brasileira vem sofrendo sérias consequências, como agressões tanto verbais, por meio de piadas, injúrias e insultos, quanto físicas, se concretizando através de golpes ou lesões, sendo que ambas podem originar danos na integridade física e psicológica das vítimas. Além disso, está prática pode ser voltada ainda para a profanação de símbolos e imagens religiosas, por meio da destruição de templos e locais destinados aos cultos, contemplando ainda a perseguição religiosa por meio da xenofobia, que pode inclusive levar ao genocídio de religiões.  

Portanto, este trabalho está centrado no problema da intolerância religiosa no Brasil, bem como em métodos de controle e amenização deste fato, a fim de informar melhor a população a este respeito e, de certo modo aumentar a aceitação de diferentes religiões presentes na cultura e na sociedade brasileira, haja vista a pluralidade religiosa em nosso país.  Visando alcançar o que propõe este estudo de caso, apresenta o trabalho em duas etapas sequenciais. A primeira delas, compreendida como o planejamento da pesquisa, é composta pelos capítulos 1, 2, 3 e 4. O primeiro capítulo é formado por esta introdução. No segundo, as etapas de contextualização do tema, problema e justificativa do projeto. Em seguida, no capítulo 3, são apresentados o objetivo geral e específicos. No quarto, os procedimentos metodológicos do trabalho. A etapa final deste relatório é composta pelo desenvolvimento da pesquisa e é formada pelos capítulos 5, 6 e 7, que apresentam os dados coletados, a análise feita, as sugestões de melhoria, bem como as referências. Vale ressaltar que este estudo não tem a intenção de ser um trabalho acabado, pois ele é fruto de um recorte e diagnóstico de um problema, seguido da apresentação, não da melhor ou única, mas de uma alternativa possível de melhorias sobre o objeto de estudo.

2 TEMA

Em tempos modernos faz-se inexplicável o preconceito religioso ainda existente na sociedade brasileira, um país laico, já que em sua Constituição Federal o direito à liberdade religiosa é garantido a todos. Desta forma é de suma importância que haja políticas de conscientização voltadas a toda a população, visto que além de fazer parte da rotina de muitas pessoas, a religião também está inserida na cultura de cada povo, sendo moldada pelas atitudes humanas, bem como moldando a vida tanto pessoal quando social destes e, assim, influenciando toda uma sociedade.

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

Analisar o preconceito religioso no Brasil, através de dados coletados no Relatório sobre Intolerância e Violência Religiosa no Brasil.

3.2 Objetivos Específicos

Este trabalho tem como objetivos específicos:

- Descrever o que vem a ser preconceito religioso;

- Identificar os principais tipos de preconceito religioso no Brasil;

- Avaliar a incidência deste problema no Brasil;

- Estabelecer comparativo entre os anos estudados;

- Propor metodologias para socializar estas informações a comunidade.

- Propor ações de educação e informação religiosa, a fim de aumentar a conscientização a respeito das religiões existentes no Brasil, como tentativa de diminuir os eventos preconceituosos.

4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

4.1 Campo de Estudo

Para o presente trabalho, uma pesquisa na forma de estudo de caso descritivo, foi considerado  o campo de estudo como sendo a intolerância e a violência religiosa no Brasil, elaborado pelo Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos, Secretaria Especial de Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Assessoria de Direitos Humanos e Diversidade Religiosa, abrangendo os anos de 2011 a 2015.

4.2 Instrumentos de Coleta de Dados

Para realização do presente trabalho, foram utilizados os seguintes instrumentos de coletas de dados: documentação e dados arquivados, que estão descritos no quadro 1 a seguir:

Instrumento de coleta de dados

Universo pesquisado

Finalidade do Instrumento

Entrevista

Foram entrevistadas 50 pessoas.

Buscar saber se estas pessoas têm conhecimento a respeito do preconceito religioso existente no Brasil.

Observação direta ou do participante

Analisar as diferentes religiões presentes na localidade, expondo a sua, quando confortável para tanto.

Observar as diferenças entre as religiões.

Documentos

Foi utilizado o relatório de intolerância e violência religiosa no Brasil, disponível na internet, na página do Governo Federal vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Coletar informações a respeito do preconceito religioso no Brasil.

Dados arquivados

Foram utilizados os dados de levantamentos feitos pelos órgãos federais competentes referentes a intolerância e discriminação religiosa presentes no Brasil, entre os anos de 2011 a 2015.

Coletar informações sobre o assunto abordado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (393.3 Kb)   docx (958.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com