TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O desafio do pluralismo: sócio-cultural, religioso e conseqüentemente teológico

Por:   •  9/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 3

 

Faça um resumo crítico destacando os principais conceitos trabalhados na Aula 01. (Atividade deverá ter pelo menos uma página).

         O principal desafio dos cristãos, principalmente dos teólogos é interpretar as verdades da fé, a biblia por exemplo,  para novos tempos  sendo fiel ao seu significado. Essa postura interpretativa é o que faz da Teologia um ‘’saber hermenêutico’’.                                                                                                 O que foi valido no passado deve continuar sendo valido até hoje mantendo sua pureza.

          Dois  teólogos brasileiros João Batista Libânio e Afonso Murad  analisam e dividem  em alguns desafios as situações de nosso contexto. Atualmente um saber que não se restringe para a formação de ministérios específicos,  e sim  uma formação com dimensão mais leiga, dificultando melhores condições de se dialogar graças a  multiculturalidade brasileira. Encontra-se certa dificuldade de reconciliar a linguagem teológica mais acadêmica com a linguagem da fé-experiência, e também de superar a separação entre teologia-reflexo (exclusiva dos pastores/pastoras) da teologia-fonte (exclusiva dos acadêmicos como intelectuais e teólogos, por exemplo).

         Dentre os desafios descritos pelos dois teólogos brasileiros já citados, estão:

  O desafio do pluralismo: sócio-cultural, religioso e conseqüentemente teológico - A fé já passou por diferentes ambientes históricos, sendo influenciada por diversos tipos de judaísmo , filosofias gregas e pluralidades culturais e religiosas. A modernidade se caracteriza por construir ‘’grandes paradigmas’’. Agora a teologia cristã é vista com igualdade com as teologias de outras religiões. O pluralismo é desdobrado em em outros dois:

- Desafio do Ecumenismo: O termo ‘’ecumênico’’ (em grego significa ‘’toda a casa habitada’’). O ecumenismo consiste em uma atitude desdobrada em ações concretas de criar, dentro do consenso da vivencia dos valores do reino de Deus, espaços aproximativos de diálogo mais respeitoso e solidário, respostas mais consistentes em problemas atuais (economia, política, ciências, meio-ambiente, entre outros).

-Desafio do diálogo inter-religioso: É outro desafio do pluralismo que se da pelo fato de  existirem atualmente muitas teologias cristãos de matriz ocidental que são convidadas a dialogar com teologias de outras religiões de matrizes não-ocidentais.

  O desafio da existência de muitos “lugares teológicos” -  “Lugar Teológico” era o nome da obra do teólogo medievalista Melchior Cano que, definia e defendia em seu sistema teológico a Escritura, os Dogmas, os Santos Padres, as decisões dos Concílios e Teólogos como únicos princípios de partida e chagada da teologia e das respostas aos dilemas humanos. Com a crise da razão moderna no século XX, o “o lugar teológico” deixou de ser espaço pré-estabelecido autoritariamente, como único lugar para se pensar a teologia. Hoje, leva-se mais em conta o cotidiano e as lutas do dia-a-dia como lugares onde brotam, de fato, as perguntas fundamentais dos seres humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com