TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Academico

Trabalho Escolar: Portifolio Academico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  3.619 Palavras (15 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

Numa sociedade globalizada e cada vez mais exigente a necessidade de cultivarmos a habilidade de ler,principalmente jovens e crianças sendo que a escola tem o papel de formar leitores competentes.Haja vista que ainda não há uma forma mais eficaz de se aprender conhecimento ou bens intelectuais sem passar pela mais imprescindível pratica da leitura. Pois a mesma é altamente enriquecedora e gratificante para o desenvolvimento do nosso conhecimento e visão de mundo

LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO L Ler e compreender os sentidos do texto.As concepções de leitura variam conforme a visão de mundo do sujeito , de língua e de sentido de texto. Nessa concepção de leitura , se destacam o foco no autor , foco no texto e foco na interação autor-texto leitor. Sendo que foco no autor é o resultado da representação do pensamento do leitor e a concepção das idéias do autor, sem leva em conta o conhecimento do leitor. E foco no texto é visto como um simples produto de codificação e decodificação,onde o leitor tende a identificar , reconhecer os sentidos de texto cabendo ao mesmo o conhecimento do código utilizado. Na concepção, interação autor-texto-leitor a leitura é uma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor e exige do mesmo bem mais que conhecimento de código. Na concepção , estratégia de leitura , que põe em evidência o leitor é seus conhecimentos em interação com o autor, é os textos em construção dos sentidos .De forma que na leitura e produção de sentido, a leitura pode variar de um leitor para outro, podendo variar em se tratando do mesmo leitor. A leitura de um texto se dá primeiramente a partir do processo de decodificação, quando temos contato com o “conteúdo” e buscamos compreendê-lo. Existem elementos que nos ajudam a interpretar os textos que estão a nossa volta, mas para que se possa compreender bem um texto é necessário identificar o contexto (social, cultural, estético, político) no qual ele está inserido. Essa identificação vai depender do conhecimento sobre o que está sendo abordado e as conclusões referentes ao texto. Em determinados textos a informação sobre acontecimentos passados contribui para sua compreensão. Por isso, quanto mais variado o campo de conhecimento, mais facilidade encontrará o leitor para ler e interpretar textos.

A intertextualidade é um dialogo entre diferentes textos; ou inter-relacinar,diretamente ou não,

assuntos afins,em que os conhecimentos são reunidos e voltados para a análise e verificação do mesmo objeto de estudo.Sendo que a intertextualidade pode ser ,explicita ou implícita:Explicita quando a fonte aparece claramente no intertexto.Implícita quando não há citação expressa do interlocutor. Gêneros textuais são tipos de textos que utilizamos por meio da linguagem oral, linguagem escrita,que com poucas variações, se repetem no tipo de linguagem e na estrutura.Gênero textual é feito de acordo com diferentes elementos que participam do contexto , como quem esta produzindo o texto, para quem, com que finalidade, em que momento histórico. Os gêneros textuais,são infindáveis, pois eles existem em grande quantidade, pois os gêneros como praticas sociocomunicativa,são dinâmicos e sofrem variações na sua constituição ,onde acabam resultando em outros gêneros. As referencias e progressão referencial ou seja a “referenciação” consiste na introdução, no texto, de novas entidades ou referentes. A “progressão referencial” vem a ser a retomada de tais referentes mais adiante, ou sua utilização para inserir novos referentes.Em um contexto geral, as expressões nominais referenciais desempenham funções cognitivo-discursivas relevantes na construção do sentido do texto, sendo que uma delas é a reativação,e a outra ativação da memória do interlocutor.Visto que,as expressões nominais referenciais exercem também função predicativa, quando veiculam informação nova, abrindo caminho para a continuidade do discurso. No caso da função das expressões nominais referenciais podem ser observadas por meio especificação da seqüência hiperônimo/hipônimo,que são denominadas anáfora especificadora. Seqüenciação textual é basicamente um conjunto de estratégias utilizadas pelo redator para fazer o texto progredir sem perder o fio discursivo é denominada “sequenciação textual”.Na coerência textual há um principio de interpretabilidade,na qual as partes devem se ligar com harmonia e manter assim sua unidade,pois cada parte depende da outra,com as quais se relacionam.Ou seja as idéias devem forma um conjunto coeso e coerente.

INTRODUÇÃO

Atualmente, a “sala-de-aula” não se resume mais a um determinado campo físico, ela se estendeu e venceu distâncias com o uso das novas tecnologias, e hoje elas permitem que a educação chegue a lugares de difícil acesso, fazendo com que as pessoas tenham o direito de se tornar verdadeiros cidadãos.E é cada vez mais freqüente o uso de novas tecnologias aplicadas à nossa vida cotidiana. Não podendo deixar de destacar a importância da tecnologia aplicada à educação, pois é através dela que as informações fluem com maior velocidade. E hoje a tecnologia , juntamente com o professor, ajudam o aluno não só a participar do processo educativo, como, também, a construir seus conhecimentos deixando de trabalhar com base em esquemas já elaborados.Pois o papel atual do educador não é o de transmitir informações, mas sim, o de orientar o aluno e servir como mediador, permitido um melhor aproveitamento das suas potencialidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com