TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio 2

Dissertações: Portifólio 2. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2012  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  859 Visualizações

Página 1 de 4

1. Quais são as atividades primárias que compõem a cadeia de suprimentos?

Bem...

Com base no estudo realizado por Simchi (2003) entende-se que o valor ao cliente é o indicador da contribuição de uma empresa e através da oferta de seus produtos e serviços a estes. Ele ainda ressalta que o gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos é o ponto mais importante para que uma empresa atenda as necessidades dos clientes e que as atividades que geram valor agregado podem ser definidas por atividades primarias e atividades de apoio.

Atividades Primárias são:

• Logística Interna: Ligada as áreas de suprimentos e distribuição da empresa, a logística interna cuida do fluxo de movimentação dentro da fabrica, logo são as atividades relacionadas com o manuseio de materiais, armazenagem e controle de estoques utilizados para receber e disseminar os insumos de um produto. Este tipo de logística é importante, pois garantindo o fluxo dos materiais internamente a chance de cumprir os prazos de entregas são maiores.

• Operações: Atividades necessárias para converter os insumos fornecidos pela logística interna na forma de produto final, através de manutenção de equipamentos, trabalham com maquinas, montagens, embalagens, testes, etc.

• Logística Externa: São as atividades relacionadas com a coleta, armazenagem e distribuição física do produto final para o cliente, elas podem ser feitas através de operações de veículos de entrega.

• Marketing e Vendas: atividades concluídas para fornecer os meios que permitam que os clientes adquiram os produtos e induzam a adquiri-los, através de ofertas, propagandas, força de venda, relações com canais de distribuição, força de vendas, fixação dos preços, entre outros.

• Assistência técnica: São atividades associadas ao fornecimento de serviço para intensificar ou manter o valor do produto, como instalação, conserto, treinamento, fornecimento de peças e ajuste do produto.

Visto as atividades primarias, entende-se que a aquisição, desenvolvimento de tecnologia, gerencia de recursos humanos e infra-estrutura são atividades de apoio para o alcance dos objetivos, ou seja, a integra;’ao entre as duas atividades viabiliza a coordena;’ao dos fluxos que corresponde as necessidades da empresa para tender seus clientes de forma eficaz e eficiente.

2. Defina o que são atividades chave e atividades de suporte, como cada uma delas impacta na gestão da cadeia de suprimentos.

Com a finalidade de administrar, planejar e controlar diversos fatores, as atividades chaves têm como objetivo distribuir os produtos e serviços satisfazendo rapidamente os clientes agindo como diferencial em relação a concorrência minimizando financeiramente os custos operacionais utilizando menos capital de giro, alem de diminuir os desperdícios, esperas e estoques desnecessários.

Transporte:

Essencial para as empresas modernas, o transporte é responsável por movimentar as matérias primas e/ou produtos acabados tornando fundamental para a organização tendo como principal função:

Definir os fluxos de movimentação de produtos;

Selecionar e combinar os modais de transportes; e

Selecionar roteiros e equipamentos.

Estoque:

O Estoque é essencial à gestão logística porque geralmente é impossível ou impraticável fornecer produção instantânea e cumprir prazos de entrega aos clientes. Ele funciona como um “ pulmão” entre a oferta e a demanda, de forma que a disponibilização de produtos aos clientes possa ser mantida. Suas funções:

Guardar produtos organizadamente;

Definir o número, tamanho e local dos pontos de estocagem; e

Manter níveis adequados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com