TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portugues

Trabalho Universitário: Portugues. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  1.398 Visualizações

Página 1 de 4

Instituto Estadual de Educação Cel. Patrício Vieira Rodrigues

Eduardo

Linguagem

Tapes

2013

1b1

Eduardo

Linguagem

Trabalho sobre língua de comunicação,

Como foi sua evolução e

Sobre suas teorias de linguagem.

Tapes

2013

Sumário

INTRODUÇÃO 4

LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO 5

1.1 Linguagem na história. 6

1.2 Criação do Alfabeto 6

1.3 Invenção da imprensa 7

1.4 Linguagem tecnológica. 8

1.5 Linguagem como filtro 8

1.6 Jogos de linguagem 8

CONCLUSÃO 9

REFERENCIAS 10

INTRODUÇÃO

Aspectos da realidade marcadamente humano, a linguagem e o que ela possibilita para todos nós, com destaque para a comunicação e seu imenso poder.

A linguagem é usada como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. Agora, a linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens.

Línguas vivem, morrem, misturam-se, mudam de lugar para lugar e mudam também com o passar do tempo. Qualquer língua que deixa de mudar ou de se desenvolver é categorizado como uma morta. Por outro lado, qualquer língua que está em um estado contínuo de mudança é conhecido como uma língua viva ou linguagem moderna. É por estas razões que o maior desafio para o falante de uma língua estrangeira é permanecer imerso nela, a fim de acompanhar as mudanças que se processam na língua.

LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO

Comecemos nossa investigação sobre o tema deste capitulo com a tradicional pergunta socrática: “O que é linguagem?”.

Primeiramente o que queremos dizer com a palavra linguagem. Ela costuma ser usada em diversos contextos com sentidos relativamente distintos.

Por exemplo; linguagem verbal (que usa palavras, isto é, as línguas), linguagem jurídica (do diretório), linguagem popular, linguagem musical, linguagem matemática, linguagem artificial (informática), linguagem corporal ou gestual, linguagem dos golfinhos e por ai a fora.

1.1 Linguagem na história.

Quais seriam, portanto, os eventos mais marcantes da história da linguagem e da comunicação, aqueles que tiveram o poder de abrir novas possibilidade para a humanidade.

O primeiro teria sido o processo de criação das línguas, porém não há conhecimento histórico suficiente a esse respeito.

Salientamos alguns estudiosos, destacando três acontecimentos:

A criação do alfabeto, a invenção da imprensa e em nossos dias, o desenvolvimento da linguagem eletrônica e de todas as suas mídias.

1.2 Criação do Alfabeto

Antes da criação e adoção do alfabeto na Grécia antiga, eram os poetas que transmitiam. Oralmente, muitos aspectos da cultura. A juventude aprendia-o que era piedade, amor, traição por meio da história mítica e épica, isto é, de narrações se as aventuras e desventuras de seres humanos, heróis e deuses.

Desse modo, linguagem e ação estavam estreitamente ligadas. Podemos dizer que o falar, o pronunciar certas palavras tinha o poder de promover determinadas coisas, indicar modelos a serem atingidos.

Era uma linguagem de ação baseada no relato de acontecimentos reais ou imaginários.

A partir do século IX a.c., desenvolveu-se o alfabeto grego (que tinha como base o fenício), o que facilitou a propagação da linguagem escrita na Grécia antiga, dando início a uma transformação de grades consegue cias.

O relato oral foi perdendo a relevância exclusiva de antes, pois o exto escrito, que lentamente se difundia, falava por ai mesmo, e para “escuta-lo não se necessitava mais orador”. Assim como expressão de predomínio, da linha na escrita- feita, letra a letra, palavra por palavra, linha por linha, a forma de pensar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com