TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portugues

Ensaios: Portugues. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  4.034 Palavras (17 Páginas)  •  1.030 Visualizações

Página 1 de 17

Texto

Um humanismo mais humano

(Lya Luft)

As frases do papa Francisco brotam naturais, sem artificialismo, sem populismo, sem interesse pessoal nem solenidade — nascidas da sabedoria, experiência, realismo e franqueza, como: “Precisamos de um humanismo menos desumano” nesta época de “feroz idolatria do dinheiro”. Homens assim nos dão alguma esperança de que o país mude, carentes que estamos de líderes confiáveis, cegamente confiáveis, como bons pais devem ser confiáveis.

Talvez, mudando o pensamento geral, segundo alguns conceitos de Francisco, seja possível arrumar a casa com projetos realistas: recursos existem. Valorizando mais a vida. olhando o bem do povo — que não são apenas os pobres, mas todos os que trabalham tentando construir um lugar mais respeitado e respeitável —, o humanismo busca o bem do homem. Não preciso especificar “do homem e da mulher”, pois não somos ignorantes a ponto de não saber que em casos como esse “homem” é agenérico, não se refere apenas ao ser masculino. Porém parece prevalecer entre nós o humanismo desumano: o desvario da ganância, a luta sangrenta pelo poder, o desrespeito à ética mais elementar, os serviços caros, insuficientes, inúteis, desviados de sua função, carentes e pobres.

Recentemente as televisões do país (repetidas no exterior) mostravam médicos e enfermeiros tentando desesperadamente salvar a vida de um paciente no chão de um corredor de hospital. Por falta de aparelho, faziam massagem manual no coração do doente — no chão de pedra do corredor. Não faltavam médicos: faltavam leitos, aparelhos, limpeza, faltava a essência que possibilitaria salvar aquela pessoa. Outra reportagem mostrava um médico com lágrimas nos olhos que acompanhou uma paciente em vários hospitais, sem conseguir que fosse internada, e ela, com apenas 45 anos, morreu na sua frente. Não faltou médico: faltou lugar decente para sobreviver ou mesmo para morrer, pois nenhum ser humano deve morrer no chão, como um animal. É desse humanismo desumano, centrado no homem consumista e manipulável, que falava o papa, dizendo ainda que, enquanto houver uma criança passando fome, um jovem sem educação, um velho sem atendimento médico, ninguém deverá dormir em paz, como um pai não dorme em paz se a seus filhos falta o elementar. [...]

(Disponível em: http://avaranda.blogspot.com.br/2013/08/um-humanismo-mais-humano-lya-luft.html Acesso em: 15/12/2013)

1) (IBFC / FUNED / SUPERIOR / 2014) O texto apresenta um posicionamento em relação ao futuro. Assinale a opção que revela o tom desse posicionamento:

a) pessimismo e descrença na possibilidade de melhora.

b) desesperança em virtude da inexistência de verbas para projetos.

c) otimismo diante da possibilidade de uma mudança de pensamento.

d) idealização através da crença de que as mudanças são simples e rápidas.

2) (IBFC / FUNED / SUPERIOR / 2014) Ao fazer referência ao Papa Francisco em “Precisamos de um humanismo menos desumano”, a autora fez uso do seguinte recurso:

a) perífrase

b) citação

c) paráfrase

d) comparação

3) (IBFC / FUNED / SUPERIOR / 2014) A expressão “humanismo desumano” tem sua construção estruturada por meio da seguinte figura de linguagem:

a) paradoxo

b) hipérbole

c) antítese

d) metáfora

4) (IBFC / FUNED / SUPERIOR / 2014) Em “Por falta de aparelho, faziam massagem manual no coração do doente”, o fragmento é introduzido por:

a) uma preposição de valor causal.

b) uma conjunção de valor explicativo.

c) uma preposição com valor de finalidade.

d) uma conjunção com valor de conseqüência.

5) (IBFC / FUNED / SUPERIOR / 2014) O comentário entre parênteses, no início do último parágrafo, revela:

a) uma ironia da autora.

b) um pensamento do leitor.

c) uma crítica à imprensa.

d) a relevância do fato.

6) (IBFC / FUNED / SUPERIOR / 2014) No trecho “As frases do papa Francisco brotam naturais, sem artificialismo”, percebe-se que o vocábulo “naturais” recebe a seguinte análise morfológica e sintática respectivamente:

a) advérbio e adjunto adverbial.

b) adjetivo e predicativo do sujeito.

c) advérbio e predicativo do sujeito.

d) adjetivo e adjunto adnominal.

7) (IBFC / FUNED / SUPERIOR / 2014) O fragmento “Outra reportagem mostrava um médico com lágrimas nos olhos que acompanhou uma paciente em vários hospitais,” estabelece, em relação ao que foi dito antes, um sentido de:

a) refutação

b) questionamento

c) adição

d) proporcionalidade

8) (IBFC / FUNED / SUPERIOR / 2014) A forma verbal destacada, em “faltavam leitos, aparelhos, limpeza, faltava a essência que possibilitaria salvar aquela pessoa.”, revela por parte do enunciador:

a) dúvida em relação ao fato ocorrido.

b) um pedido a um interlocutor explícito.

c) incerteza diante de uma ação que fora efetivada.

d) certeza de algo que não foi realizado

O termo oikonomía, ou economia, surgiu na Grécia Antiga para designar a arte de administrar o lar. E, durante séculos, o estado dos fenômenos relativos à produção, distribuição, acumulação e ao consumo de bens materiais simplesmente não existiu ou permaneceu limitado à esfera individual e familiar.

[...] Com a abertura dos caminhos das Índias e das Américas, diferentes civilizações, até então isoladas, se integraram à economia europeia. Iniciava-se aí a expansão do mercado em escala mundial. Diante de tal expansão, intelectuais de várias nações europeias desenvolveram reflexões no intuito de transformar o comércio numa fonte ainda maior de riqueza. Surgiram então diferentes políticas econômicas, destinadas a orientar os governos quanto às intervenções que eventualmente deveriam efetuar, a fim de aumentar a prosperidade nacional.

9) No período “O termo oikonomía, ou economia, surgiu na Grécia Antiga para designar a arte de administrar o lar”, predomina a seguinte função da linguagem:

(A)fática

(B) poética

(C) emotiva

(D) metalinguística

Afeganistão luta contra desnutrição infantil

ROD NORDLAND DO "NEW YORK TIMES" 28/01/2014

No hospital Bost, em Lashkar Gah, Bibi Sherina estava sentada num leito da enfermaria de desnutrição grave e aguda com seus dois filhos. Com apenas três meses de idade, Ahmed parecia maior que seu irmão Mohammad, que tinha um ano e meio e pesava menos de cinco quilos. Outro leito era ocupado por Fatima, com menos de um ano de idade e tão desnutrida que seu coração estava entrando em falência. Os médicos disseram que a menina morreria em pouco tempo, a não ser que seu pai conseguisse dinheiro para levá-la a Cabul para uma cirurgia.

Hospitais afegãos como o Bost, na capital da província de Helman, vêm registrando forte aumento nos casos de desnutrição infantil grave. Em todo o país, segundo cifras da ONU, o número desses casos cresceu 50% ou mais comparado a 2012. Mesmo a capital registrou aumento. "Em 2001 a situação foi ainda pior, mas hoje estamos no pior momento desde aquele ano", disse Saifullah Abasin, diretor da enfermaria de desnutrição do hospital infantil Indira Gandhi, em Cabul.

(http://wwwl.folha.uol.com.br/mundo/2014/01/1402476-ofeganistoo-luta-contra-desnutricao-infantil. shtml)

10) No texto, prevalece uma função da linguagem:

(A)Fática.

(B) Poética.

(C) Metalinguística.

(D) Referencial.

(E) Emotiva.

CFM amplia lista de itens obrigatórios nos consultórios

O Conselho Federal de Medicina (CFM) anunciou reforço na fiscalização das unidades de saúde do País. Resolução da entidade publicada ontem lista uma série de procedimentos que deverão ser observados em todo o País. "Unidades que não seguirem as especificações terão um prazo para atender às exigências", afirmou o vice-presidente da entidade e relator da resolução, Emmanuel Fortes. As fiscalizações começam em janeiro e irregularidades não resolvidas renderão relatório para o Ministério Público e Tribunais de Contas. Médicos que atuarem no serviço em cargos de chefia poderão sofrer processos éticos.

"A ideia não é suspender o atendimento. É garantir a segurança da população", disse Fortes. De acordo com ele, as exigências listadas na recomendação trazem itens já definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. "Acrescentamos itens de instrumentação, que são indispensáveis e não eram mencionados nas normas já existentes."

As exigências variam de acordo com o grau de complexidade de atendimento médico. Consultórios simples, por exemplo, são obrigados a ter pia, sabonete, estetoscópio e balança. "Pode parecer óbvio, mas existem serviços cujos consultórios não apresentam nem cadeira para pacientes e acompanhantes", diz Fortes.

(www. estadao. com. br)

11) Qual é a função da linguagem que prevalece no texto?

(A)Referencial.

(B) Fática.

(C) Poética.

(D) Metalinguística.

(E) Conativa.

XAVIER, C. Disponível sm: www.reteituras.com. Acesso em: 24 abr, 2010.

12) Qual é a função da linguagem que prevalece no texto?

(A)Referencial.

(B) Fática.

(C) Poética.

(D) Metalinguística.

(E) Conativa.

rapariga: s,f fem. de rapaz:: mulher nova' moca; menina; (Brasil), meretriz.

13) Qual é a função da linguagem que prevalece no texto?

(A)Referencial.

(B) Fática.

(C) Poética.

(D) Metalinguística.

(E) Conativa.

Escrevo um poema sobre a rapariga que esta sentada no café. em frente da chavena de café, enquanto alisa os cabelos com a mão. Mas não posso escrever este poema sobre essa rapariga porque, no Brasil, a palavra rapariga não quer dizer o que ela diz em Portugal. Então, terei de escrever a mulher nova do café, a jovem do café, a menina do café, para que a reputação da pobre rapariga que alisa os cabelos com a mão, num café de Lisboa, não fique estragada para sempre quando este poema atravessar o atlântico para desembarcar no rio de janeiro. E isto tudo sem pensar em áfrica, porque ai la terei de escrever sobre a moca do café, pare evitar o tom demasiado continental da rapariga, que e uma palavra que já me esta a por com dores de cabeça até porque, no mundo, a única coisa que eu queria era escrever um poema sobre a rapariga do café. A solução, então, e mudar de café, e limitar-me a escrever um poema sobre aquele café onde nenhuma rapariga se pode sentar a mesa porque só servem café ao balcão.

14) Além da função metalinguística, há no texto a função:

(A)Referencial.

(B) Fática.

(C) Poética.

(D) poética.

(E) Conativa.

15) Relacione os fragmentos abaixo às funções da linguagem predominantes e assinale a alternativa correta.

I - “Imagine a cena”.

II - “Sou um homem de sorte”.

III - “O que é uma crônica? Uma página e meia.

Portanto, três páginas por mês e o cara me vem com esse papo de Neruda?”.

(A)Emotiva, poética e metalingüística, respectivamente.

(B) Fática, emotiva e metalingüística, respectivamente.

(C) Metalingüística, fática e apelativa, respectivamente.

(D) Apelativa, emotiva e metalingüística, respectivamente.

(E) Poética, fática e apelativa, respectivamente

Coçar e comer é só começar. Conversar e escrever também. Na fala, antes de iniciar, mesmo numa livre conversação, é necessário quebrar o gelo. Em nossa civilização apressada, o “bom dia”, o “boa tarde, como vai?” já não funcionam para engatar conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do tempo ou de futebol. No escrever também poderia ser assim, e deveria haver para a escrita algo como conversa vadia, com que se divaga até encontrar assunto para um discurso encadeado. Mas, à diferença da conversa falada, nos ensinaram a escrever e na lamentável forma mecânica que supunha texto prévio, mensagem já elaborada. Escrevia-se o que antes se pensara. Agora entendo o contrário: escrever para pensar, uma outra forma de conversar.

Assim fomos “alfabetizados”, em obediência a certos rituais. Fomos induzidos a, desde o início, escrever bonito e certo. Era preciso ter um começo, um desenvolvimento e um fim predeterminados. Isso estragava, porque bitolava, o começo e todo o resto. Tentaremos agora (quem? eu e você, leitor) conversando entender como necessitamos nos reeducar para fazer do escrever um ato inaugural; não apenas transcrição do que tínhamos em mente, do que já foi pensado ou dito, mas inauguração do próprio pensar. “Pare aí”, me diz você. “O escrevente escreve antes, o leitor lê depois.” “Não!”, lhe respondo, “Não consigo escrever sem pensar em você por perto, espiando o que escrevo. Não me deixe falando sozinho.”

Pois é; escrever é isso aí: iniciar uma conversa com interlocutores invisíveis, imprevisíveis, virtuais apenas, sequer imaginados de carne e ossos, mas sempre ativamente presentes. Depois é espichar conversas e novos interlocutores surgem, entram na roda, puxam assuntos. Termina-se sabe Deus onde.

(MARQUES, M.O. Escrever é Preciso, Ijuí, Ed. UNIJUÍ, 1997, p. 13).

Observe a seguinte afirmação feita pelo autor: “Em nossa civilização apressada, o “bom dia”, o “boa tarde” já não funcionam para engatar conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do tempo ou de futebol.” Ela faz referência à função da linguagem cuja meta é “quebrar o gelo”.

16) Indique a alternativa que explicita essa função.

(A)Função emotiva

(B) Função referencial

(C) Função fática

(D) Função conativa

(E) Função poética

" - Que coisa, né?

- É. Puxa vida!

- Ora, droga!

- Bolas!

- Que troço!

- Coisa de louco!

- É!"

17) Qual é a função da linguagem que prevalece no texto?

(A)Referencial.

(B) Fática.

(C) Poética.

(D) Metalinguística.

(E) Conativa.

" - Que quer dizer pitosga?

- Pitosga significa míope.

- E o que é míope?

- Míope é o que vê pouco."

18) Qual é a função da linguagem que prevalece no texto?

(A)Referencial.

(B) Fática.

(C) Poética.

(D) Metalinguística.

(E) Conativa.

19) Qual é a função da linguagem que prevalece no texto?

(A)Referencial.

(B) Fática.

(C) Poética.

(D) emotiva.

(E) Conativa.

A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações.

DUARTE, M.O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

20) Predomina no texto a função da linguagem:

(A)emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia.

(B) fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação.

(C) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem.

(D) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.

(E) referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.

21) O respeito ...... uma série de regras foi fundamental ...... organização dos grupos sociais, permitindo, dessa forma, ...... evolução da humanidade.

As lacunas da frase acima estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por:

(A)a - à – a (B) a - à – à (C) à - a - a

(D) a - a – à (E) à - à – a

22) Estradas de ferro foram construídas em regiões propícias ...... malária e ...... outras doenças tropicais, fato que levou ...... morte grande número de trabalhadores.

As lacunas da frase acima estão corretamente preenchidas, respectivamente, por:

(A)à - a – à (B) a - à – à (C) a - a - a

(D) a - à – a (E) à - à – à

23) Atente para as seguintes frases:

Não é possível estabelecer à medida que distancia um notório tímido de um notório extrovertido.

Não assiste às pessoas extrovertidas o privilégio exclusivo de se fazerem notar; também as tímidas chamam a atenção.

Ainda que com isso não se sintam à vontade, os tímidos costumam captar a atenção de todos.

Justifica-se o uso do sinal de crase SOMENTE em:

(A)II e III. (B) I e II. (C) I e III.

(D) I. (E) III.

24) Em vários países, pesquisadores ligados ...... universidades tentam apontar os motivos que induzem jovens ...... criminalidade, submetendo-os ...... uma série de exames por imagem.

As lacunas estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por:

(A)à - à – a (B) a - à – a (C) a - a - à

(D) à - à – à (E) à - a - a

25) A recuperação da malha ferroviária destina-se ...... melhoria das condições de um meio de transporte mais econômico que, ...... época em que foi implantado, levou o progresso ...... regiões mais afastadas do país.

As lacunas da frase acima estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por:

(A)à - à – às (B) à - à – as (C) a - à - às

(D) a - a – às (E) à - a – as

26) Lado ...... lado das restrições legais, são importantes os estímulos ...... medidas educativas, que permitam avanços em direção ...... um desenvolvimento sustentável do setor da saúde.

As lacunas da frase acima estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por

(A)à − a – à (B) à − a – a (C) a − a − a

(D) a − à – a (E) a − à − à

27) A transição rumo ...... economia sustentável deve considerar uma produção limitada ...... necessidade de reposição dos itens, e o fabricante prestaria serviços vinculados ...... bens alugados, como manutenção, recolhimento e reciclagem.

As lacunas da frase acima estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por:

(A)à - à – a (B) à - à – à (C) à - a - a

(D) a - à – à (E) a - a – a

28) Cálculos do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás, principal organismo ...... estudar o cerrado, preveem que até 2020 cerca de 60 mil km poderão ser incorporados ...... área agrícola da região, devido principalmente ...... novas técnicas de plantio.

As lacunas da frase acima estarão corretamente

preenchidas, respectivamente, por:

(A)a − a – a (B) a − à – a (C) à − à − a

(D) à − a – à (E) a − à − à

29) Pela internet, um grupo de jovens universitários buscou a melhor formar de ajudar ...... vítimas de enchentes em Santa Catarina, e um deles foi ...... Itapema, disposto ...... colaborar na reconstrução da cidade.

As lacunas da frase acima estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por:

(A)as - a – a (B) às - à – a (C) as - à - à

(D) às - a – à (E) as - a – à

30) Quem pensa nas artes como um produto do cérebro logo chega ...... outras questões. Darwin concluiu que a música teve importante papel na evolução, como uma ferramenta ...... mais no processo de seleção natural, porque ajudava ...... atrair o sexo oposto.

As lacunas do trecho acima estão corretamente preenchidas, respectivamente, por:

(A)a - a – a (B) a - à – a (C) à - a - à

(D) à - a – a (E) à - à – a

31) Os objetivos ...... que se propunham os idealizadores da Declaração dos Direitos Humanos referiam-se ...... criação de situações favoráveis de vida ...... mais diversas populações do planeta.

As lacunas da frase acima estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por:

(A)à - à – as (B) à - à – às (C) à - a - as

(D) a - à – às (E) a - a – às

32) Ao mesmo tempo que se observa na mídia um grande número de matérias atinentes às Cortes de Justiça, às reformas na legislação (...)

NÃO se mantém o emprego de às, no segmento acima, caso se substitua atinentes por:

(A)alusivas. (B) concernentes.

(C) referentes. (D) relativas.

(E) pautadas.

33) Muitos consumidores não se mostram atentos ...... necessidade de sustentabilidade do ecossistema e não chegam ...... boicotar empresas poluentes; outros se queixam de falta de tempo para se dedicarem ...... alguma causa que defenda o meio ambiente.

As lacunas da frase acima estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por:

(A)à - a – a (B) à - a – à (C) à - à - a

(D) a - a – à (E) a - à - à

34) Sem nada perguntar ...... ninguém, o rapaz dirigiu-se ...... um canto da sala, ...... espera de ser chamado pela atendente.

(A)a - a – a (B) a - a – à (C) a - à - à

(D) à - à – a (E) à - a – a

35) No interior das famílias, costuma-se manejar os velhos, tratar os velhos como seres passivos, negar aos velhos a oportunidade de escolha, manter os velhos imobilizados num canto qualquer.

Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo-se os segmentos sublinhados, respectivamente, por:

tratar-lhes - negar-lhes - manter-lhes

tratá-los - negá-los - mantê-los

tratá-los - negar-lhes - mantê-los

tratar-lhes - negá-los - manter-lhes

os tratar - lhes negar - lhes manter

36) O segmento grifado está corretamente substituído pelo pronome correspondente, considerando-se também sua colocação, em:

para substituir os próprios punhos = para lhes substituir.

pertencem a outro capítulo da história = pertencem a ele.

que pode causar admiração pela força = que pode causá-lo.

mas nunca provocará um sorriso = mas nunca lhe provocará.

representam a intromissão do humor = o representam.

37) Formular propósitos? Quem apenas formula propósitos, quem atribui aos propósitos uma força mágica e não encaminha os propósitos para uma ação imediata, não recomeça nada, de fato.

Evitam-se as abusivas repetições do texto acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por:

formula-os - os atribui - encaminha-lhes

os formula - os atribui - os encaminha

os formula - lhes atribui - os encaminha

lhes formula - lhes atribui - encaminha-os

formula-os - lhes atribui - lhes encaminha

38) A frase que admite transposição para a voz passiva é:

A prova de que não somos uma coisa só está em cada dia que amanhece.

Outro dia recortei da Internet este fragmento de um blog (...).

A humanidade não tem jeito.

O pessimista não é inimigo das idealizações, muito pelo contrário.

Nem tudo está perdido.

39) Transpondo-se para a voz passiva a construção o grande perigo que ameaça essa liberdade, a forma verbal resultante será:

(A)é ameaçado. (B) esteja ameaçando.

(C) está ameaçando. (D) é ameaçada.

vem sendo ameaçada.

40) A floresta de 4,2 milhões de quilômetros quadrados é habitada por centenas de milhares de plantas ...

Transpondo para a voz ativa a frase acima, a forma verbal grifada passará a ser, corretamente:

(A)habitam. (B) habitou.

(C) habitava. (D) tinha habitado.

eram habitadas.

41) Transpondo-se para a voz passiva o segmento ninguém descobre sua timidez, a forma verbal resultante será:

(A)não terá descoberto. (B) não será descoberta.

(C) não terá sido descoberta. (D) não é descoberta.

não tem descoberto.

42) Transpondo-se para a voz passiva a construção Muitos pais não vêm impondo limites à ação de seus filhos, a forma verbal resultante será:

(A) não vêm sendo impostos.

(B) não vai sendo imposto.

(C) não vêm a ser impostos.

(D) não vem sendo imposta.

(E) não vão ser impostos.

43) Transpondo-se para a voz passiva a frase passaríamos a imaginar coisas, a forma verbal resultante será:

(A) haveremos de passar a imaginar.

(B) passariam a ser imaginadas.

(C) passariam sendo imaginadas.

(D) teríamos passado a imaginar.

(E) teriam passado a imaginar.

44) Está correto o emprego do elemento sublinhado na frase:

(A) Os guardas-noturnos, cuja a única arma era um apito, garantiam a tranquilidade dos que dormiam em suas casas.

(B) A intranquilidade das ruas, de cuja somos todos vítimas, só vem crescendo nos últimos tempos.

(C) O código de apitos, do qual os guardas-noturnos antigamente recorriam, seria hoje um expediente inteiramente inócuo?

(D) A violência urbana, da qual se deve dar duro combate, ganhou aspectos dramáticos em nossos dias.

(E) O direito à segurança, ao qual todos deveriam ter acesso, está cada vez mais ameaçado nos grandes centros urbanos.

45) A expressão com que preenche corretamente a lacuna da seguinte frase:

(A) A violência urbana, ...... tanto se preocupa a população, deve ser combatida por uma guarda municipal bem aparelhada.

(B) As razões da violência urbana, ...... tantos especialistas têm debatido, são complexas e profundas.

(C) Os apitos dos guardas, ...... todos esperavam ouvir durante a noite, tranquilizavam a população.

(D) Não se sabe ...... recursos serão necessários para garantir o novo sistema de policiamento.

(E) A melhor das iniciativas ...... se pode tomar, desde o início, é conquistar a confiança da população.

46) A forma por que preenche corretamente a lacuna da frase:

(A) Os cearenses expandiram as fronteiras ...... movidos pelas mais duras necessidades.

(B) Um dos motivos ...... Hélio Pólvora se agradou desse romance é a visão original do autor.

(C) O livro de Márcio Souza fez sucesso pela inteligência e pelo humor, não há outro ...... .

(D) Às vezes o estilo de um simples documento, ............. nos deparamos, torna-o absolutamente enigmático para nós.

(E) Os excessos da prática de uma virtude podem constituir o mesmo defeito ................., por princípio, se desejaria combater.

47) Está correto o emprego do elemento sublinhado na frase:

(A) São vários os atributos a que se pode recorrer para caracterizar um grupo étnico.

(B) Não são claras as fronteiras em cujas se deseja estabelecer uma objetiva distinção entre etnias.

(C) São mínimas as variações genéticas de que se poderia levar em conta para configurar alguma diferenciação racial.

(D) Os dois tipos de transformação social com que o autor se refere no texto correspondem a aspirações populares.

(E) O próprio conceito de raça humana, de cujo ninguém duvidava, é hoje dado como ultrapassado.

...

Baixar como  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »