TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portugues

Pesquisas Acadêmicas: Portugues. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

Artes visuais

As artes visuais vão além do que imaginamos ser, vão de formas tradicionais, como pinturas, esculturas, desenhos industriais... Com o avanço tecnológico, a partir da modernidade, nos traz a fotografia, cinema, performance, e cada elemento possui um modo particular de combinar as imagens.

A quantidade inigualável da visualidade no mundo atual cria um universo de exposição múltipla, e com isso nos traz a necessidade de uma educação voltada para arte com mais qualidade. Por isso o estudo da visualidade pode favorecer o desenvolvimento da sensibilidade.

A arte visual é um trabalho que requer experiência relacionada aos materiais, às técnicas, e as formas de cada momento da historia, principalmente a contemporânea. A escola deve orientar para que recebam todo o conjunto de experiência para aprender e criar, obter conhecimento de produção artística pessoal e grupal.

Criar e perceber a arte visual implica trabalhar com vários elementos, tais como, plano, cor, ritmo. Cada elemento compõe uma imagem criando códigos que vão se moldando. Os alunos aplicam os seus conhecimentos com a pratica, recria os seus trabalhos conforme a sua sensibilidade, sempre considerando as técnicas, informações históricas, relações culturais, experiência que darão suporte as suas representações, e melhorando conforme o avanço do processo de aprendizagem e da tecnologia.

A arte visual se divide em três partes:

• Expressão e comunicação na pratica, dos alunos em artes visuais.

• As artes visuais como objetivo de apreciação significativa.

• As artes visuais como produto cultural e histórico.

A expressão e comunicação na pratica dos alunos em artes visuais podem ser feitas entre varias atividades como: desenho, colagem, gravuras, vídeos...

A criação de formas plásticas e visuais, observando o processo das produções, levando em consideração os elementos básicos da linguagem visual (linha, plano, cor...).

Manter contato com propriedades expressivas e construtivas dos suportes, utilizando pesquisas de materiais e técnicas artísticas com os pinceis, argilas, e com outros meios mais modernos como, maquinas fotográficas, vídeos.

As artes visuais como objetivo de apreciação significativa é a convivência com produtos visuais (originais ou reproduzidas) e identificando os seus significados expressivos de suas formas.

O contato sensível reconhece a leitura das formas visuais, em diversos meios de comunicação da imagem como em cartazes, vídeos, publicidade...

As artes visuais como produto cultural e histórico, observa a compreensão de diferentes obras de artes visuais reconhecendo a sua importância na sociedade.

Identifica os produtores de arte visual como agente social, pesquisando junto com as fontes vivas (artistas).

Mantem contato frequente com a leitura e discussões de texto simples, informações orais sobre artistas e suas produções.

Valoriza a organização de documentos e a preservação de bens culturais e utiliza frequentemente as fontes de informação e comunicação (museus, exposições, galerias).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com