TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portugues

Trabalho Escolar: Portugues. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

Por que é importante?

A ênfase segundo o sentido ajuda o orador a prender a atenção dos ouvintes e a persuadi-los ou motivá-los.

QUANDO falamos ou lemos em voz alta, é importante não apenas pronunciar as palavras de maneira correta, mas também enfatizar as palavras e expressões-chave de tal forma que transmitam claramente as ideias.

A ênfase correta envolve mais do que simplesmente frisar algumas ou mesmo diversas palavras. É preciso enfatizar as palavras certas. Se você enfatiza as palavras erradas, existe o risco de seus ouvintes não compreenderem o que diz e deixarem de prestar atenção. Mesmo que a matéria seja boa, os ouvintes não se sentirão devidamente motivados se o orador não a apresentar com a ênfase correta.

Há vários modos de dar ênfase às palavras, frequentemente usados em combinação: aumento do volume, maior sentimento, falar devagar e de modo cadenciado, pausar antes ou depois de uma declaração (ou antes e depois), gestos e expressões faciais. Em alguns idiomas, pode-se também dar ênfase por elevar ou abaixar o tom da voz. Para determinar o modo mais apropriado, considere a matéria e as circunstâncias.Ao decidir o que deve ser enfatizado, leve em conta o seguinte: (1) O que determina as palavras a ser enfatizadas numa frase não é apenas o restante da frase, mas todo o contexto. (2) A ênfase segundo o sentido pode ser usada para indicar o início de um novo pensamento, quer seja um ponto principal, quer apenas uma mudança na linha de raciocínio. Serve também para chamar a atenção para a conclusão de uma linha de raciocínio. (3) O orador pode usar esse recurso para mostrar como se sente a respeito de determinado assunto. (4) Pode-se empregar a ênfase segundo o sentido também para destacar os pontos principais de um discurso.

Para usar a ênfase de acordo com os critérios acima, o orador ou o leitor devem entender a matéria de maneira bem clara e realmente desejar que seus ouvintes a assimilem. Falando sobre a instrução fornecida nos dias de Esdras, Neemias 8:8 declara: “Continuaram a ler alto no livro, na lei do verdadeiro Deus, fornecendo-se esclarecimento e dando-se o sentido dela; e continuaram a tornar a leitura compreensível.” Evidentemente, aqueles que liam e explicavam a Lei de Deus naquela ocasião reconheciam a importância de ajudar os ouvintes a compreender o sentido do que liam, a reter a informação e a colocá-la em prática.

Possíveis dificuldades. A maioria das pessoas consegue fazer-se entender claramente nas conversas do dia a dia. Contudo, quando leem algo escrito por outra pessoa, podem ter dificuldade em determinar que palavras ou expressões devem ser ressaltadas. O segredo está em entender bem a matéria, o que exige estudá-la cabalmente. Assim, se for convidado a fazer a leitura numa reunião congregacional, prepare-se bem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com