TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portugues

Casos: Portugues. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  3.842 Palavras (16 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 16

TEORIAS DO LETRAMENTO

Artigo critico-reflexivo elaborado em equipe, com a finalidade de desenvolver a ATPS e junto compreender e conhecer as interfaces entre os conceitos de alfabetização e letramento e refletir sobre seus significados. Apresentado ao tutor (ª) presencial: Greissi Cristina, 4º Semestre do Curso de Letras da Faculdade Anhanguera Educacional S.A.

ELDORADO-MS

18/11/2013

APRESENTAÇÃO

Este artigo apresenta pesquisas e estudos com base n a disciplina de teoria do letramento cada perspectiva adotada para o estudo está relacionada às etapas produzidas:

Desenvolvendo este ATPS de teoria do letramento , refletimos sobre “letramento e alfabetização tendo em vista que qual a importância do letramento e da alfabetização noa sociedade em que vivemos diante disso apresentaremos oque é letramento ,qual sua importância , a origem da escrita e qual sua importância na vida das pessoas ,a importância de saber ler e escrever ,e entender os significados.

LETRAMENTO

O QUE É LETRAMENTO?

Letramento é o resultado da ação de ensinar a ler e escrever, é quando a pessoa tem condições de adquirir a escrita .Diz- se que alfabetizar é mais que ensinar a ler e escrever ,mas que a leitura tenha um sentido na vida do aluno.

Segundo Magda Becker Soares, se olharmos historicamente para as ultimas décadas observaremos que o termo alfabetização foi sempre entendido de uma forma restrita como o aprendizado da escrita, que não basta se aprender a ler e escrever, é necessário mais do que isso para ir além da alfabetização funcional (denominação dada a pessoas que foram alfabetizadas mas não sabem fazer uso da leitura e da escrita).

A palavra letramento não se encontra em nosso dicionário, pois começou a ser discutida por especialista a poucos anos atrás .Letramento é o sentido ampliado de alfabetização ,a entrada de individuo no mundo da escrita se da pelo fato do aprendizado de ler e escrever. O individuo precisa fazer uso da escrita e da leitura, para poder entrar no universo do letramento com frequência ,tendo o habito de ler jornais e revistas ,livros, etc.

Ainda segundo Magda Soares diz que o livro didático desenvolvido pelo MEC é de excelente qualidade, mas diz ter um problema em alfabetização e letramento, pois as cartilhas desapareceram não se fala mais em cartilhas, mas sim em livros de alfabetização, com o desaparecimento das cartilhas despareceu também o conceito do método. Existem pessoas que são alfabetizadas e não são letradas e vice-versa.

No Brasil as pessoas não são leem, não procuram se aperfeiçoar na leitura, como por exemplo, não saber preencher um simples requerimento, isto é pessoas que são alfabetizadas e não letradas e existe outros sabem como fazer a escrita e não são alfabetizados. Para alfabetizar uma criança a escola tem que levar em conta o contexto social em que vive essa criança para obter êxito no letramento ,pois muitas não tem dinheiro sequer para comprar um livro.

Existe vários níveis de letramento que é determinado pela variedade de textos e gêneros de textos escritos que a criança ou adulto reconhece ,sendo assim a criança que vive em um ambiente em que leem revistas, jornais, livros ,etc. o nível de letramento é superior a de uma criança cujos os pais não são alfabetizados . A educação que hoje temos no Brasil não é uma das melhores, professores não são respeitados, nossas escolas não têm estruturas adequadas para nossos alunos e mesmo com tudo isso acontecendo acreditamos que com diversos meios de abordamos a aprendizagem de nossos alunos, sendo assim entendemos que letramento e alfabetização são meios inovadores de continuarmos rumo a uma educação melhor que facilite a vida do nosso aluno e que faça com que ele dedique um tempo a algo que ele não considera importante.

O Letramento sempre existiu só nunca foi usado e a partir do momento em que foi apresentado a sociedade de professores e funcionários da área educacional alguns foram designado a respeitar o letramento de cada um de seus alunos e a Alfabetização nunca vai deixar de ser mencionada, afinal é um item que auxilia no desenvolvimento de jovens cidadãos e os prepara para viver em sociedade. Letramento e Alfabetização sempre juntos e jamais separados, pois ambos são ferramentas de suma importância no processo de construção dos futuros cidadãos de nossa nação.

Atualmente o ensino no Brasil passa por uma revisão todos os anos é aplicado nas escolas a provinha Brasil e com isso tem se comprovado, um volume considerável de estudantes que apresentam um grau insatisfatório de letramento .Eles conseguem compreende e interpretar oque leu e isso faz com que ele não atinja a nota satisfatória .O professor tem um papel primordial no sentido de transformar esta pessoa alfabetizada em uma pessoa letrada .Para isso os docentes deve usar de métodos simples como livros ,revistas ,jornais ou materiais mais modernos como a internet. Também existe muitos jogos, materiais lúdicos, que ajudam no aprendizado através da leitura. Mais importante que conhecer letras e palavras ,é preciso compreender da função da linguagem na forma oral e escrita, pois assim o sujeito vai poder exercer sua cidadania e poder viver de uma forma autônoma. Pertence a um grupo de indivíduos, formado por um conjunto de palavras e um conjunto regras e combinações.

Letramento é um conceito de que um individuo pode não saber ler e escrever, isto é ser analfabeto, mas pode ser letrado por viver em sociedade economicamente precária ,mas se viver em um meio em que pessoas alfabetizadas lê e escreve oque ele dita e presta atenção oque leem para ele ,e dessa forma este se torna de forma letrado, da mesma forma é a criança que antes mesmo de ser alfabetizada foleiam livros e fingem ler as historias através das figuras, essa criança ainda é analfabeta pois não sabe ler e escrever, mas essa já entrou no mundo do letramento de certa forma essa criança começa a ser letrada. Através desses exemplos conseguimos descobrir a diferença entre o fenômeno do letramento e o fenômeno da alfabetização, e assim vemos a importância da leitura e da escrita para crianças ou para adultos e assim compreender a relação e a diferença entre os dois, mas a importância de ambos para a vida do individuo para poder viver com dignidade numa sociedade que muito com diferentes culturas ,assim todo passam a ser compreendido independente se alfabetizado ou letrado.

A escrita é uma construção coletiva e possui um aspecto histórico A escrita, como conjunto de habilidades, conhecimentos e comportamentos, não é uma prática centrada só na decodificação, na representação de sons por meio de letras, é, antes de tudo, uma prática que deve ser desenvolvida gradativamente, levando-se sempre em consideração quatro elementos: o que queremos dizer, com que intenção, como escrever o texto e a quem ele se destina Pensava-se que a língua escrita um código que materializava a fala. Sendo assim, a leitura seria a decodificação desse código e a escrita, a reprodução do código. Enxergar somente isso é fechar os olhos às funções que a leitura e a escrita exercem num contexto social onde tais manifestações seriam indispensável para a participação efetiva do indivíduo. Isso porque se passou a observar que a língua exercia mais funções do que se imaginava, e que as habilidades de ler e escrever eram de grande valia para o cumprimento de funções sociais.

A escrita surgiu a partir da necessidade do homem de viver em sociedade de se comunicar em um sistema pictográfico e inicialmente não apresentava uma relação com a fala. Ela tem origem no momento em que o homem aprendeu a comunicar seus pensamentos e sentimentos por meio de signos. Assim sendo que a pintura foi um antecedente da escrita. Esse sistema de comunicação expressava apenas as ideias visuais através das figuras.Compreendemos que o acesso ao mundo da escrita é possível a todas as crianças quando o ensino acontece de forma natural, quando a criança é capaz de se interessar e projetar significado no ato de ler e escrever.

Ler e escrever é aprender a codificar e a decodificar? A alfabetização é tão importante quanto letramento. Segundo Emilia Ferreiro que discorda da importância do letramento, pois assim mesmo que os indivíduos aprendem não apenas a ler e escrever, mas aprende qualquer coisa. Aprender a ler e escrever não e codificar e decodificar.

A Escrita não pode ser considerado um produto escolar, mas faz parte da cultura da humanidade, ela cumpre diversas funções na sua existência. Aprender a ler e escrever não é apenas aprender uma palavra ,mas sim seus significados, de modo que as pessoas possam entender a realidade .Para uma melhor realidade do aluno. Aprender a ler e escrever não e apenas alfabetizar-se mas sim conseguir enxergar o mundo. Durante muito tempo pensava-se que para ser alfabetizado era preciso conhecer o código,tinha que saber as letras do alfabeto ,hoje sabe-se que só apenas conhecendo as letras não é suficiente para o uso da escrita. Letrar significa inserir o individuo no mundo letrado, mas sim usar as diferentes escritas usadas na sociedade.Se uma pessoa conseguir ler e escrever e compreender isso fará com que ela faça parte da pequena parte de alfabetizados no Brasil pois muitos já com ensino superior não conseguem compreender o que Ler e escrever mesmo dizendo ser alfabetizado. A existência da escrita distingue-se como um marco das formas de expressão, não apenas por sua capacidade de registrar a história, representar a fala ou idéias, ser apreendida e decodificada pelo entendimento humano, mas também por ultrapassar limites geográficos, sobreviver épocas, ajudar a construir ou desconstruir culturas, universalizar religiões, idéias, pensamentos, sofrer mutações pelas mais diversas causas, entre elas as transliterações e as traduções, e, ainda assim, ter a possibilidade de permanecer como originalmente foi produzida. A escrita foi criada primeiramente para atender, necessidades dependendo do convívio social. A construção do processo de leitura e escrita acontecer quando ensinamos e aprendemos fatos relevantes, no qual a escrita e a leitura possuem sentidos. quando aprendemos a ler e escrever não podemos dizer que já somos alfabetizados, precisamos aprender e entender e compreender os significados. É de grande importância o professor ,pois ele deve criar um clima de interação e construção do conhecimento em torno do que foi escrito, para incentivar os alunos a buscar significados para a escrita. Ninguém aprende a ler e escrever se não aprender a relação entre fonemas e grafemas. Hoje o professor não tem métodos para trabalhar, mas sim teoria sem métodos ,e assim se torna difícil ensinar as crianças sem as antigas cartilhas que tinham métodos de ensino ,que hoje foram substituídos por livros d alfabetização e como ensinar a ler e escrever em métodos para serem seguidos.

N existência da escrita distingue-se como um marco das formas de

A existência da escrita distingue-se como um marco das formas de

m, ter a possibilidade de permanecer como originalmente foi produzida. LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL ADDDDD D

“Quais as situações do cotidiano em que o Letramento e alfabetização são de maneira significativa?”. Diante do que estudamos chegamos a conclusão que a melhor forma possível de letramento e alfabetização e atividades lúdicas que levem aos alunos a viverem as experiências e começarem a compreender a importância de saber ler e escrever. A criança também aprende brincando com jogos educativos de forma lúdica os jogos e de grande importância para o desenvolvimento do sistema da escrita .Escolhemos como plano didático a confecção de jogos didáticos pelos próprios educandos para se sentirem uteis e depois poderem brincar e aprender de certa forma com aquilo que eles confeccionaram trabalharemos com o publico do 2 ano do ensino fundamental onde estão aprendendo a ler e escrever ainda com formas lúdicas e também usaremos livros com figuras para que eles contem as historias com suas próprias fantasias e pensamentos.

A

É imprescindível entender como são formadas as palavras, pois a cada dia você é surpreendido com novas palavras.A confecção do jogo sera o da trilha de alfabeto para o conhecimento das letras e quem chegar primeiro no final ganha .

CONCLUSÃO

Concluímos ao termino deste que letramento e alfabetização tem que caminhar juntos para poder chegar a um objetivo final ,com isso aprendemos a importância de saber ler e escrever e também compreender os seus significados .Com isso aprendemos que aprender a ler e escrever não e apenas decodificar e codificar as palavras.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

-LETRAMENTO. Disponível em:

<http://www.youtube.com/watch?v=K8RHXK0eTQQ>. Acesso em: 22 maio 2013.

-• EMÍLIA Ferreiro. Disponível em:

<http://www.youtube.com/watch?v=I

• LEITE, Sérgio A. S. (Org.). Alfabetização e Letramento – Contribuições para as práticas

pedagógicas. Campinas, SP: Komed: Arte Escrita, 2001.

• SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 4. ed. Belo Horizonte:

Editora Autêntica, 2010. Parte da obra disponível em:

<http://www.sergiofreire.com.br/Psico/4Soares_Letramento.pdf>. Acesso em: 22

maio 2013.

-WWW.PARTES.COM.BR

-ESCREVENDO.UNPEC.ORG.BR

...

Baixar como  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »