TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portugues Instrumental

Artigos Científicos: Portugues Instrumental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  933 Visualizações

Página 1 de 5

CONCEITOS DOS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

A comunicação constitui uma das ferramentas mais importantes que os líderes têm à sua disposição para desempenhar as suas funções de influenciação.

Para perceber e desenvolver políticas de comunicação é necessário analisar antes cada um dos elementos que fazem parte do processo de comunicação. Fazem parte do processo de comunicação o emissor, um canal de transmissão, geralmente influenciado por ruídos, um receptor e ainda o feedback do receptor.

1. Emissor (ou fonte da mensagem da comunicação): representa quem pensa, codifica e envia a mensagem, ou seja, quem inicia o processo de comunicação. A codificação da mensagem pode ser feita transformando o pensamento que se pretende transmitir em palavras, gestos ou símbolos que sejam compreensíveis por quem recebe a mensagem.

2. Canal de transmissão da mensagem: faz a ligação entre o emissor e o receptor e representa o meio através do qual é transmitida a mensagem. Existe uma grande variedade de canais de transmissão, cada um deles com vantagens e inconvenientes: destacam-se o ar (no caso do emissor e receptor estarem frente a frente), o telefone, os meios electrónicos e informáticos, os memorandos, a rádio, a televisão, entre outros.

3. Receptor da mensagem: representa quem recebe e descodifica a mensagem. Aqui é necessário ter em atenção que a descodificação da mensagem resulta naquilo que efectivamente o emissor pretendia enviar (por exemplo, em diferentes culturas, um mesmo gesto pode ter significados diferentes). Podem existir apenas um ou numerosos receptores para a mesma mensagem.

4. Ruídos: representam obstruções mais ou menos intensas ao processo de comunicação e podem ocorrer em qualquer uma das suas fases. Denominam-se ruídos internos se ocorrem durante as fases de codificação ou descodificação e externos se ocorrerem no canal de transmissão. Obviamente estes ruídos variam consoante o tipo de canal de transmissão utilizado e consoante as características do emissor e do(s) recepto(es), sendo, por isso, um dos critérios utilizados na escolha do canal de transmissão quer do tipo de codificação.

5. Retroinformação (feedback): representa a resposta do(s) receptor(es) ao emissor da mensagem e pode ser utilizada como uma medida do resultado da comunicação. Pode ou não ser transmitida pelo mesmo canal de transmissão.

Resumindo:

• Emissor – o que emite a mensagem.

• Receptor – o que recebe a mensagem.

• Mensagem – o conjunto de informações transmitidas.

• Código – a combinação de signos utilizados na transmissão de uma mensagem. A comunicação só se concretizará, se o receptor souber decodificar a mensagem.

• Canal de Comunicação – por onde a mensagem é transmitida: TV, rádio, jornal, revista, cordas vocais, ar…

• Contexto – a situação a que a mensagem se refere, também chamado de referente.

• Ruído – qualquer perturbação na comunicação.

FUNÇÃO DE LINGUAGEM

A mais conhecida divisão das funções da linguagem foi formulada por Roman Jakobson. Cada função corresponde a um elemento do esquema da comunicação do mesmo autor.

Contexto

Comunicado

Destinador _____________________ Destinatário

Contacto

Código

A função dominante dentro dos processos da comunicação é a função referencial, baseada no contexto. Possibilita a transmissão de informações relevantes para os participantes do ato de comunicação. Realiza-se, principalmente, através da operação de denotação.

Exemplo: Para a maior parte dos falantes, o uso da linguagem se dá de modo automático.

A função fática, baseada no contacto, serve para estabelecer ou manter laços entre o recetor e o emissor. Pode realizar-se através de fórmulas de cumprimento ou conversas tematicamente irrelevantes.

Exemplos: “O que você acha dos políticos? - Olha, no meu ponto devista, sabe, eu acho que,.bem... como eu estava dizendo, os políticos, sabe como é, né? É isso aí”,“alô”, “pronto”, “oi”, “tudo bem?”, “boa tarde”,

“sentem-se” etc.

A função emotiva (também chamada expressiva) baseia-se no destinador e tem como objetivo apresentar a sua atitude ou estado emocional. As interjeições são um elemento puramente emotivo na linguagem.

Exemplo: “Eu acho que aquele rapaz não está passando bem, parece que

está com febre”.

A função conativa, orientada ao destinatário, serve para expressar enunciados persuasivos como a sugestão ou a ordem. Tem a sua realização mais genuína nas formas de vocativo ou de imperativo.

Exemplo: “Compre o sabão espumante, que borbulha melhor do que qualquer outro!”.

A função poética, baseada no comunicado em si, pretende criar uma realidade nova através dos valores estéticos do signo linguístico. Além da literatura, é muito visível nos slogans políticos ou publicitários.

Exemplo: Amor é fogo que arde sem se ver,

é ferida que dói, e não se sente;

é um contentamento descontente,

é dor que desatina sem doer.

[...]

Camões, Luis Vaz

A função metalinguística

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com