TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portugues Instrumental

Monografias: Portugues Instrumental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 2

PORTUGUES INSTRUMENTAL

FÓRUNS:

ATÉ 26/10

MÓDULO I: CONSIDERANDO QUE TODO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO IMPLICA INTENCIONALIDADE (OBJETIVO DA COMUNICAÇÃO DE ACORDO COM O SEU EMISSOR),

TANTO QUE PARA CADA UM DOS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO CORRESPONDE UMA FUNÇÃO DA LINGUAGEM, RESPONDA:

1) QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM E NO QUE ESTÃO CENTRALIZADAS RESPECTIVAMENTE, DE ACORDO A MATÉRIA DO MÓDULO-I?

As funções da linguagem são: Função Emotiva ou Expressiva, e está centralizada no emissor; Função Referencial ou Denotativa, a qual está centralizada no referente, ou seja, no contexto; Função Apelativa ou Conotativa que centraliza-se no receptor; Função Fática, centralizada no canal; Função Poética, que é centralizada na mensagem criada pelo emissor; e por fim, a Função Metalinguística, centralizada no código, utilizando a linguagem para falar dela mesma.

2) QUAL A IMPORTÂNCIA DA ARGUMENTAÇÃO PARA OS AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA PARA A RESOLUÇÃO DOS CONFLITOS SOCIAIS INERENTES A SUA FUNÇÃO?

Partindo do princípio que a argumentação é um recurso que tem por objetivo convencer e influenciar o pensamento de outras pessoas a pensar de acordo com as nossas idéias devemos nos conscientizar que devemos estar preparados, enquanto agentes de segurança pública, para obter sucesso nas resoluções de conflitos sociais utilizando a argumentação como método principal. Isso é muito comum na carreira dos Agentes Penitenciários, como é o meu caso, pois diante das diversas ocorrências no interior de uma unidade prisional a única maneira de se dissolver um conflito é através do diálogo e da argumentação dos agentes públicos para com os cativos. Como por exemplo, em uma rebelião generalizada contendo reféns, não há como utilizar outros meios de resolução a não ser a argumentação, fazendo com que os amotinados entendam que esta não é a forma ideal de reivindicar direitos. Por tanto, devemos estar prontos e argumentar de modo eficiente para a efetiva resolução do conflito.

ATÉ 02/11

MÓDULO II: DE ACORDO COM O CONTEÚDO DE ESTUDO DO MÓDULO II, DISCORRAM SOBRE AS TRÊS MODALIDADES TEXTUAIS:

NARRAÇÃO, DESCRIÇÃO E DISSERTAÇÃO, DEPOIS DIGA NA SUA OPINIÃO QUAL É A MAIS UTILIZADA NOS RELATÓRIOS POLICIAIS.

PREJUDICADO PELO ENCERRAMENTO DO FÓRUM

ATÉ 09/11

MÓDULO III: DE ACORDO COM O CONTEÚDO ESTUDADO NO 3º MÓDULO CITE QUAIS SÃO OS TIPOS DE “VÍCIOS DE LINGUAGEM” E POSTERIORMENTE ESCOLHA UM DELES E EXPLIQUE-O, DEPOIS DÊ UM EXEMPLO?

Os vícios de linguagem são os seguintes: Solecismo, Ambiguidade; Pleonasmo; Barbarismo; Estrangeirismo; Prolixidade e Clichê.

O pleonasmo consiste na repetição desnecessária de palavras ou idéias. A meu ver, é um dos vícios de linguagens mais comuns no dia a dia da sociedade. É comum ouvirmos, ou até mesmo falarmos, as frases típicas do pleonasmo como: “subir pra cima”; “entrar pra dentro”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com