TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portugues Questão

Tese: Portugues Questão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  Tese  •  2.637 Palavras (11 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 11

Leia o texto para responder a questão abaixo:

"Arrumar o homem"

( Dom Lucas Moreira Neves Jornal do Brasil, Jan. 1997)

Não boto a mão no fogo pela autenticidade da estória que estou para contar. Não posso, porém, duvidar da veracidade da pessoa de quem a escutei e, por isso, tenho-a como verdadeira. Salva-me, de qualquer modo, o provérbio italiano: "Se não é verdadeira... é muito graciosa!”.

Estava, pois, aquele pai carioca, engenheiro de profissão, posto em sossego, admitido que, para um engenheiro, é sossego andar mergulhado em cálculos de estrutura. Ao lado, o filho, de 7 ou 8 anos, não cessava de atormentá-lo com perguntas de todo jaez,tentando conquistar um companheiro de lazer.

A ideia mais luminosa que ocorreu ao pai, depois de dez a quinze convites a ficar quieto e a deixá-lo trabalhar, foi a de pôr nas mãos do moleque um belo quebra-cabeça trazido da última viagem à Europa. "Vá brincando enquanto eu termino esta conta”. sentencia entre dentes, prelibando pelo menos uma hora, hora e meia de trégua. O peralta não levará menos do que isso para armar o mapa do mundo com os cinco continentes, arquipélagos, mares e oceanos, comemora o pai-engenheiro.

Quem foi que disse hora e meia? Dez minutos depois, dez minutos cravados, e o menino já o puxava triunfante: "Pai, vem ver!" No chão, completinho, sem defeito, o mapa do mundo.

Como fez, como não fez? Em menos de uma hora era impossível. O próprio herói deu a chave da proeza: "Pai, você não percebeu que, atrás do mundo, o quebra-cabeça tinha um homem? Era mais fácil. E quando eu arrumei o homem, o mundo ficou arrumado!""Mas esse garoto é um sábio!", sobressaltei, ouvindo a palavra final. Nunca ouvi verdade tão cristalina: "Basta arrumar o homem (tão desarrumado quase sempre) e o mundo fica arrumado!"

Arrumar o homem é a tarefa das tarefas, se é que se quer arrumar o mundo.

Assinale o item cuja afirmativa está de acordo com o primeiro parágrafo do texto:

embora o autor do texto não confie na veracidade da estória narrada, conta-a por seu valor moral;

como o autor do texto confia na pessoa que lhe narrou a estória, ele a transfere para o leitor, mesmo sabendo que não é autêntica;

A despeito de ser bastante graciosa a história narrada, o autor do texto tem certeza de sua inautenticidade;

O autor do texto nos narra uma história de cuja autenticidade não está certo, apesar de ter sido contada por pessoas dignas de confiança;

a estória narrada possui autenticidade, veracidade e , além disso, certa graça.

Questão 2 Nota: 0,40

Leia o texto para responder a questão abaixo:

Jogadores de futebol podem ser vítimas de estereotipação. Por exemplo, você pode imaginar um jogador de futebol dizendo “estereotipação”? E, no entanto, por que não?

_ Aí, campeão. Uma palavrinha pra galera.

_Minha saudação aos aficionados do clube e os demais esportistas, aqui presentes ou no recesso dos seus lares.

_ Como é?

_Aí, galera.

_Quais são as instruções do técnico?

_ Nosso treinador vaticinou que, com um trabalho de contenção coordenada, com energia otimizada, na zona de preparação, aumentam as probabilidades de, recuperado o esférico, concatenarmos um contragolpe agudo com parcimônia de meios e extrema objetividade, valendo¬nos da desestruturação momentânea do sistema oposto, surpreendido pela reversão inesperada do fluxo da ação.

_Ahn?

_É pra dividir no meio e ir pra cima pra pegá eles sem calça.

_Certo. Você quer dizer mais alguma coisa?

_Posso dirigir uma mensagem de caráter sentimental, algo banal, talvez mesmo previsível e piegas, a uma pessoa à qual sou ligado por razões, inclusive, genéticas?

_Pode.

_Uma saudação para a minha progenitora.

_Como é?

_Alô, mamãe!

_ Estou vendo que você é um, um…

_Um jogador que confunde o entrevistador, pois não corresponde à expectativa de que o atleta seja um ser algo primitivo com dificuldade de expressão e assim sabota a estereotipação.

_Estere o quê?

_Um chato?

_Isso.

Luís Fernando Veríssimo (In: Cor reio Brasiliense, 13/05/1998)

O texto retrata duas situações relacionadas que fogem à expectativa do público:

A saudação do jogador aos fãs do clube, no início das entrevistas e saudação final dirigida à sua mãe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com