TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portugues Tirinha Polissemia

Casos: Portugues Tirinha Polissemia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  3.838 Palavras (16 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 16

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS – 2a ETAPA DO VESTIBULAR 2007

O Texto I, abaixo transcrito, é um fragmento extraído do livro Gênero, Sexualidade e Educação – uma perspectiva pós-estruturalismo, de Guacira Lopes Louro (Petrópolis: RJ: Vozes, 1997, p. 21- 24). Leia-o, atentamente, para resolver as questões 01 e 02.

Texto I

“(...) É necessário demonstrar que não são propriamente as características sexuais, mas é a forma como essascaracterísticas são representadas ou valorizadas, aquilo que se diz ou se pensa sobre elas que vai constituir,efetivamente, o que é feminino ou masculino em uma dada sociedade e em um dado momento histórico. Para que secompreenda o lugar e as relações de homens e mulheres numa sociedade importa observar não exatamente seussexos, mas sim tudo o que socialmente se construiu sobre os sexos. O debate vai se constituir, então, através de umanova linguagem, na qual gênero será um conceito fundamental.

Gênero, sexo e sexualidade

É através das feministas anglo-saxãs que gender1 passa a ser usado como distinto de sex2. Visando “rejeitarum determinismo biológico implícito no uso de termos como sexo ou diferença sexual”, elas desejam acentuar,através da linguagem, “o caráter fundamentalmente social das distinções baseadas no sexo”(Scott, 1995, p.72). Oconceito serve, assim, como uma ferramenta analítica que é, ao mesmo tempo, uma ferramenta política.

(...) O conceito pretende se referir ao modo como as características sexuais são compreendidas erepresentadas ou, então, como são “trazidas para a prática social e tornadas parte do processo histórico.” Pretende-se,dessa forma, recolocar o debate no campo social, pois é nele que se constroem e se reproduzem as relações(desiguais) entre os sujeitos. As justificativas para as desigualdades precisam ser buscadas não nas diferençasbiológicas (se é que mesmo essas podem ser compreendidas fora de sua constituição social), mas sim nos arranjossociais, na história, nas condições de acesso aos recursos da sociedade, nas formas de representação.

(...) Busca-se, intencionalmente, contextualizar o que se afirma ou se supõe sobre os gêneros, tentando evitaras afirmações generalizadas a respeito da “Mulher”ou do “Homem”. Na medida em que o conceito afirma o carátersocial do feminino e do masculino, obriga aquelas/es que o empregam a levar em consideração as distintassociedades e os distintos momentos históricos de que estão tratando. (...) O conceito passa a exigir que se pense demodo plural, acentuando que os projetos e as representações sobre mulheres e homens são diversos. Observa-se queas concepções de gênero diferem não apenas entre as sociedades ou os momentos históricos, mas no interior de umadada sociedade, ao se considerar os diversos grupos (étnicos, religiosos, raciais, de classe) que a constituem.

(...) A característica fundamentalmente social e relacional do conceito não deve, no entanto, levar a pensá-locomo se referindo à construção de papéis masculinos e femininos. Papéis seriam, basicamente, padrões ou regrasarbitrárias que uma sociedade estabelece para seus membros e que definem seus comportamentos, suas roupas, seusmodos de se relacionar ou de se portar... Através do aprendizado de papéis, cada um/a deveria conhecer o que éconsiderado adequado (e inadequado) para um homem ou para uma mulher numa determinada sociedade, eresponder a essas expectativas. (...)”

Legenda:

1: gênero

2: sexo

01. Com base na leitura do Texto I, indique:

a) a tese defendida por Guacira Lopes:

b) dois argumentos utilizados pela autora para reforçar a sua tese.

Argumento 1:

Argumento 2:

1

02. Considerando as explicações e os argumentos apresentados por Guacira Lopes Louro, produza um verbete para o conceito “gênero”.

Gênero:

03. Leia, agora, com atenção, os textos abaixo (Texto II e Texto III) publicados, respectivamente, na Revista Veja, 2 de agosto de 2006, p. 60, e na Revista Sala de Aula, de julho de 2006, p.64-65.

Texto II: Para evitar riscos Texto III: Regras de Conduta

Escreva qual é o papel feminino e o papel masculino, explicitados a partir da leitura dos textos II e III. Para justificar a sua resposta, mencione dois exemplos retirados do texto II e dois do texto III.

2

04. No Para evitar riscos, Texto II, o autor nos diz “como”as mulheres devem viajar e “onde” elas devem evitar estar desacompanhadas. Com base na leitura desse texto,

a) complete o quadro abaixo com três palavras ou expressões que indiquem MODO e LUGAR.

Modo

Lugar

1.

1.

2.

2.

3.

3.

b) Escreva 3 (três) recomendações para um grupo de jovens que pretende viajar sozinho, nas férias de verão, pelo litoral fluminense, para que a viagem seja bem sucedida.

Recomendação 1:

Recomendação 2:

Recomendação 3:

05. Leia agora, com atenção, o Texto IV, publicado na Revista do Jornal O Globo, nº 111, de 10 de setembro de 2006, p.23.

Texto IV

3

Após a leitura do Texto IV,

a) comente os dados apresentados, considerando o retrato falado da mulher e do homem, a partir das perspectivas feminina e masculina.

b) O texto IV apresenta informações que podem estar em oposição com o conceito de gênero discutido por Guacira Lopes Louro. Comente como isto ocorre.

06. Observe, com atenção, as duas propagandas abaixo (Texto V e Texto VI), publicadas, respectivamente, na Revista Cláudia, nº 8, de agosto de 2006, p. 22, e na Revista VEJA, em sua edição de 2 de agosto de 2006, p. 67.

Texto V Texto VI

Agora, responda.

a) As duas propagandas focalizam algumas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com