TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Português Jurídico

Ensaios: Português Jurídico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 5

1 – O padrão culto escrito abona a seguinte afirmação:

(A) Em espécie de paraíso onde pouco se trabalha, a palavra destacada está corretamente empregada, como o está em “De onde ele vem, o ritual de casamento é este”.

(B) Em quando se tomam em comparação os padrões vigentes nas sociedades europeias, a concordância verbal está correta, assim como o está em “quando se consideram, em outros parâmetros, a atitude que eles tomaram”.

(C) Em quanto à possibilidade, o sinal indicativo da crase está corretamente empregado, mas está indevidamente usado em “quanto àquela possibilidade”.

(D) Em Quaisquer que sejam os seus julgamentos, a concordância verbal e nominal está correta, assim como o está em “Seja qual forem os seus julgamentos”.

(E) Em não há razão para tomar como especialmente infelizes as declarações do empresário, o verbo “haver” está corretamente empregado, como o está a locução verbal em “Devem haver muitas outras razões para ele deixar o partido”.

2 – A pontuação original foi alterada nos segmentos destacados. A alteração que preserva a correção original encontra-se em:

(A) Mas a ideia de que o Brasil é uma espécie de paraíso, onde pouco se trabalha corresponde, em boa medida, a um preconceito…

(B) O Brasil (país em que a empresa de componentes eletrônicos planeja investir uma soma bilionária para fabricar telefones e tablets) tem grande potencial…

(C) A frase [...] insere-se, entre outras ressalvas feitas pelo empresário, quanto à possibilidade de o Brasil tornar-se fornecedor internacional de componentes eletrônicos.

(D) É de perguntar: em que medida a globalização dos mercados [...] permitirá no futuro, a coexistência entre regimes “infernais” e “paradisíacos” nas relações de trabalho.

(E) Sob crescente pressão pública, é possível que noções como a de Terry Gou, venham aos poucos, parecer bem menos modernas do que os produtos que fabrica.

3 – A frase construída de modo claro e correto é:

(A) Chegou bastante atrazado, mas não apresentou nenhuma timidês ao interromper o conferencista pedindo esclarecimentos sobre o quê já havia sido explicado e que ele perdeu.

(B) É grande a expeculação quanto à taxação das matérias-prima necessárias ao setor, sem que se saiba exatamente o porquê de essa curiosidade estar sendo tão disfarçada.

(C) As erupções atribuídas ao medicamento implicaram revisão das prescrições, pois é imprescindível evitar intercorrências que possam tornar estéreis futuros procedimentos.

(D) Ele é muito bem quisto no departamento, por isso ninguém quiz checar os dados apresentados no relatório, de cuja a aprovação, aliás, todos dependiam.

(E) O guia sempre se abstem de comentários, mas hoje disse que o instrutor havia informado ao rapaz de que seu equipamento não havia sido conferido, o que geraria atraso em sua partida.

4 – A frase que respeita o padrão culto escrito é:

(A) Terão de ser escolhidos ou o filho mais velho ou o mais novo para ocupar o lugar do pai, cuja posição solitária na direção da empresa tem de ser preservada assim, à qualquer custo.

(B) Sem dúvida, se comporem um quadro de funcionários bastante habilidosos no trato com os clientes, nada impedirá de que sejam indicados ao prêmio de melhor empresa do setor.

(C) Os críticos são categóricos em afirmar que os dois últimos filmes do citado diretor iraniano são indispensável a um entusiasta da arte cinematográfica.

(D) O ressarcimento que advier desse litígio em nada me alegrará, pois nunca tive intenção, em nenhum momento, de prejudicar quem quer que seja.

(E) Caso ele se julga mau-interpretado, é bom que lhe lembrem de que na última reunião teve a fala a mais contundente contra todos os jovens aprendizes que sempre o apoiam.

5 – As normas de concordância verbal encontram-se plenamente atendidas na frase:

(A) A cada vez mais pessoas interessam verificar o que dizem as colunas de astrologia.

(B) Não cabem as físicos e aos cientistas em geral explicar fenômenos que não ocorrem na natureza.

(C) Se provas houvessem da ocorrência de tais fenômenos, os cientistas ficariam interessados.

(D) Nenhuma das supostas “provas” oferecidas até hoje aos cientistas sequer chegou perto de os convencer.

(E) Não se submetem às forças estranhas e aos “poderes” esotéricos quem só se deixa orientar pelos métodos científicos.

6

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com