TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Português - Questões De Concursos

Casos: Português - Questões De Concursos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  744 Visualizações

Página 1 de 4

Concordância

01) (TRT 9ª Região, Analista Judiciário, 2010) Está adequada a concordância verbal nesta construção:

a) Nem negligência, nem incúria: a combinação letal do medo e da ganância trouxeram-nos aqui.

b) Dizem muito, sobre nós e nossa espécie, o que nos fez chegar aqui?

c) Diante do inimigo, real ou virtual, lançam-se mão dos recursos nucleares.

d) São cada vez mais difíceis considerar como permanentes as fronteiras entre os Estados.

e) Repousa nas providências que levem a Estados sem fronteiras a expectativa de que sobrevivamos.

Gabarito Concordância: 01) E

02) (TRT 9ª Região, Analista Judiciário, 2010) As normas de concordância verbal estão plenamente acatadas na frase:

a) Não devem os leitores de hoje imaginar que cabiam aos filósofos antigos preocupar-se com questões que já não fazem sentido.

b) Leitores de hoje, não devemos imaginar que a um filósofo clássico ocorrem tão somente questões específicas de sua época histórica.

c) Nenhum de nossos desejos, de acordo com Sêneca, deveriam transpor nossos limites, fronteiras que se deve sempre determinar.

d) A cada um dos princípios do estoicismo devem corresponder, como se postulavam entre os estoicos, lúcida e consequente iniciativa nossa.

e) Àqueles que não temem refletir sobre a morte reserva-se as recompensas de uma vida mais lúcida e mais intensa.

Gabarito B. Vocabulário: “estoicismo” = resignação, firmeza em seus propósitos;

03) (TRT 22ª Região, Técnico Judiciário, 2010) A concordância verbal e nominal está inteiramente correta em:

a) A ameaça da crise alimentar, ainda que os estoques mundiais consigam suprir as necessidades do mercado, conduz à alta de preços.

b) Os países mais pobres, que dependem da importação ode produtos agrícolas para alimentar sua população, é que sai mais prejudicada.

c) Vários países que são grandes produtores de trigo, como a Rússia e seus vizinhos, para evitar a escassez desse alimento, suspendeu as exportações.

d) A importação de alimentos, principalmente em algumas regiões castigadas pelos fenômenos climáticos, são essenciais para evitar escassez prolongada.

e) A instabilidade política gerada por conflitos decorrentes da falta de alimentos básicos, levam governos a manter grandes estoques de produtos agrícolas.

Gabarito: 03) A

04) (TRT 12ª Região, Técnico Judiciário, 2010) O emprego dos pronomes de tratamento está inteiramente correto em:

a) Senhor João das Neves, respeitável representante da Sociedade Amigos e Amigos, queremos cumprimentar-vos pela gestão que V. Exa. tão bem tem conduzido neste último ano.

b) Estamos à disposição de V. Exa. para dar continuidade aos trabalhos que vós encetaram neste setor, e esperamos fazê-lo tão bem quanto vós mesmos o fizestes.

c) É notório que V. Sa. Deveis estar sabendo dos progressos conseguidos por estas pessoas, e por isso vimos solicitar-vos vossa atenção para uma situação surgida recentemente.

d) Pedimos encarecidamente a Vossa Senhoria que não abandoneis a organização de nossos programas culturais, em nome daqueles que dependem de vosso conhecimento nessa área.

e) A Vossa Excelência, nossa prestigiada Embaixadora, dirigimos os votos de que possa cumprir com êxito sua missão diplomática em região tão conturbada por conflitos entre nações vizinhas.

Gabarito: 04) E. Vocabulário: “encetar” = iniciar, estrear;

05) (TRT 12ª Região, técnico Judiciário, 2010) A concordância verbal e nominal está inteiramente correta na frase:

a) Personagens do bem e personagens do mal mostra a dualidade que existe em todas as ações humanas no decorrer de uma trama realmente capaz de manter o interesse dos espectadores.

b) O drama representado em uma novela, com personagens atraentes que se divide entre o bem e o mal, atraem, durante vários meses, a atenção de um público fiel e interessado em suas peripécias.

c) Uma novela que chame a atenção do público e leve os espectadores a acompanhar a trama, muitas vezes longa, deve basear-se em uma realidade transmudada em sonho e fantasia.

d) Para que seja atraente as situações criadas pelo autor de uma novelas, é preciso que as personagens tenham atitudes coerentes e convincentes para o público que a acompanham diariamente.

e) O drama que vive as personagens de novelas, ainda que seja baseado em tipos humanos reais, nem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com