TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa Rumos Para O Brasil

Casos: Programa Rumos Para O Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 3

O programa Rumos para o Brasil

O programa foi criado com o intuito de apoiar a produção artística e intelectual em sintonia com a criatividade Brasileira. Iniciativa do Banco Itaú, coopera com a educação informal, levando cultura para diversas culturas, não exaltando um artista ou outro, na verdade a soma do pouco que cada um emprega é que agrega tanto valor.

A principal função é mobilizar artistas, especialistas, pesquisadores e instituições parceiras que fazem da cultura uma linguagem comum de fortalecimento da cidadania, mostrando a arte de diversas fontes culturais brasileiras mantendo artistas e jovens integrados fazendo arte através da educação informal.

Desde sua criação tem proporcionado à oportunidade de muitos participarem de estudos ligados a arte, viagens, conhecimento de novas culturas e didáticas.

A educação informal vem mobilizando através do programa, educadores e pesquisadores que transformam a vida dos envolvidos trazendo novas oportunidades de conhecimento e interação com o ambiente interno e externo ao programa.

O programa teve início em 1997 e vem crescendo no país um ensino que ultrapassa limites de idade, de espaços e exigências dos órgãos reguladores, Não existe preocupação com estilo pré-definido, seu objetivo é enriquecer a biografia das crianças, adultos e idosos, por meio de arte e cultura, trazer a toda essa realidade conteúdo para a vida, histórias para contar, essa educação informal se tornou uma realidade no país que vem crescendo por iniciativa de movimentos sociais e ONGS. Baseado nesse contexto, surge repentinamente a figura de um novo educador, seja ele em grandes cidades ou nos confins do Brasil, ensinando , resgatando novos valores sociais e culturais, incluindo jovens, adultos e idosos em uma nova dimensão cultural, colocando-os em convivência diária com novas ideias de arte e vida, trazendo a muitos a esperança de uma nova forma de vida, valores e conhecimento. Essa interação com a arte tem mantido centenas de jovens e adultos conectados ao projeto e distante da realidade social que viviam.

Um exemplo claro da dimensão do projeto é a quantidade de pessoas envolvidas e a sociedade que tem lotado os locais do projeto, famílias inteiras em busca de cultura ligadas a diversão, o último projeto levou 11 artistas para viajar e angariar novas turmas.

Conclusão

É muito fácil descrever quantas qualidades traz um programa de dimensão nacional que abrange das maiores às menores cidades, conquistando tanto público incentivado pela educação informal a expor suas culturas e dons artísticos que na verdade somados ao de cada participante, gera o sucesso que o programa tem sido desde a sua criação.

No inicio do projeto ficava a suspeita de que a arte apenas seria exposta, mas não, o projeto provou que tinha começo, meio e fim, eles chegavam a cidade, já com alguma arte imposta, mas o verdade intuito era trazer mais e mais artistas, e a ideia deu certo, e logo de cara surpreendeu quando a junção de pequenas características viraram um banho de cultura e arte.

Hoje ligada a diversas ONGS tem um espaço sólido e muito concorrido, onde há espaço para todos, o principal foco do projeto é abraçar os interessados levando esperança no potencial de cada um, criando um circulo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com