TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Orientado a Objetos - Engesoft

Tese: Projeto Orientado a Objetos - Engesoft. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  Tese  •  2.096 Palavras (9 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 9

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Projeto Orientado a Objetos - Engesoft

Projeto Orientado a Objetos - Engesoft

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 50 000 Trabalhos e Monografias

Categoria: Tecnologia

Enviado por: Luiza 21 novembro 2011

Palavras: 4458 | Páginas: 18

...

título e o arquivo contendo o artigo. Um número de identificação é criado para cada artigo. Os autores devem informar, além de seus nomes, e-mails e as instituições a que pertencem com endereço. Para artigos com mais de um autor, deve ser indicado um autor como contato.

Para avaliar os artigos submetidos à publicação, a EngeSoft possui um conjunto de colaboradores que avaliam artigos. De um avaliador deseja-se saber o nome, e-mail, instituição e temas para os quais está habilitado a avaliar artigos. Essas informações são usadas para distribuir os artigos para os colaboradores. Cada artigo é obrigatoriamente avaliado por três colaboradores, todos habilitados ao tema da edição correspondente, que atribuem notas de 0 a 10 a três itens: originalidade, conteúdo e apresentação. Com base nessas avaliações é que se decide se um artigo será publicado ou não. Para essa decisão, uma seleção deve ser efetuada. Artigos que já foram avaliados pelos seus três avaliadores estão prontos para a seleção, caso contrário encontram-se ainda em avaliação. Apenas quando todos os artigos submetidos para uma edição tiverem sido avaliados é que a seleção pode ser efetuada. Esta seleção é feita pelos editores-chefe da edição, escolhidos previamente no conjunto de colaboradores. Finda a seleção, sabem-se quais artigos foram selecionados para publicação e quais foram rejeitados.

EngeSoft é comercializada apenas na forma de assinatura por períodos de um ano (12 edições). Atualmente há cerca de mil assinantes, sendo a maioria assinantes corporativos, apesar de haver também assinantes pessoa física. Em ambos os casos, deseja-se saber e-mail e endereço para envio das revistas. De assinantes pessoa física, deseja-se saber nome, sexo, data de nascimento, identidade e CPF. No caso de assinantes corporativos, designa-se um responsável para contato e deseja-se saber razão social e CNPJ. O preço da assinatura é padrão, ou seja, é igual para assinantes corporativos e pessoa física.

Um grande número de assinantes renova suas assinaturas a cada ano. Renovações têm um desconto progressivo de 5% sobre o preço padrão vigente a cada ano, até um limite de 40% de desconto, desde que a renovação se dê em períodos consecutivos. Para avisar o assinante, notas de renovação são enviadas por e-mail, nos três meses que antecedem o término da assinatura.

Os pedidos de assinatura são feitos via Internet e têm de ser pagos com cartão de crédito. Sobre o pagamento, deve-se registrar o valor, a administradora de cartão e o código da autorização da administradora.

PROJETO DE ARQUITETURAL

O sistema proposto será implementado usando a linguagem de programação Java, que possui mecanismo de herança simples apenas. Além disso, a persistência dos objetos será feita em um banco de dados relacional.

O gerenciado de banco de dados relacional utilizado nesse projeto será o PostGresSQL, devido a sua velocidade de processamento, e a sua facilidade de realizar cópias de segurança.

A seção 4.1 apresenta o projeto arquitetural de hardware e a seção 4.2 apresenta a arquitetura de software do sistema.

1 PROJETO DE ARQUITETURAL DE HARDWARE

A arquitetura de hardware utilizada no sistema é a arquitetura cliente-servidor em duas camadas (two-tier). A Figura 1 apresenta a arquitetura de hardware utilizada no sistema.

[pic]

Figura 1 – Arquitetura utilizada no projeto

A primeira camada é referente ao cliente (navegador web), responsável pela interface entre usuário e sistema. Será utilizado o navegador web por facilitar o acesso à aplicação. Afinal, de qualquer dispositivo eletrônico que tenho um navegador o usuário poderá acessar a aplicação.

A segunda camada será um servidor de aplicação responsável pelo processamento da lógica do negócio e persistência dos dados manipulados. Este servidor irá rodar em um ambiente LINUX com as seguintes configurações:

• 10 GB de RAM de memória secundária;

• 1 TB de HardDisk;

• Processador Intel Core i 7;

A grande capacidade de disco é necessária, pois esta máquina irá armazenar o banco de dados, os arquivos enviados pelos autores (mesmo os não aceitos) e as publicações de cada revista.

A grande capacidade de processamento é necessária, pois o servidor irá suportar todo o sistema EngeSoft. Em outras palavras, como o sistema é web, logo terá suportar as requisições dos clientes, funcionários EngeSoft e autores de artigos.

2 PROJETO DE ARQUITETURAL DE SOFWARE

Esta seção apresenta uma visão mais abstrata da arquitetura de software do sistema EngeSoft.

De uma maneira mais simplista, a arquitetura de software é formada pelas seguintes camadas: (i) Camada de apresentação (interface), (ii) Camada de controle da interface, (iii) Camada de Regras de Negócio e (iv) Camada de Gerência de dados. A Figura 2 apresenta a arquitetura de software.

[pic]

Figura 2 - Camadas de Software.

A Camada de apresentação é a responsável por toda a iteração entre os usuários e o sistema EngeSot. Essa camada será desenvolvida utilizando a tecnologia GWT (Google Web Toolkit). A escolha por essa tecnologia é pela facilidade de desenvolvimento de sistemas web utilizando AJAX. A utilização do AJAX trás benefícios de desempenho a aplicação, pois ele realiza pesquisa sobre demanda e, assim, não é necessário carregar toda a página para conseguir uma informação.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com