TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto do Objeto

Por:   •  2/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 5

CAPA COM FOTO OU DESENHO EM PERSPECTIVA DO PRODUTO FINAL-1


SUMÁRIO

1. Apresentação        14

2. Problematização        15

3. Análise..……………………………………………………………………………. 16

4. Definição do problema        17

5. Pesquisa necessidade do mercado e justificativa        18

6. Anteprojeto/ Geração de alternativas + estudos        19

7. Croquis, estudos e fotos dos protótipos        20

8. Projeto……….        21

9. Foto do produto em escala real        22

10. Conclusão…………..        23

Bibliografia……...        24



1. Apresentação

Esse trabalho é referente ao estudo para a criação de uma luminária para a matéria de Projeto do Objeto com orientação da professora Carla Pimentel, o grupo que executará o trabalho é composto por 5 alunas: Carla, Cássia, Helena Jeyce Ferreira e Tainara.

No presente trabalho será apresentado a problematização, análise, definição do problema, pesquisa da necessidade do mercado, fotos e desenhos da luminária e estudos.

     O objetivo desse trabalho é adquirir conhecimentos através dos estudos para a criação de uma luminária única que além de iluminar, que é a sua função principal, sirva para decoração de um ambiente, com seu estilo rústico e de forma sustentável.

Será utilizado na luminária, madeira reutilizada, vidro, espelho e lampadas led.



2. Problematização

Após várias conversas e estudos, foi decidido a utilização de madeira, vidro, espelho e lâmpadas LED como matéria-prima para a luminária.

Optamos o uso da madeira porque hoje em dia voltou a ideia de que materiais rústicos são artigos de luxo, além da beleza da peça, podemos ajudar o meio ambiente com a utilização de madeiras reflorestáveis ou de reciclagem, pois é possível notar facilmente o consumo massivo de produtos não renováveis, assim com o aumento desses resíduos a reciclagem se torna necessária para a manutenção do equilíbrio do planeta e da saúde das pessoas. O uso da reciclagem ou de madeira de reflorestamento, não devastarão a mata nativa para a fabricação dessas peças de luminárias.

Com o uso somente da madeira, a luz da luminária não iria se propagar de forma satisfatória, por esse motivo foi necessária a junção de vidro na parte de cima e em um dos lados da luminária onde ele será encaixado na base com a possibilidade de tirar o vidro para a troca das lâmpadas quando necessário.

O espelho será colocado na base da luminária, com o objetivo criar a sensação de profundidade na peça.

Já a questão da iluminação optamos pela lâmpada de LED, por ser mais econômica e pela sua aparência, sua localização será na base da luminária junto ao espelho.

Até chegar nessas decisões, foram feitos vários estudos para análise do que era viável e o melhor a ser utilizado. Durante a execução, tivemos bastante dificuldades, com a falta de tempo para pesquisas, compra de material, busca de serviços etc..., falta de recursos e também problemas de execução, onde tinham ideias que não poderiam ser aplicadas na luminária e tivemos que fazer várias adequações.


3. Análise

Tendo como objetivo a construção de uma luminária sustentável, foram feitas pesquisas sobre os materiais a serem utilizados e foi decido utilizar a madeira de reflorestamento ou reciclável, fazendo a mistura do rústico da madeira de reflorestamento com a sofisticação do vidro e do espelho.

A ideia veio a partir de uma série de luminárias feitas de madeira:

Como por exemplo a luminária do designer Benjamin Spoth, chamada Upcycle, feita a partir de tiras retorcidas de madeira prensada e armações de metal.

As tiras são fixadas à armação por parafusos colocados a mão, alinhadas e por vezes entrelaçadas cuidadosamente para criar os efeitos de luz e sombra desejados. “Algumas partes das luminárias tiveram de ser cozinhadas antes de dobradas a fim de que permanecessem na forma desejada. Essas partes, combinadas com outras criam uma camada que brinca com luz e sombra”, disse Benjamin.[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (410.2 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com