TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Promoção De Saúde

Pesquisas Acadêmicas: Promoção De Saúde. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

No brasil a promoção da saúde surgiu na década de 1970 nos países envolvidos, influenciam no SUS visando a importância do social na determinação do processo saúde-doença.

A OMS define promoção de saúde como o processo que busca possibilitar que indivíduos e comunidades ampliem o controle sobre os determinantes de saúde e, por conseguinte obtém a melhoria de sua saúde considerando que esse processo passa a representar um conceito unificador para quem reconhece a necessidade básica de mudança, tanto nos modos quanto nas condições de vida, visando a promoção da saúde.

Saúde é um recurso para a vida cotidiana, e não um objetivo da vida.

*as ações de promoção devem pautar-se pela defesa e pelo apoio a qualidade de vida dos indivíduos e grupamentos humanos nas esferas políticas e econômicas e culturais e que os profissionais responsáveis pela promoção de saúde devem ter uma postura que facilite a mediação de interesses conflituosos

Ações

Divulgação e implementação da Política Nacional de Promoção

da Saúde

Alimentação saudável

Prática corporal/atividade física

Prevenção e controle do tabagismo

Redução da morbimortalidade em decorrência do uso abusivo

de álcool e outras drogas

Redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito

Prevenção da violência e estímulo à cultura de paz

Promoção do desenvolvimento sustentável

Nos dias atuais, o conceito de saúde engloba ações no que diz respeito à promoção da saúde, prevenção das doenças e seu tratamento.

Promoção, modernamente, significa apropriar-se da importância dos determinantes das condições de saúde.

Estas estão intimamente relacionadas com a qualidade de vida, alimentação, nutrição, educação, habitação, saneamento, recreação e condições agradáveis no lar e no trabalho, estilo de vida responsável e um especto adequado de cuidados de saúde.

Trata-se, portanto, de um enfoque da promoção da saúde centrado no indivíduo, com projeção para a família e a sociedade que faz parte. É a expressão maior da Educação em Saúde.

A prevenção consiste em estabelecer estratégias que resultem em menor risco de adquirir ou controlar uma doença. O médico pode usar dados estatísticos e epidemiológicos de cada doença para obter melhor prevenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com