TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prátiques mód.07

Monografias: Prátiques mód.07. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/7/2014  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

MÓDULO 07

1-O que é a tecnologia da informação? Como ele interfere na nossa vida cotidiana, na nossa cultura? Exponha os pontos negativos e os pontos positivos.

É o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recurso de computação que visam permitir a produção, armazenamento, transmissão, acesso e o uso das informações.

É a área de transmissão que trata a informação organiza e classifica de forma a permitir a tomada de decisão em prol de algum objetivo. Pode contribuir para alargar ou reduzir as liberdades privadas e públicas ou tornar-se um instrumento de dominação.

Positivamente para o nosso conforto, é veloz, criativo, confiável, em diversas áreas vem facilitando maneiras de trabalhar com eficiência, dinamismo, observaram grandes desafios e conquistas nas áreas de saúde, cultura, educação, segurança e comunicação. Temos até a sensação de que não saberemos viver sem tais meios: celular, computador, telefone, televisão, DVD etc.

Ngativamente se pararmos para raciocinar melhor, logo veremos que cada vez mais as pessoas deixam de relacionar-se pessoalmente, estão esquecendo o lado humano, comunicam-se pela internet, o toque, o abraço, o “bom dia” já não são tão importantes diante de tanto desenvolvimento, nossa presença física é substituída por aparelhos, sem perceber tanta tecnologia gera o desemprego, o sedentarismo, medos e a sensação de que devemos sempre estar conectados com o mundo e a informação.

Entretando a tecnologia, a evolução da humanidade e da comunicação principalmente da educação. Temos que aprender a conviver com essa evolução, pois de qualquer maneira é muito eficaz, esta tecnologia transformadora vem desde gerações passadas e realmente mudou o mundo.

2- Na era da tecnologia é essencial que todos tenham acesso à informação. Segundo a Fundação Getúlio Vargas em abril de 2003 apenas 12.46% da população brasileira tinham computador em casa e somente 8.31% tinham acesso à internet. Faça uma nova pesquisa e exponha o novo mapa da exclusão/inclusão digital no Brasil. Será que mudou muita coisa de lá para cá? Como a educação contribuiu ou não para essa mudança. E quais as mudanças que a tecnologia da informação vem trazendo para a sociedade mundial.

Um terço dos domicílios brasileiros tem acesso a internet de cada 100 brasileiros 65 usam a internet. A 6º economia do planeta, o 5º maior mercado de celular e o 3º de computador continua com um imenso fosso digital. Pesquisa pelo Centro de Politicas Sociais da FGV, 90% das residências da classe A tem computador e conexão com a internet, realidade presente em apenas 2,5% das classes E, a concentração é enorme de cada 10 lares com computador e acesso 7 acomodam os brasileiros mais ricos, no ranque de acesso divide em duas partes até a 11º todos os estados da região sul, sudeste e centro oeste.

Na segunda os estados da região norte e nordeste. São Caetano em São Paulo é a capital com o maior índice de acesso a internet 74%%, Vitória (84,6%) é a líder das capitais por domicílios.

O Brasil saiu de 8% de domicílios com internet para 33% em 10 anos é o 63º lugar entre 158 países mapeados.

A internet banda larga é o símbolo da classe AB como item de consumo para educação, trabalho e em busca por trabalho.

Rio branco é a capital na falta de estrutura (42%) João Pessoa (42%) não acessam a internet por falta de conhecimento e é onde a internet é mais acessada em casas de parentes e amigos.

O principal motivo da exclusão é a falta de interesse (33%) seguido pela incapacidade de usar a internet.

3- Escreva no memorial um texto sobre as utilidades e importância do computador na sociedade moderna, e a importância na formação profissional.

O uso do computador facilita a nossa vida não só enquanto profissionais, também enquanto pessoas e cidadãos. Quem não tem conhecimento fundamental na área de informática enfrenta hoje dificuldades para se inserir, progredir ou manter no mercado de trabalho, na vida social como realizar tarefas simples ex: retirar extrato no caixa eletrônico, efetuar cálculos rápidos e com resultados precisos, simplificar atividades cotidianas no trabalho em qualquer área de sua vida, armazenar dados importantes, tornando-se um meio de comunicação á distância.

Na saúde exames são feitos com mais rapidez e com resultados mais confiáveis e descoberta de cura para doenças.

São uns instrumentos de aprendizagem e qualificação profissional contribuindo para ampliar o horizonte de conhecimentos profissional, qualificando e como consequência conquistando melhores salários.

...

Baixar como  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »