TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicomotricidade Linha de Atuação

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  2.204 Visualizações

Página 1 de 5

O QUE É PSICOMOTRICIDADE

É a ciência que tem como objetivo de estudo o homem através do seu corpo em movimento em relação ao conhecimento adquirido ao longo de sua vida .

LINHAS DE ATUAÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE

A Psicomotricidade atua em várias linhas de atuação educativa, reeducativa, terapêutica entre outras. O profissional atua na área da saúde e educação onde pesquisa o desenvolvimento avalia as suas condições, previne suas incidências e trata o homem na aquisição, no desenvolvimento e nos transtornos da incorporação de um indivíduo numa comunidade.

EDUCAÇÃO PSICOMOTORA

A educação psicomotora tem como finalidade abranger todas as aprendizagens da criança, sejam estas desenvolvidas individual ou coletivamente. O ideal e que ocorra na escola, onde a interação da criança com o grupo acontece. Ha melhor aproveitamento pela criança, pois, entre outras, ela possivelmente se sentira mais estimulada.

A escola tem uma importância fundamental no desenvolvimento psicomotor da criança, em todas as etapas, e é indispensável que o trabalho ocorra no inicio desse desenvolvimento.

Todos os momentos da vida da criança devem ser aproveitados para que ela realize movimentos e aprenda novos gestos. E interessante que um adulto mostre a criança um exercício, faça o com ela e depois a estimule a realizá-lo sozinha.

“Os exercícios psicomotores tem por finalidade fazer com que adquiram uma noção corporal ou espacial bem precisas” (MEUR; STAES, 1989, p. 22).

Os pais são os primeiros educadores no dia a dia da criança. Ao

deixar que ela enfrente situações corriqueiras, eles estarão permitindo que a criança encontre, por si, soluções que facilitem suas atividades. Pais superprotetores, por exemplo, que atendem prontamente a todas as vontades da criança e não permitem que ela enfrente as dificuldades comuns durante a fase de aprendizagem, como montar um jogo ou vestir-se sozinha, ao contrario do que imaginam, não estarão colaborando com o seu pleno desenvolvimento.

Na Educacao Infantil, as professoras podem ser colocadas no primeiro plano da educação psicomotora.

Embora seu trabalho seja muito importante, os professores do Ensino Fundamental e que são levados a verificar os conhecimentos psicomotores de seus alunos. Nessa fase, a criança manuseia muitos jogos, alem de ter interesse, quando estimulada por brincadeiras exploratórias, atividades físicas e jogos de competição. Assim, os jogos psicomotores são muito importantes para esse objetivo.

Seja qual for a maneira de abordar o problema, seja qual for a formação do professor, o educador é chamado, em educação psicomotora, a encontrar as mesmas dificuldades a serem vencidas e, através das mesmas, a procurar as técnicas eficazes, a fim de obter uma melhora progressiva do comportamento geral da criança. Em todos os casos, esforçam para obter:

  • a consciência do próprio corpo;
  • o domínio do equilíbrio;
  • o controle e a eficácia das diversas coordenações globais e parciais;
  • o controle da inibição voluntaria e da respiração;
  • a organização do esquema corporal e a orientação no espaço;
  • uma estrutura espaço temporal correta;
  • maiores possibilidades de adaptação ao mundo exterior (PICQ; VAYER,1985, p. 21).

Podemos observar que a educacao psicomotora abrange diversas areas do desenvolvimento. Todas elas exigem do profissional conhecimento e empenho, para atender de maneira plena e abrangente a todas as necessidades da criança.

Ainda de acordo com Picq e Vayer (1985), a educacao psicomotora e uma acao essencialmente educativa cuja aplicacao e simples.

Os objetivos:

  • Iniciar com o desenvolvimento psicobiologico da crianca.
  • Considerar a crianca em seu todo, refazendo as etapas malsucedidas do desenvolvimento psicomotor.
  • normalizar ou melhorar o comportamento geral;
  • favorecer os aprendizados escolares;
  • Deve ser diferenciada das atividades lúdicas e funcionais.

É da responsabilidade de todos o incentivo no desenvolvimento psicomotor da criança, e quanto maior o empenho dos adultos nessa empreitada, melhores serão os resultados. Isso ira ajudar também na detecção de possíveis dificuldades, quanto mais cedo a criança for trabalhada, maiores as chances de sucesso e melhores os resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com