TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é o ambiente de desenvolvimento?

Projeto de pesquisa: Qual é o ambiente de desenvolvimento?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 6

Introducão ao Dev-C++

1. O que é um ambiente de desenvolvimento?

Um ambiente de desenvolvimento de software como o Dev-C++ é um conjunto de ferramentas voltadas ao projeto, implementação e depuração de programas, normalmente integradas umas às outras por meio de uma interface gráfica.

Figura 1 – Ferramentas de um ambiente de desenvolvimento de software

Por "ferramentas" entenda-se programas que desempenham cada um uma determinada função no processo de desenvolvimento. No caso do ambiente Dev-C++, bem como na maioria dos ambientes de desenvolvimento acadêmicos e comerciais, podemos identificar as seguintes ferramentas:

 Gerenciador de projetos: é o programa que permite ao usuário gerenciar um projeto de software, ou seja, o conjunto de arquivos contendo o código-fonte de um programa. Este recurso é mais utilizado em projetos de software grandes, nos quais o programa executa diversas funcionalidades e se torna interessante, por questões de facilidade de manutenção do código, separá-las em arquivos distintos.

 Editor: é o programa através do qual o usuário pode escrever, apagar e modificar os arquivos contendo o programa em linguagem de alto nível (no caso do Dev-C++, código escrito em C ou C++), também denominados código-fonte. A vantagem de se utilizar o editor do ambiente de desenvolvimento é justamente o fato de ele ser integrado às outras ferramentas, o que torna os processos de implementação e depuração mais dinâmicos.

 Compilador (compiler): é o programa que tem por objetivo "traduzir" o código-fonte do usuário escrito em linguagem de alto nível (no caso do Dev-C++, código escrito em C ou C++) em um tipo de arquivo intermediário denominado código-objeto. O código-objeto ainda não é um programa pronto; no caso de um projeto de software em que se tenha vários arquivos com código-fonte, cada um destes arquivos gera um código-objeto que deverá posteriormente ser ligado aos demais códigos-objeto pelo ligador.

 Montador (assembler): é o programa que tem por objetivo "traduzir" qualquer arquivo do usuário escrito em linguagem de montagem (assembly) em código-objeto. Por ser uma linguagem de baixo nível, a linguagem de montagem não será utilizada nos nossos projetos.

 Ligador (linker): tem por objetivo ligar os diversos arquivos-objeto do projeto em um único arquivo, denominado código executável. A ligação é feita para resolver referências que o código de um arquivo-objeto tenha feito a dados ou código de outro arquivo-objeto (por exemplo, uma chamada de função inter-módulos).

 Depurador (debugger): permite que o usuário efetue execução do programa passo-a-passo, no código-fonte, e verificação de dados enquanto está executando.

2. Instalando o Dev-C++

O Dev-C++ é um ambiente freeware, mantido pela Bloodshed Software (www.bloodshed.net). Existem várias versões do ambiente, sendo que uma boa opção de versão estável é a 4.9.8.0.

Para baixar esta versão, procurar nas ferramentas de busca pelo arquivo devcpp4980.exe (aprox. 12 MB). O processo de instalação é automatizado.

3. Iniciando um projeto

Os objetivos de um projeto do Dev-C++ são:

 manter organizados os arquivos a serem utilizados na geração do programa

 permitir a seleção/alteração de configurações do processo de geração do programa

Um projeto é criado clicando-se em File New  Project. A seguir é exibida uma janela com as opções de projetos.

Para um projeto de aplicativo usando linguagem C em console modo texto:

 Console Application

 Digitar um nome para o projeto.

 Selecionar a opção “C Project”

 Clicar em “Ok”.

 Selecionar uma pasta para salvar o arquivo de projeto.

Após o projeto estar criado, o Dev-C++ automaticamente cria o arquivo main.c e o exibe na janela do editor. Além disso, disponibiliza as seguintes abas laterais para navegação:

 Project (lista de arquivos): mostra os arquivos que compõem o projeto. No mínimo um arquivo deve estar presente, no qual será implementada pelo menos a função main.

 Classes (navegador de classes e funções): mostra as funções que compõem o projeto C. Inicialmente a função main é exibida, dado que o código-fonte criado automaticamente pelo Dev-C++ contém um esqueleto para esta função.

 Debug (depuração): permite visualizar variáveis adicionadas ao visualizador do depurador (watch).

3. Editando código-fonte em C

2. Dentro do(s) arquivo(s) do projeto deve-se digitar o código-fonte do programa. Um exemplo é mostrado a seguir:

#include <stdio.h>

#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])

{

int base, altura, area;

printf("\nDigite base e altura separados por vírgula: ");

scanf("%d,%d", &base, &altura);

if ((base > 0) && (altura > 0))

{

area = base*altura/2;

printf("A área do triângulo é %d", area);

}

system(“PAUSE”);

return 0;

}

4. Compilando o programa

O programa escrito em linguagem C é denominado código fonte. Este código, porém, não é entendido pelo processador do micro, que só executa códigos em linguagem de máquina (linguagem binária, valores de 0 e 1).

Para converter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com