TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente E Desenvolvimento - Influência Da Atividade Nuclear No Desenvolvimento Mundial

Artigo: Ambiente E Desenvolvimento - Influência Da Atividade Nuclear No Desenvolvimento Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  3.867 Palavras (16 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 16

“Ambiente e Desenvolvimento – Influência da Atividade Nuclear no Desenvolvimento Mundial”

Resumo:

Seguindo o tema central do trabalho, “Ambiente e Desenvolvimento”, o grupo abordará, por meio deste artigo, a atividade nuclear no mundo, desde a sua primeira utilização, passando pela evolução dos direitos relacionados à utilização de material nuclear, tratando também das consequências nas relações sociais, e sobre a saúde das populações atingidas pela radiação, até as atuais legislações mundiais que regem a utilização da atividade nuclear, seja por fins bélicos, econômicos ou biológicos. Em suma, o artigo tem o propósito de tecer uma rede entre a atividade nuclear e suas interferências no conceito do ser humano biopsicossocial.

PALAVRAS CHAVES: Atividade, Nuclear, Desenvolvimento, Ambiente, Biopsicossocial, Direito

Introdução:

Diante de toda a discussão que gira em torno da utilização de material nuclear em atividades que levariam ao desenvolvimento econômico mundial, surgem diversos questionamentos acerca das consequências, imediatas ou não, que se abatem sobre o cotidiano do ser humano.

Uma das principais preocupações com relação á energia radioativa são envolvidas com a saúde. Ainda existem muitos pontos envolvendo a contaminação radioativa no qual são desconhecidos pela maioria da população.

Através deste artigo tentaremos esclarecer algumas ramificações do sobre o tema abordado, esperando o melhor resultado possível, dentro dos parâmetros utilizados na pesquisa, nos quais se resumem em pesquisas de fatos ocorridos no mundo, acontecimentos históricos, econômicos e sociais, tecendo uma teia de relações entre esses aspectos apresentados.

O artigo seguirá um roteiro, no qual envolve a importância da Segunda Guerra Mundial e a sua contribuição para a o uso de material nuclear, além das consequências que as bombas atômicas causaram no mundo; a evolução dos direitos, dando maior enfoque aos direitos de terceira geração, tratando sobre a sua abrangência, surgimento, marco histórico, entre outros; a atividade nuclear no mundo, envolvendo relações bélicas, econômicas e sociais no mundo e a atividade nuclear no Brasil, dando enfoque as legislações que tratam sobre a atividade nuclear em território nacional, e seus métodos de fiscalização, e também o uso em território nacional.

É de suma importância o conhecimento do tema abordado, tendo como objetivo a sua utilização consciente, procurando sempre os resultados mais eficazes, e menos prejudiciais ao ambiente, afinal é uma atividade de alta periculosidade, podendo deixar vestígios devastadores por anos, sendo transmitidos por gerações. Já na área jurídica, o tema foi um dos estopins para a evolução das legislações e dos costumes na sociedade, sendo que a cada ano, o controle é aprimorado, para evitar acidentes, como os principais da história, tendo como exemplo as bombas atômicas lançadas sobre o Japão durante a Segunda Guerra Mundial, o acidente de Chernobyl, e o de Goiânia.

No decorrer do texto, será explicitado o processo de obtenção do material nuclear, desde seu enriquecimento, passando pelos diferentes destinos, até chegar ao lixo nuclear, uma preocupação que afligem a todos, afinal o descarte com total segurança e ambientalmente correto ainda é uma questão a ser discutida para chegar em um consenso que respeite todas os aspectos impostos por convenções realizadas entre representantes das principais nações mundiais, e que afete o meio ambiente nas menores taxas possíveis.

1.Energia Nuclear:

A energia nuclear é a energia liberada em um processo de reação nuclear, ou seja, em uma cadeia de transformação de núcleos atômicos, através de métodos denominados de Fissão Nuclear e Fusão Nuclear.

A fissão nuclear consiste no rompimento do núcleo atômico, fazendo com que toda a energia condensada nesse pequeno núcleo de irradie. Já o processo de fusão nuclear é quando dois ou mais núcleos se chocam, formando um novo e mais potente núcleo, que, consequentemente, possui mais energia para ser liberada.

2.Segunda Guerra Mundial e as bombas atômicas:

Um dos maiores conflitos da história, a Segunda Guerra Mundial teve inicio na Europa, mas rapidamente se espalhou pela África e Ásia. O principal motivo que levou à guerra foi o surgimento de governos totalitários pela Europa, com objetivos militares e expansionistas, como por exemplo o nazismo na Alemanha, principalmente difundido por Adolf Hitler, e o fascismo na Itália, difundido por Mussolini.

Ambas a Alemanha quanto a Itália passavam por uma grave crise econômica na década de 1930, e por conta disso, os governos desses dois países investiram na indústria bélica. Enquanto isso, o Japão também buscava a expansão territorial. Devido ao objetivo em comum, esses três países criaram um eixo, e, para celebrar a formação deste Eixo, foi elaborado um forte acordo de cunho militar expansionista entre a Alemanha, a Itália e o Japão.

O estopim do conflito foi a invasão da Polônia pela Alemanha em 1939. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra contra a Alemanha.

Seguindo a política de alianças da época, foi formado outro grupo, o grupo dos Aliados, que era constituído pela França, Inglaterra, URSS, e EUA).

O período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo, que liderado pelas forças alemães, conseguiram conquistar o norte da França, a Iugoslávia, a Polônia, a Noruega, a Ucrânia e alguns territórios do norte da África. O Japão anexou a Manchúria, e a Itália anexou a Albânia e a Líbia.

Em 1939, Einstein convence o então presidente dos EUA, Franklin Roosevelt, a construir uma bomba atômica, antes que os alemães o façam.

Em 1941 o Japão atacou a base militar americana Pearl Harbor, no Oceano Pacífico (Havaí). Após esse fato, os EUA entravam ativamente ao lado dos Aliados, alegando traição.

No período de 1941 a 1945, começaram as derrotas do Eixo, com as perdas do exército alemão iniciadas no rigoroso inverno russo. Após esse fato, as forças do Eixo regridem, e sofre mais derrotas seguidas. Com a entrada dos EUA, os aliados ganham mais força nas batalhas.

O Brasil participa ativamente da guerra, enviando para a Itália os pracinhas e soldados da Força Expedicionária Brasileira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com