TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é o capital de giro total

Relatório de pesquisa: Qual é o capital de giro total. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

O que é capital de giro total

É uma gestão do capital de giro, uma das mais importantes, e também uma das mais complexas e abrangentes áreas financeiras. A gestão do capital de giro diz respeito dos elementos de giro, que correspondem aos recursos correntes (de curto prazo) da empresa, como o ativo circulante e o passivo circulante. Refere-se à capacidade da firma em saldar seus compromissos de curto prazo, e aborda, como visto, as compras de matérias-primas, o pagamento de fornecedores, o processo produtivo, os estoques as vendas, a concessão de crédito, o recebimento, o pagamento de salários, impostos e outros encargos referentes à operação das empresas.

• O que é capital de giro operacional

É representada por dois ciclos juntos, iniciando-se quando da compra da mercadoria e encerrando-se quando da venda ou do recebimento dos recursos da venda. Quanto maior for o ciclo operacional, ou seja, quanto mais demorada for a entrada de recursos financeiros, maior será a necessidade de recursos para financiar o giro da empresa. Prazo médio de Pagamento a fornecedores: 45 dias, Prazo médio de recebimento de duplicatas: 30 dias, Prazo médio de Giro dos estoques: 30 dias

• O que é capital de giro financeiro

O ciclo financeiro tem início com o desembolso de pagamentos para a aquisição da mercadoria que será revendida pela empresa e encerra-se com o recebimento relativo à venda da mesma. Ciclo financeiro(CF) = ciclo econômico (CE) + prazo médio de recebimentos (PMR) – prazo médio de pagamentos (PMP)

• O que é gestão integrada de capital de giro É o desequilíbrio entre a geração e a aplicação dos recursos operacionais, em que o ativo circulante operacional não pode ser totalmente financiado pelo passivo circulante operacional, faz com que a empresa tenha necessidade de capital de giro (NCG). A necessidade de capital de giro (NCG) faz com que a empresa busque recursos externos ao ciclo operacional para financiar o capital de giro. Estes recursos externos, podem ser recursos próprio ou recursos de terceiros. Os recursos de terceiros são, normalmente, empréstimos bancários de curto prazo, fazendo parte do capital de giro financeiro. Os recursos próprios advêm do patrimônio líquido não imobilizado ou não investido a longo prazo, ou seja, do capital de giro próprio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com