TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Queda livre e aceleração da gravidade

Por:   •  23/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 3

Colégio Estadual Colônia Dona Luiza – Ensino Médio

Luis Gabriel Baptista Ribeiro

Queda livre e aceleração da gravidade

Ponta Grossa

2016

Colégio Estadual Colônia Dona Luiza

Ensino médio – 1º Ano

Luis Gabriel Baptista Ribeiro nº27 Turma A

Queda livre e aceleração da gravidade

Trabalho apresentado para a disciplina de física, no Ensino Médio 1 ano, do  Colégio Estadual Colônia Dona Luiza, curso administrado pelo Professor: Eleandro

PONTA GROSSA

2016


Queda Livre

Quem iniciou os estudos do movimento de queda livre foi Aristóteles (grande filosofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande). Ele afirmava que se duas pedras caíssem de uma mesma altura, a mais pesada chegaria ao solo primeiro. Tal afirmação foi aceita durante vários séculos tanto por Aristóteles quanto por seus seguidores, que não tiveram o trabalho de confirmar a afirmação.

Séculos depois um famoso físico e astrônomo italiano chamado Galileu Galilei, descobriu o que a afirmação de Aristóteles não fora verificava na pratica. Galileu tinha a filosofia que qualquer afirmativa só poderia ser confirmada após a realizar de experimentos e a sua confirmação. Em seu mais famoso experimento ele repetiu o feito de Aristóteles. Lançou da Torre de Pisa esferas que tinham o mesmo peso e constatou que elas chegavam ao solo no mesmo instante. Por idéias e descobertas tapo inovadoras ele chegou a ser perseguido.

Depois da realização do experimento na torre de pisa e a confirmação que Aristóteles esta errado, ele notou que existia uma força que retardava o movimento do corpo. Então Galileu lançou a hipótese de que o ar exercesse grande influencia sobre a queda de corpos.

- Quando dois corpos quaisquer são abandonados, no vácuo ou no ar com resistência desprezível, da mesma altura, o tempo de queda e o mesmo para ambos, mesmo que eles possuam pesos diferentes.

O movimento de queda livre e a singularidade do movimento uniformemente  variado.Trata-se de um movimento celerado,afirmação que foi confirmada por Galileu.A queda livre sofre a ação da aceleração da gravidade. Porem o estudo da física despreza a resistência do ar, para a física seu valor e aproximadamente e constantemente igual a 9,8 m/s2.

As equações matemáticas que determinam o movimento de queda livre são:

[pic 1]

Aceleração da Gravidade

Antes ficávamos intrigados quando olhávamos a lua e nos perguntávamos por que ela não caia na Terra. Hoje sabemos que entre a lua e a Terra a uma força de atração, essa força apresenta um par de ações e reação com sentidos opostos, mas de mesma intensidade. Essa explicação foi dada pelo cientista inglês Isaac Newton. Então surge outra pergunta: já que a terra e ``redonda´´ porque não caímos para o céu?Nos não caímos para o céu porque existe uma força que nos atrai para o centro da Terra, e a mesma força que mantém a lua em seu lugar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (136.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com