TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

‘Quem não Escreve Bem Perde O Trem!

Por:   •  11/5/2014  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 5

‘Quem não escreve bem perde o trem!”

Um gerente precisa resolver negócios no Rio,e tinha medo de avião, então mandou um e-mail para sua secretaria dizendo,”Maria:devo ir ao Rio amanhã sem falta.Quero que você me rezerve um lugar,à noite, no trem das8 para o Rio.

Maria ao receber o e-mail não teve a compreensão exata do e-mail, pois ele havia vindo com muitas falhas de comunicação, assim que ela achou ter entendido o e-mail, foi até a estação ferroviária e comprou a passagem para o outro dia as 8 da manhã, ao chegar no escritório no outro dia, viu o gerente e não entendeu, então ele pergunta se está tudo certo para a ida dele ao Rio, e logo descobre que a passagem dele foi comprada para as 8 da manhã, tendo perdido a viagem, ele se desespera, Maria, depois de recuperar-se explica as falhas de comunicação que o gerente cometeu no e-mail, já que ele achava que estava tudo claro.

Formas que ele poderia ter escrito o e-mail sem ter acontecido o ruído na comunicação:”Maria compre, para mim, uma passagem, em cabina com leito, no trem das 20h de amanhã(quarta feira), para o Rio de Janeiro.” Ou de uma forma mais educada e gentil “Maria:por favor, providencie, para mim, uma passagem, em cabina com leito, no tem das 20h de amanhã(quarta-feira), para o Rio de Janeiro.Muito obrigada.

“Segredos da comunicação escrita”

Escrever bem depende de obedecer regras gramaticais,evitando erros de sintaxe, de pontuação, e de ortografia, cabe também procurar a clareza, ao não utilizar palavras e frases obscuras ou de duplo sentido,e é bom o uso de expressões elegantes e fugir de um estilo seco.

Para verificar se a mensagem escrita está correta, tem de verificar se a resposta a essa mensagem está correspondendo à idéia que se tinha na cabeça.Escrever bem implica necessariamente a obter a resposta correta, e resposta correta é aquela que corresponde à idéia que se tinha em mente.

Comunicar-se bem ou escrever bem, não é luxo, não é ser esnobe, escrever e comunicar-se bem é questão de sobrevivência, e também tornar o pensamento da cabeça de quem pensa conhecido dos outros.

Passos para uma boa comunicação:

I- “Toda comunicação escrita deve gerar uma resposta a uma determinada idéia ou necessidade que temos em mente”.

II- “A comunicação escrita será correta e eficaz se produzir uma resposta igualmente coerente”.

III- “Resposta correta é aquela que esperamos, isto é, aquela que corresponde á idéia ou necessidade que temos em mente”.

IV- “Para avaliarmos a correção e a eficácia de uma comunicação escrita, temos de verificar sempre se:

a) houve uma resposta

b) a resposta corresponde à idéia ou necessidade que queremos passar ao leitor”.

A comunicação está apoiada em um tripé:

Comunicação escrita eficaz- tornar o pensamento comum

- produzir resposta

- persuadir.

O que pode interferir na boa comunicação,

a) interferência física: dificuldade visual, má grafia de palavras, cansaço, falta de iluminação

b) interferência cultural: palavras ou frases complicadas ou ambíguas, diferenças de nível social.

c)interferência psicológica:agressividade,aspereza,antipatia.

“Estrutura e funcionamento da comunicação”

A mensagem é um conjunto de unidades menores que resultam de uma associação entre estímulo físico e uma idéia.Essas unidades recebem nome de signo, e uma mensagem pode ter um ou mais signos.O signo pode ser representado por sons, imagens, letras e gestos.

Uma peça essencial na comunicação é o código, pois é de um código que o físico cria um estimulo formando um signo, com o código sendo uma peça importante na comunicação, um processo de transformação de uma idéia em mensagem e portanto em signo e um processo de codificação, e quando o remetente faz a ligação de um significado a um estímulo físico, forma-se um signo, assim realizando a codificação.

Contudo para que exista todo esse processo,é precioso conhecer os códigos, pois se o destinatário não conhece o código utilizado pelo remetente não haverá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com