TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

‘Quem não Escreve Bem Perde O Trem!

Pesquisas Acadêmicas: ‘Quem não Escreve Bem Perde O Trem!. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  747 Visualizações

Página 1 de 5

‘Quem não escreve bem perde o trem!”

Um gerente precisa resolver negócios no Rio,e tinha medo de avião, então mandou um e-mail para sua secretaria dizendo,”Maria:devo ir ao Rio amanhã sem falta.Quero que você me rezerve um lugar,à noite, no trem das8 para o Rio.

Maria ao receber o e-mail não teve a compreensão exata do e-mail, pois ele havia vindo com muitas falhas de comunicação, assim que ela achou ter entendido o e-mail, foi até a estação ferroviária e comprou a passagem para o outro dia as 8 da manhã, ao chegar no escritório no outro dia, viu o gerente e não entendeu, então ele pergunta se está tudo certo para a ida dele ao Rio, e logo descobre que a passagem dele foi comprada para as 8 da manhã, tendo perdido a viagem, ele se desespera, Maria, depois de recuperar-se explica as falhas de comunicação que o gerente cometeu no e-mail, já que ele achava que estava tudo claro.

Formas que ele poderia ter escrito o e-mail sem ter acontecido o ruído na comunicação:”Maria compre, para mim, uma passagem, em cabina com leito, no trem das 20h de amanhã(quarta feira), para o Rio de Janeiro.” Ou de uma forma mais educada e gentil “Maria:por favor, providencie, para mim, uma passagem, em cabina com leito, no tem das 20h de amanhã(quarta-feira), para o Rio de Janeiro.Muito obrigada.

“Segredos da comunicação escrita”

Escrever bem depende de obedecer regras gramaticais,evitando erros de sintaxe, de pontuação, e de ortografia, cabe também procurar a clareza, ao não utilizar palavras e frases obscuras ou de duplo sentido,e é bom o uso de expressões elegantes e fugir de um estilo seco.

Para verificar se a mensagem escrita está correta, tem de verificar se a resposta a essa mensagem está correspondendo à idéia que se tinha na cabeça.Escrever bem implica necessariamente a obter a resposta correta, e resposta correta é aquela que corresponde à idéia que se tinha em mente.

Comunicar-se bem ou escrever bem, não é luxo, não é ser esnobe, escrever e comunicar-se bem é questão de sobrevivência, e também tornar o pensamento da cabeça de quem pensa conhecido dos outros.

Passos para uma boa comunicação:

I- “Toda comunicação escrita deve gerar uma resposta a uma determinada idéia ou necessidade que temos em mente”.

II- “A comunicação escrita será correta e eficaz se produzir uma resposta igualmente coerente”.

III- “Resposta correta é aquela que esperamos, isto é, aquela que corresponde á idéia ou necessidade que temos em mente”.

IV- “Para avaliarmos a correção e a eficácia de uma comunicação escrita, temos de verificar sempre se:

a) houve uma resposta

b) a resposta corresponde à idéia ou necessidade que queremos passar ao leitor”.

A comunicação está apoiada em um tripé:

Comunicação escrita eficaz- tornar o pensamento comum

- produzir resposta

- persuadir.

O que pode interferir na boa comunicação,

a) interferência física: dificuldade visual, má grafia de palavras, cansaço, falta de iluminação

b) interferência cultural: palavras ou frases complicadas ou ambíguas, diferenças de nível social.

c)interferência psicológica:agressividade,aspereza,antipatia.

“Estrutura e funcionamento da comunicação”

A mensagem é um conjunto de unidades menores que resultam de uma associação entre estímulo físico e uma idéia.Essas unidades recebem nome de signo, e uma mensagem pode ter um ou mais signos.O signo pode ser representado por sons, imagens, letras e gestos.

Uma peça essencial na comunicação é o código, pois é de um código que o físico cria um estimulo formando um signo, com o código sendo uma peça importante na comunicação, um processo de transformação de uma idéia em mensagem e portanto em signo e um processo de codificação, e quando o remetente faz a ligação de um significado a um estímulo físico, forma-se um signo, assim realizando a codificação.

Contudo para que exista todo esse processo,é precioso conhecer os códigos, pois se o destinatário não conhece o código utilizado pelo remetente não haverá uma descodificação da mensagens e signos.

Cria-se uma bagagem a partir de sua educação história de vida, dessa bagagem variadíssima, cada um cria vários conhecimentos e referências históricas, geográficas, afetivas, profissionais etc.Essas referências, valores, variam de pessoa para pessoa tudo depende de sua bagagem.

Meios apropriados de comunicação, não são todas as comunicações que “cabem” ser mandadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com