TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RACIONALISMO

Trabalho Universitário: RACIONALISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  1.494 Palavras (6 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 6

REGIONALISMO EM “VIDAS SECAS”

RAMOS, Graciliano.

UBERLÂNDIA

2013

Resumo

Nosso objetivo, aqui, é sinalizar um possível caminho para a revisão de alguns posicionamentos relativos ao regionalismo literário desenvolvido e consolidado pela historiografia. Tomamos os conceitos de região e regionalidade como imprescindíveis para tal e selecionamos como ponto de partida a obra de Graciliano Ramos, através da qual buscamos olhar para uma parcela da tradição literária brasileira e analisar alguns dos discursos veiculados. Explicando de um modo mais claro como realmente foi elaborado o livro “Vidas Secas” situando a obra e o autor na segunda fase modernista contendo fragmentos da obra de modo que possa contextualizar nossas ideias.

A sugestão deste trabalho surge na experiência de descobrir de que forma a palavra literária abre caminho para a representação do corpo. Para o estudo em questão, direcionamos o olhar para obra de Graciliano Ramos. A escolha de um autor que traduz em sua escrita apenas o essencial torna-se especialmente interessante. Estamos, portanto, diante do corpo por meio do qual o personagem se deixa desvendar, nascendo à realidade literária da qual emerge. O tema proposto Regionalismo será explicado teoricamente para melhor entendimento dos afazeres proposto.

Sumário

1. Introdução...........................................................................5

2. Explicação do Tema.............................................................5

3. Segunda Fase......................................................................6

4. Fragmentos da Obra............................................................6

5. Referências Literárias...........................................................8

6. Conclusão............................................................................9

7. Referencias Bibliográficas....................................................10

1. Introdução

Vidas Secas é um romance de Graciliano Ramos. O livro, contado em terceira pessoa, aborda uma família de retirantes do sertão brasileiro diante de problemas sociais como a seca, a pobreza, e a fome, consecutivamente de sentimentos e emoções lhe força a viver e a procurar meios de sobrevivência, criando, assim, uma ligação ainda muito forte com a situação social do Brasil de hoje.

Esse livro retrata também a realidade brasileira, o que nos remete a ideia de que o homem procura viver em várias maneiras de sobrevivência. Com isso, vivenciam um momento de globalização da economia havendo uma competição, uma vez que esta deixa de ser apenas regional ou nacional e passa a ser também internacional. Percebe-se, então, que as entidades empresariais estão buscando diferentes meios de sobrevivência.

Nessa obra, percebemos também a falta de tempo, onde o narrador o distanciamento dos personagens em relação ao tempo. Dessa forma, é fácil observar a falta de uma marcação cronológica temporal serve para provar a exclusão dos personagens. Por outro lado, a valorização do tempo psicológico na narrativa faz com que as angústias dos personagens fiquem mais próximas do leitor, que as percebe com muito mais intensidade.

2. Explicação do Tema

O regionalismo oferecendo uma visão alternativa do Brasil e buscando uma maior inserção da literatura nos problemas do seu tempo. Em oposição ao classicismo e alienação dos parnasianos, o romance regionalista, sempre dialoga com o presente, denuncia suas mazelas, envolve-se nas grandes questões sociais em busca pela liberdade. Esse tema compreende a realidade que se inspira e se ampara ao um plano físico e social. Caracteriza-se pela situação de uma região. A grande tendência da literatura regionalista é apresentar a tensão entre idílio e realismo, entre nação e região, oralidade e letra, campo e cidade, entre a visão nostálgica do passado e a denúncia das misérias do presente.

Entre as características do regionalismo está à oposição entre o meio rural e o meio urbano, identificando-se o primeiro ao regional e o segundo ao universal. Por essa razão, a literatura regionalista foi mais importante nos países onde não havia grandes metrópoles que centralizassem as manifestações culturais.

3. Segunda Fase Modernista

O romance regionalista veio mostrar conflitos de um Brasil que estava buscava um meio urbano e industrializado, mas não era composto apenas de seus estados mais desenvolvidos. Havia também o campo, dominado por uma sociedade mais desigual e nas cidades o homem enfrentava problemas sociais. Com isso, os autores da literatura como o Graciliano Ramos tinham uma preocupação sociológica e documental que fez a sua obra “Vidas Secas” na segunda fase modernista são contadas com traços do Regionalismo com uma visão critica da realidade que a cerca. Fala-se dos problemas como questão agraria, onde a família busca um ligar melhor para viver. O livro retrata também a seca e miséria.

Além disso, tese os ciclos econômicos que a fonte de consumo determinava todas as relações existentes na sociedade. Possível observar também de que a situação que vive é de natureza politica. Portanto, está ligada ao sistema capitalista, com desigualdades, contradições e mecanismos de opressão que obras ou artes denunciam da melhor forma. Os principais traços desse tema é a consciência da fragilidade da família que sofre com a desigualdade e perspectiva única para enfrentar os tempos difíceis.

4. Fragmentos da Obra

“Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Os juazeiros aproximaram-se, recuaram, sumiram-se. O menino mais velho pôs-se a chorar, sentou-se no chão.” (RAMOS, 1983, p. 9)

 Toda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com