TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVISÃO CRÍTICA OU RESUMO CRÍTICO

Tese: REVISÃO CRÍTICA OU RESUMO CRÍTICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Tese  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 6

Professora Neide Sobral – 2012-1

RESENHA CRÍTICA OU RESUMO CRÍTICO

Resenha crítica é uma descrição que faculta o exame e o julgamento de um trabalho (teatro, cinema, obra literária, experiência científica, tarefa manual...). A apreciação necessita ser elaborada de maneira impessoal, sem demonstração satírica ou cômica. Contém posicionamentos de ordem técnica diante do objeto de análise, seguidos de um resumo do conteúdo e possível demonstração de sua importância.

Resenha Crítica é a apresentação do conteúdo de uma obra, acompanhada de uma avaliação crítica. Expõe-se claramente e com certos detalhes o conteúdo da obra para posteriormente desenvolver uma apreciação crítica do conteúdo. A resenha crítica consiste na leitura, resumo e comentário crítico de um livro ou texto. Para a elaboração do comentário crítico, utilizam-se opiniões de diversos autores da comunidade científica em relação as defendidas pelo autor e se estabelece todo tipo de comparação com os enfoques, métodos de investigação e formas de exposição de outros autores. Lakatos e Marconi (1996, p. 90) afirmam que:

Resenha crítica é uma descrição minuciosa que compreende certo número de fatos: é a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor do livro feitos pelo resenhista. A resenha crítica, em geral é elaborada por um cientista que, além do conhecimento sobre o assunto, tem capacidade de juízo crítico. Também pode ser realizada por estudantes; nesse caso, como um exercício de compreensão e crítica. A finalidade de uma resenha é informar o leitor, de maneira objetiva e cortês, sobre o assunto tratado no livro ou artigo, evidenciando a contribuição do autor: novas abordagens, novos conhecimentos, novas teorias. A resenha visa, portanto, a apresentar uma síntese das idéias fundamentais da obra.

O resenhista deve resumir o assunto e apontar as falhas e os erros de informação encontrados, sem entrar em muitos pormenores e, ao mesmo tempo, tecer elogios aos méritos da obra, desde que sinceros e ponderados. Entretanto, mesmo que o resenhista tenha competência na matéria, isso não lhe dá o direito de fazer juízo de valor ou deturpar o pensamento do autor.

Em se tratando de uma resenha crítica de artigos científicos deve-se observar alguns pontos importantes da obra: 1. Desenho de estudo - Coerente à pergunta clínica? 2. Metodologia - Realização de uma metodologia adequada para investigar a proposição do estudo? 3. Resultado - Tratamento adequado dos resultado apresentados pelos autores, considerando a imparcialidade do resenhista na apresentação dos dados originais 4. Discussão - Adequação da discussão em relação aos resultados encontrados. A questão inicial (motivador da pesquisa) foi adequadamente respondida pelos autores? Houve parcialidade na discussão mediante os dados encontrados? O artigo respondeu adequadamente a pergunta clínica?

ESTRUTURA DA RESENHA CRÍTICA

1. Referência Bibliográfica

Autor(es) Título (subtítulo) Imprensa (local da edição, editora, data)

2. Credenciais do Autor

Informações gerais sobre o autor Quando? Por quê? Onde?

3. Conhecimento

Resumo detalhado das idéias principais De que trata a obra? O que diz? Possui alguma característica especial? Exige conhecimentos prévios para entende-lo?

4. a) Julgamento da obra:

Como se situa o autor em relação: - às escolas ou correntes doutrinárias?

b) Mérito da obra:

Qual a contribuição dada?

c) Estilo:

Conciso, objetivo, simples? Claro, preciso, coerente? Linguagem correta? Ou o contrário?

d) Forma:

Lógica, sistematizada

CONCEITO:

Lakatos e Marconi (1996, p. 90) afirmam que:

Resenha é uma descrição minuciosa que compreende certo número de fatos. Resenha crítica é a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor do texto feito pelo resenhista

PARA TIRAR DÚVIDAS

Resumo crítico ou resenha

Este é, provavelmente, o tipo de resumo que você mais terá de fazer a pedido de seus professores ao longo do seu curso. O resumo crítico é uma redação técnica que avalia de forma sintética a importância de uma obra científica ou literária.

Quando um resumo crítico é escrito para ser publicado em revistas especializadas, é chamado de resenha. Ocorre que, por costume, os professores tendem a chamar de resenha o resumo crítico elaborado pelos estudantes como exercício didático. A rigor, você só escreverá uma resenha no dia em que seu resumo crítico for publicado em uma revista. Até lá, o que você faz é um resumo crítico.

Mas não deixam de estar certos os professores que dizem que resenha não é resumo. A resenha (ou resumo crítico) não é apenas uma resumo informativo ou indicativo. A resenha pede um elemento importante de interpretação de texto. Você só fará uma boa resenha se tiver lido um texto ao menos até a quarta etapa de leitura, na classificação sugerida mais acima.

Por isso, antes de começar a escrever seu resumo crítico você deve se certificar de ter feito uma boa leitura do texto, identificando:

1. qual o tema tratado pelo autor?

2. qual o problema que ele coloca?

3. qual a posição defendida pelo autor com relação a este problema?

4. quais os argumentos centrais e complementares utilizados pelo autor para defender sua posição?

Uma vez tendo identificado todos estes pontos, que devem estar retratados no seu esquema do texto, você já tem material para escrever metade do seu resumo crítico. Este material já é suficiente para fazer um resumo informativo. No entanto, para um resumo crítico, falta a crítica, ou seja, a sua análise sobre o texto. E o que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com