TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Racismo, Como Virar De Vez Essa Triste página Da Historia?

Pesquisas Acadêmicas: Racismo, Como Virar De Vez Essa Triste página Da Historia?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  3.929 Visualizações

Página 1 de 2

Muito se tem discutido atualmente, sobre a prática do racismo em todo mundo. O tema ganhou destaque após vários acontecimentos racistas no mundo do esporte. Esses episódios, mostram o quantos devemos evoluir em relação ao preconceito e nos fazer questionar se realmente vivemos em uma "sociedade civilizada".

Recentemente tivemos o caso do jogador de futebol Daniel Alves, que foi vítima de racismo após um torcedor ter atirado uma banana no campo, na intenção de ofende-lo. No entanto o brasileiro acabou comendo a fruta, tornando o acontecimento inusitado o mais comentado da mídia. Esse tipo de manifestação racista infelizmente está ocorrendo em varias partes do mundo.

O Brasil por exemplo, mesmo após 126 anos do fim da escravidão, sofre ainda com esse tipo de preconceito. Uma vez que o racismo fere a constituição brasileira de 1988, onde está estabelecido que todos são iguais perante à lei, torna os que praticam esse ato, sujeitos à pena. Porém, muitos não se intimidam em praticar tal atrocidade.

É lamentável ver o racismo sendo praticado no esporte, que deveria ser usado como uma ferramenta de inclusão social, onde as pessoas se unem para representar o seu time ou país, independentemente de cor ou classe social.

Nessa perspectiva, infelizmente em pleno século XXI, ainda estamos sujeitos ao racismo. Para tentar coibir esse tipo de comportamento, o governo juntamente com as escolas devem inserir esse tema desde as séries iniciais até o ensino superior, para que as novas gerações cresçam cada vez mais conscientes e tenham uma postura mais cidadã, tornando a sociedade mais democrática e livre de preconceitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com