TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Realismo E Naturalismo

Artigo: Realismo E Naturalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  4.789 Palavras (20 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 20

O REALISMO E NATURALISMO

NO BRASIL

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E AUTORES

• Machado de Assis

• Aluísio de Azevedo

• Raul Pompéia

• Adolfo Caminha

INTRODUÇÃO

Este trabalho objetiva-se apresentar uma pesquisa bibliográfica sobre o Realismo e o Naturalismo no Brasil, bem como as principais características e autores: Machado de Assis, Aluísio de Azevedo, Raul Pompéia e Adolfo Caminha.

O Realismo reflete as profundas transformações econômicas, políticas, sociais e culturais da segunda metade do século XIX.

As características do Realismo estão intimamente ligadas ao momento histórico, refletindo, dessa forma, a postura do positivismo, do socialismo e do evolucionismo, com todas suas variantes. Ele é caracterizado pela psicologia, enquanto que o Naturalismo é científico.

REALISMO – NATURALISMO NO BRASIL

I – CONTEXTO HISTÓRICO

O Realismo brasileiro teve início em 1881, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, romance realista de Machado de Assis e com a publicação de O Mulato, romance naturalista de Aluísio Azevedo. A partir da segunda metade do século XIX, a sociedade brasileira sofreu grandes transformações. De sociedade agrária, latifundiária, escravocrata e aristocrática passou a ser uma civilização burguesa e urbana. A mão-de-obra escrava aos poucos foi substituída pelos imigrantes europeus assalariados que vinham trabalhar na lavoura cafeeira. A década de 80 corresponde ao período de intensificação da campanha abolicionista que culminou com a Lei Áurea de 1888; ao período da Guerra do Paraguai e ao período da decadência da monarquia e estabelecimento da República. Foi em plena época realista que ocorreu a Fundação da Academia Brasileira de Letras, em1897, e um processo que pode ser chamado de oficialização da literatura. O escritor que antes era meio discriminado, marginalizado, começou a ter prestígio e a participar mais ativamente da vida social. O Realismo brasileiro apresentou basicamente as mesmas características do Realismo europeu, apenas com alguns aspectos locais, principalmente na poesia. Ao contrário do que ocorreu em Portugal, no Brasil, não tivemos uma poesia realista significativa. A poesia desse período apresentou características muito específicas, constituindo um novo movimento. Veja os principais autores do Realismo-Naturalismo no Brasil.

Machado de Assis Raul Pompéia dedicaram-se mais ao romance realista. Mas sobre esse último é importante fazermos uma ressalva, pois graças à diversidade de elementos em sua obra, sua classificação é problemática.

Aluísio Azevedo foi o grande representante do Naturalismo brasileiro. Para esse autor o homem era fruto dos elementos biológicos (raça) e das circunstâncias do tempo e do meio em que vivia.

Aluísio Azevedo era um escritor profissional, escrevendo de acordo com ogosto do público leitor da época. Sua obra era bem diversificada, apresentando romances românticos e romances naturalistas. Mas ao contrário de outros escritores que apresentavam fases, Aluísio Azevedo produzia os dois tipos de romance simultaneamente.

Para o público escrevia romances românticos, chamados por ele de

“comerciais e também escrevia os romances naturalistas, chamados de “artísticos”. Aluísio Azevedo foi um grande caricaturista e conta a história que ele possuía um método bem original de escrita. Primeiro ele desenhava as personagens, depois começava a escrever as cenas. Entre seus principais romances destacam-se os naturalistas: Casa de pensão

conta a história de Amâncio Vasconcelos, um jovem maranhense que parte para o Rio de Janeiro para cursar medicina e acaba metido numa série de confusões, principalmente depois que vai morar na pensão de João Coqueiro. Mas seus livros mais importantes são O cortiço e O mulato, neles encontramos suas principais características: a forte ligação com o determinismo e o romance social, preocupado em retratar as camadas marginalizadas. Em O mulato, Aluísio Azevedo faz uma forte crítica à sociedade corrompida e preconceituosa de São Luís do Maranhão. O livro conta a história do amor proibido de Raimundo e Ana Rosa. Raimundo era um rapaz mulato de pele branca e olhos azuis, filho de um português com uma escrava. Ele foi mandado para Coimbra e depois de formado voltou para o Maranhão para viver na casa do tio, onde se apaixona pela prima Ana Rosa. Todos na cidade sabiam de sua origem bastarda, menos ele. Raimundo só ficou conhecendo toda a verdade quando ao pedir a prima em casamento recebe a recusa do tio: ”... Uma só palavra boiava à superfície dos seus pensamentos:” Mulato”. E crescia, crescia, transformando-se em tenebrosa nuvem, que escondia todo o seu passado. Idéia parasita, que estrangulava todas as outras idéias. _ Mulato! Esta só palavra explica-lhe agora todos os mesquinhos escrúpulos, que a sociedade do Maranhão usara para com ele”.

Mas é O cortiço o seu livro mais significativo, considerado omelhor romance naturalista da nossa literatura. Aluísio

soube retratar como ninguém a realidade dos agrupamentos humanos:

Os cortiços são habitações coletivas e foram muito comuns no final do séculoXIX, habitados principalmente pelos trabalhadores não-qualificados que vinham para as cidades em busca de melhores empregos. Segundo os historiadores, o marido da princesa Isabel foi dono de um dos maiores cortiços brasileiro, onde viviam mais de 4mil pessoas.

É justamente essa temática a matéria-prima de Aluísio Azevedo, que fala das misérias, dos vícios e da promiscuidade das pessoas que habitavam o cortiço. Entre as personagens principais destacam-se:a negra Bertoleza e João Romão, o dono do cortiço. O livro conta a história de João Romão, um ambicioso comerciante português que busca riqueza e status social. João constrói o cortiço com a ajuda da negra, que por ele foi traída. Mas ao contrário do que muitos pensam, a personagem central do romance de Aluísio Azevedo não é João Romão, mas sim o próprio cortiço. O cortiço é o núcleo gerador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com