Realismo Naturalismo
Por: Spenna penna • 4/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.490 Palavras (10 Páginas) • 1.841 Visualizações
Realismo / Naturalismo
I) QUESTÕES OBJETIVAS
As questões 01 e 02 referem-se à obra Contos Amazônicos, de Inglês de Sousa
QUESTÃO 01 (Descritor: Identificar informações contidas em textos diversos)
Assunto: Contos Amazônicos e Naturalismo
Segundo Sylvia P. Paixão, a obra de Inglês de Sousa, formada de nove contos, pode ser considerada quase como ”crônicas de costumes da época, ou melhor, um documento social elaborado a partir da observação de vários aspectos da região da Amazônia, onde a luta do homem contra o meio selvagem em que a vida se apresentava como uma sucessão de embates sociais e políticos era também a luta contra a natureza que o ameaçava.“ O conto em que os eventos da natureza mais se apresentam de forma ameaçadora, destruidora é
- A feiticeira
 - Amor de Maria
 - O donativo do capitão silvestre
 - O gado do valha-me-Deus
 - A quadrilha de Jacó Patacho.
 
QUESTÃO 02 (Descritor: Reconhecer características típicas de uma determinada obra literária)
Assunto: Contos Amazônicos e Naturalismo
Todos os aspectos abaixo compõem a obra de Inglês de Sousa, exceto
- O autor revela-se um grande de observador dos costumes do povo da região amazônica.
 - A obra descreve com detalhes a natureza exótica, hostil e selvagem da região.
 - Os contos destacam, muitas vezes, os aspectos bestiais e repulsivos da atitude humana.
 - As instituições mostram-se falidas e seus representantes, muitas vezes, são decadentes.
 - O nacionalismo e o patriotismo, de forma idealizada, destacam-se em vários contos.
 
As questões 03 a 05 referem-se ao excerto abaixo, retirado do final da obra realista Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
“Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de D. Plácida, nem a semidemência do Quincas Borba. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: ⎯ Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.”
QUESTÃO 03 (Descritor: analisar o sentido de determinada expressão, em relação ao contexto.)
Assunto: Prosa Realista e intertextualidade
Considerando o trecho lido e o título da obra machadiana, a expressão “ao chegar a este outro lado do mistério”
- refere-se à semidemência de Quincas Borba;
 - alude ao fato de o narrador não ter se tornado ministro;
 - refere-se ao mistério da morte, pelo qual o narrador já passara;
 - alude ao próprio passado, pois só agora percebera sua vida inútil.
 - refere-se ao mistério do casamento e da paternidade, que ele não conheceu.
 
QUESTÃO 04 (Descritor: identificar características da narrativa realista machadiana)
Assunto: Prosa Realista (Machado de Assis)
O excerto lido evidencia pelo menos uma das típicas características da obra machadiana
- uma linguagem rebuscada e ambígua, que prejudica a compreensão do texto;
 - um pessimismo irônico, disfarçado sob a aparência de conformidade indiferente;
 - um gosto por frases lapidares, carregadas de expressões inusitadas;
 - uma capacidade de sintetizar, em apenas um parágrafo, todo o enredo da obra.
 - um pessimismo ingênuo, típico dos realistas e naturalistas do século XIX.
 
QUESTÃO 05 (Descritor: relacionar uma informação do texto com outras informações pressupostas pelo contexto)
Assunto: Prosa Realista
Observe: “ ⎯ Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.” Com esta afirmativa o narrador mostra-se
- triste, por não ter gerado filhos.
 - satisfeito, por não ter deixado herança.
 - incompleto, por não ter sido pai.
 - aliviado, por não ter gerado filhos.
 - inconformado, por não ter deixado herança.
 
As questões 06 a 10 referem-se aos excertos abaixo, retirados da obra realista Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
CAPÍTULO CXXIV
VÁ DE INTERMÉDIO
Que há entre a vida e a morte? Uma curta ponte. Não obstante, se eu não compusesse este capítulo, padeceria o leitor um forte abalo, assaz danoso ao efeito do livro. Saltar de um retrato a um epitáfio, pode ser real e comum; o leitor, entretanto, não se refugia no livro, senão para escapar à vida. Não digo que este pensamento seja meu; digo que há dose de verdade, e que, ao menos, a forma é pitoresca. E repito: não é meu.
CAPÍTULO CXXV
EPITÁFIO
AQUI JAZ
D. EULÁLIA DAMACENA DE BRITO
MORTA
AOS DEZENOVE ANOS DE IDADE
ORAI POR ELA!
QUESTÃO 06 (Descritor: distinguir aspectos realistas de um texto em prosa)
Assunto: Prosa Realista
O capítulo CXXV é, do ponto de vista de sua construção, um capítulo
- perfeitamente romântico, por retratar com sentimentalismo o tema da “morte”.
 - bastante adequado ao padrão do Gênero Dramático, pelo seu caráter dialógico.
 - perfeitamente cabível neste romance realista, pelo seu tom trágico.
 - bastante inusitado nesta obra, que se enquadra nas normas realistas.
 - basicamente de rompimento do padrão romanesco, pelo seu caráter antinarrativo.
 
QUESTÃO 07 (Descritor: relacionar conteúdo ao título)
Assunto: Prosa Realista
No decorrer do romance machadiano, ocorrem inúmeras interrupções, para que o narrador teça comentários sobre o ato de narrar, faça considerações como essas ocorridas no capítulo CXXIV, dirija-se ao leitor, etc. Estas interrupções revelam
...