TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Receita

Trabalho Escolar: Receita. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  2.427 Palavras (10 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 10

ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

ETAPA 1 (tempo para realização: 05 horas)

 Aula-tema: Introdução à Economia. Esta atividade é importante para que você desenvolva o senso investigativo, necessário ao profissional de gestão. Saber levantar informações e organizá-las dar-lhe-á maior segurança para argumentar uma ideia ou um projeto. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe) Listar algumas possibilidades de produtos que gostariam de analisar e, ao final de uma discussão sobre viabilidade de obtenção de informações, eleger uma das alternativas para ser o objeto de trabalho desta ATPS. Para auxiliá-los com ideias de alguns negócios, leiam os seguintes artigos: • 7 oportunidades de negócio para lucrar com a classe C. Disponível em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B7S4Pp 3KDYaHZmE0MjUwMWYtNjE1My00NGM2LTljYjUtMThkYzI2N2VlM2Y2&hl=pt_B R>. Acesso em: 28 abr. 2013. • As áreas mais promissoras para abrir um negócio em 2011. Disponível em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B7S4Pp 3KDYaHNDdhZjg1ODgtYTRjMS00NzlhLThmYzUtODY3ZTI0ZWY2YzNh&hl=pt_BR>. Acesso em: 28 abr. 2013.

Passo 2 (Individual) Fazer uma pesquisa livre sobre o produto que a equipe escolheu. Para isso, utilizar jornais, revistas, sites diversos, entrevistas com empresas e profissionais do segmento, dentre outras fontes. O objetivo desta pesquisa é coletar informações sobre: a) Quanto se compra e se vende. b) Comportamento do consumidor. c) Influências da economia sobre o ramo de negócios escolhido.

Nota Somente a título de exemplo, para auxiliá-lo na compreensão deste passo, ao pesquisar sobre o segmento de óculos de sol, seria relevante observar quanto as pessoas têm comprado deste produto, e se essas compras têm aumentado ou diminuído nos últimos períodos (anos, semestres, trimestres, meses); qual a participação das regiões do país nestas compras, e até mercado consumidor de produtos exportados pelo Brasil; quantidade de empresas existentes no mercado atuante. Normalmente

Administração - 1ª Série - Economia

Leonel Capetti

Pág. 4 de 9

utilizam-se dados de períodos passados para que se possam criar cenários futuros, importantes para a estratégia empresarial. Para ampliar seu entendimento, ler os seguintes artigos: • Análise do Mercado. Disponível em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B7S4Pp 3KDYaHMTQ5NjdjZWEtNzBhMy00NzhiLThmOWUtNjA0Y2Q5NzU1MGEx&hl=pt_ BR>. Acesso em: 28 abr.2013. • Pesquisa traça perfil de empresas do Polo de Confecção. Traz informações quantitativas sobre o mercado em referência na cidade de Palmas. Disponível em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B7S4Pp 3KDYaHMDYwMGE5YmUtZTc0OC00Yzk4LThiZTUtNzU5ZjMwZDI1NGM5&hl=pt_ BR>. Acesso em: 28 abr. 2013.

Passo 3 (Equipe) Juntar as informações pesquisadas individualmente no Passo 2, para uma reunião com a equipe de trabalho desta ATPS, para identificar: a) Informações sobre o mercado consumidor (quem são os consumidores, quanto ganham, quanto gastam de sua renda na compra do produto/serviço em questão, quando compram e como compram). b) Histórico da evolução do mercado consumidor. c) Os motivos responsáveis pela evolução deste mercado, abordada no item “b” deste passo. d) Empresas participantes deste mercado. e) Outras informações relevantes

Sites sugeridos para pesquisa • Folha Online. Disponível em: <www.folha.uol.com.br>. Acesso em: 28 abr. 2013. • Google Notícias. Disponível em: <www.news.google.com.br>. Acesso em: 28 abr. 2013. • Jornal O Estado de São Paulo. Disponível em: < http://www.estadao.com.br/ >. Acesso em: 28 abr. 2013. • Portal Economia. Disponível em: <www.portaleconomia.com.br>. Acesso em: 28 abr. 2013. • Revista Conjuntura Econômica. Disponível em: < http://portalibre.fgv.br/ >. Acesso em: 28 abr. 2013. • Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Disponível em: <www.sebrae.com.br>. Acesso em: 28 abr. 2013.

Passo 4 (Equipe) 1 Desenvolver um documento contendo no máximo duas páginas, com as informações discutidas no Passo 3, e outras informações relevantes. Lembrando-se de citar as fontes de pesquisa conforme as normas da ABNT. Entregar o documento impresso ao professor.

Administração - 1ª Série - Economia

Leonel Capetti

Pág. 5 de 9

Nota Utilizem dados numéricos, gráficos, e façam análise das informações. Lembrem-se de que esta atividade é para seu desenvolvimento; portanto, as percepções dos componentes dos grupos são de grande valia.

ETAPA 2 (tempo para realização: 06 horas)

 Aula-tema: Custos de Produção. Esta atividade é importante para que você tenha contato com um assunto muito discutido e estudado no ambiente empresarial. O dimensionamento dos custos de uma atividade, se não bem conduzido, poderá tornar-se o “calcanhar de Aquiles” da empresa. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual) Para ampliar o entendimento da importância em se calcularem os custos de produção: 1 Assistir aos vídeos do Sebrae do programa Negócios & Soluções sobre custos e formação de preço de venda: • Vídeo 1: Custos e formação de preço de venda - parte 2 de 4. Disponível em: <https://docs.google.com/leaf?id=0B7S4Pp3KDYaHNTk0ZjQ4ZTYtOTI1MC00MDc wLWJlNTYtOTU5N2FmY2RjODg0&hl=pt_BR>. Acesso em: 28 abr. 2013.

• Vídeo 2: Custos e formação de preço de venda – parte 3 de 4. Disponível em: <https://docs.google.com/leaf?id=0B7S4Pp3KDYaHMzJhYjBhNjQtN2NlNy00NGRm LWI0YzctNmM0YmZlMzg4NWUy&hl=pt_BR>. Acesso em: 28 abr. 2013.

2 Ler o seguinte artigo Saiba Mais sobre como administrar os custos de sua empresa para apoiar a realização dos passos seguintes desta etapa. Disponível em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B7S4Pp3KDYa HMzY3NjcyNGQtYmM2MS00YTI0LTgxY2MtYzg2YjE5ZmEyZTlh&hl=pt_BR>. Acesso em: 28 abr. 2013.

Passo 2 (Equipe) Na escolha do produto feita no Passo 1, sendo num ramo que um dos integrantes trabalhe ou não, relacionar quais são os custos envolvidos para a produção do produto escolhido. Isso vale para qualquer atividade: industrial, comercial ou serviços. O que se pede neste passo é que escrevam somente quais são os custos, sem mencionar valores.

Passo 3 (Equipe) 1 A partir da relação feita no Passo 1 desta etapa, indicar, em termos monetários, qual é o custo médio para a produção do objeto de estudo desta ATPS. Retomando o exemplo dado anteriormente, aqui se indicaria o custo médio para a produção dos óculos de sol.

Administração - 1ª Série - Economia

Leonel Capetti

Pág. 6 de 9

1.1 Verificar a possibilidade de levantar informações do custo médio praticado pela concorrência.

Passo 4 (Equipe) Entregar ao seu professor um relatório, com até três páginas, contendo: análise crítica dos vídeos assistidos e do artigo, com as opiniões individuais dos integrantes da equipe; e as análises de custos solicitadas nos Passos 2 e 3 desta etapa. Nota Como haverá disciplinas abordando custos de forma mais criteriosa ao longo do curso, não será solicitada neste momento uma planificação contendo os custos fixos e variáveis.

ETAPA 3 (tempo para realização: 05 horas)

 Aula-tema: Introdução à Macroeconomia. Esta atividade é importante para que você conheça os fatores que influenciam a dinâmica econômica, e como as atividades empresariais podem ser afetadas positivamente e negativamente por esses fatores. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe) Escolher uma região para levantamento de informações, e distribuir as cidades entre os membros da equipe. Como exemplo, seria analisar informações macroeconômicas da cidade de Porto Alegre e cidades da região num raio de até 150km.

Nota O professor fará a distribuição da região de tal forma que os grupos pesquisem regiões diferentes.

Passo 2 (Individual) Feitas as atribuições das cidades entre os membros da equipe, cada um pesquisará informações referentes a: PIB local, PIB per capita, número de habitantes por gênero, nível de emprego, particularidades da economia local, entre outras informações relevantes. Para obter parte destas informações, acessar o seguinte site: • Cidades@ - IBGE. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat>. Acesso em: 28 abr. 2013. Para obter informações sobre particularidades da cidade estudada, consulte especialistas, periódicos, e pesquise sites locais do município, órgãos de classe, entidades representativas etc.

Administração - 1ª Série - Economia

Leonel Capetti

Pág. 7 de 9

Passo 3 (Individual) Para auxiliá-lo na caracterização local e regional, ler o artigo indicado a seguir: • A regionalidade e o desenvolvimento empresarial: o caso do APL Vinícola de Jundiaí – SP. Disponível em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B7S4Pp 3KDYaHNjZlOWVkZmItZDkxMS00NzhlLThhNjktOGFmYmRhNmFkODVh&hl=pt_ BR>. Acesso em: 28 abr. 2013.

Passo 4 (Equipe) 1 Reunir-se para discutir as informações coletadas e analisar o nível de profundidade dessas informações. Caso necessário, retomar a pesquisa. 2 Organizar o material num relatório com até seis laudas, de forma profissional como se uma empresa os tivesse contratado para levantamento de informações econômicas da região, e entregá-lo ao professor. Volto a lembrá-los de que números e gráficos são importantíssimos para sustentar ideias.

ETAPA 4 (tempo para realização: 05 horas)

 Aula-tema: Setor externo. Esta atividade é importante para que você melhor entenda as ferramentas de Política Monetária e Política Fiscal do Governo Federal como mecanismo de intervenção na economia nacional. Também para que você possa perceber a rápida influência dos acontecimentos das economias internacionais na economia doméstica. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe) Levantar informações sobre como a atividade objeto de estudo desta ATPS tem sido afetada pela inflação, em relação ao custo dos fatores de produção e o preço de venda. Para este passo, buscar informações também sobre a influência da taxa de câmbio, taxa de juros (Selic), carga tributária etc. Seguem algumas indicações de sites para auxiliá-los nesta pesquisa:

Sites sugeridos • Acionista.com.br Disponível em: <http://www.acionista.com.br>. Acesso em: 28 abr. 2013. • Banco Central do Brasil. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br>. Acesso em: 28 abr. 2013. • IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Disponível em: <www.ipea.gov.br/portal>. Acesso em: 28 abr. 2013.

Administração - 1ª Série - Economia

Leonel Capetti

Pág. 8 de 9

• Jornal Valor Econômico. Disponível em: < http://www.valor.com.br>. Acesso em: 28 abr. 2013. • Ministério da Fazenda. Disponível em: <http://www.fazenda.gov.br/>. Acesso em: 28 abr. 2013. • Portal Economia. Disponível em: < http://www.portaleconomia.com.br>. Acesso em: 28 abr. 2013.

Passo 2 (Equipe) Identificar como os acontecimentos recentes (2008 a 2013) — como a crise da economia norteamericana, crise das economias da zona do euro, crescimento da participação da economia chinesa no comércio internacional e figuração do Brasil como país emergente dos BRICs — têm influenciado nas atividades do objeto de estudo desta ATPS.

Nota Retomando o exemplo, não é só a concorrência internacional que afetará a venda de óculos de sol. O fato de uma região ser atingida negativamente pelas crises poderá acarretar desemprego local e, como o produto de nosso exemplo é de luxo, poderá ficar para segundo plano no orçamento das famílias. Isso nos leva a acreditar que nossa atividade poderá ser afetada direta ou indiretamente pelas economias mundiais.

Passo 3 (Equipe) De posse de todas as informações identificadas nesta e nas outras etapas, em equipe, discutir cenários econômicos futuros para a atividade estudada. Esta análise é importante para a tomada de decisão empresarial, pois as informações anteriormente pesquisadas são o alicerce para as novas estratégias.

Passo 4 (Equipe) Elaborar um relatório contendo TODAS as etapas desta ATPS e, em forma de seminário, apresentar a concretização da análise econômica regional para o produto objeto do desafio.

Padronização

O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT, com o seguinte padrão (exceto para produções finais não textuais):  em papel branco, formato A4;  com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;  fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;  espaçamento de 1,5 entre linhas;  se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;  com capa, contendo:  nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;  nome e RA de cada participante;  título da atividade;

Administração - 1ª Série - Economia

Leonel Capetti

...

Baixar como  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »