TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação - Política No Brasil

Dissertações: Redação - Política No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 2

Escolher bem é o segredo

Política é um tema que não agrada a todos os brasileiros, que na maioria das vezes nem, se preocupam em exercer seu papel de cidadão. A corrupção, a falta de contato entre os políticos e eleitores, a grande quantidade de candidatos para serem avaliados numa eleição são motivos de desmotivação para os eleitores. No [Porém, no] decorrer deste ano, tanto os políticos quanto algumas partes [alguns setores] sociais começaram a se envolver numa discursão [discussão] sobre o modelo eleitoral adotado no Brasil, que tem em pauta [Brasil e a possível mudança para] o voto distrital e [ou para] o voto proporcional misto.

Em um país como o Brasil aonde [Brasil, onde] corrupção vem ganhando espaço a cada dia [dia,] é por esse lado que entendemos que o país necessita de uma melhor forma de eleição onde os candidatos sejam escolhidos de forma concisa, mas tem [objetiva. Mas há] pessoas que procuram amenizar esses problemas como vimos no decorrer desse ano a presidenta Dilma derrubar cinco ministros corruptos acusados de desvio de verbas para o uso pessoal. O modelo de voto proporcional misto em sua proposta esse modelo de voto rege [rege] que os eleitores terão direito a dois votos: no primeiro nós votamos em uma lista de candidatos de nossa escolha e no segundo voto escolhemos o candidato de nossa preferência, dessa forma o modelo de voto proporcional misto talvez seja o melhor a ser escolhido já que tudo vai ficar nas mãos dos cidadãos e se forem eleitos políticos corruptos os culpados seremos nós mesmos.

Então, essa é uma causa a ser pensada cuidadosamente e cabe aos cidadãos eleitores escolher seus candidatos precisamente já que quem vai sofrer as consequências da nossa má escolha seremos nós próprios.

Comentário geral

Embora tenha defendido um dos modelos de votação, o autor nem sempre manteve-se fiel ao tema, como quando citou o exemplo da presidente Dilma e na conclusão. Também faltou caracterizar o outro modelo de voto a fim de tornar a comparação mais eficiente.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) importante usar um conectivo para marcar a mudança de rumo das informações, a oposição entre os dados; b) problemas de imprecisão vocabular.

2) Segundo parágrafo: a) expressão sem referencial, sem sentido: a que se refere o termo por esse lado?; b) o exemplo da queda dos ministros não ajuda na defesa da tese, pois indica que há outra forma de combater a corrupção sem mudar o modelo eleitoral; c) para dizer que esse tipo de voto é o melhor modelo, não basta dizer o que ele tem; é preciso expor claramente em que ele se difere do outro, o que ele tem que o outro não tem.

3) Terceiro parágrafo: deveria concluir reforçando a defesa do modelo de votação escolhido, que é o assunto em discussão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com