TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação modelo enem nota 1000: preservação ambiental

Por:   •  16/4/2016  •  Dissertação  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  2.954 Visualizações

Página 1 de 2

Riqueza nacional

A carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal já indicava, desde o primeiro contato do colonizador com o país, a pluralidade do cenário brasileiro. De fato, a diversidade de fauna e de flora - que, mais tarde, foi exaltada no contexto do Romantismo e do Modernismo - é significativa e contribuiu para a construção de um identidade cultural. A biodiversidade brasileira, entretanto, encontra-se ameaçada. Dessa forma, as letras de músicas, as obras de arte e o próprio hino nacional, que valorizam a natureza exuberante do país, não correspondem à realidade de não preservação.

A grande extensão territorial do Brasil, por um lado, proporciona uma grande variabilidade climática e contribui, consequentemente, com a diversidade botânica e animal em diferentes regiões. Por outro lado, contudo, a vasta área nacional representa uma dificuldade para o monitoramento e o controle da preservação em todo território brasileiro. Assim, a biopirataria, o desmatamento ilegal de madeira e as queimadas - que prejudicam todo o ecossistema - crescem exponencialmente e resultam na extinção de espécies animais e de biomas.

Com o objetivo e preservar a diversidade e a identidade cultural brasileira, cabe ao governo o investimento em tecnologia de ponta que monitore todas as regiões, por meio de satélites, e uma fiscalização efetiva e rigorosa que penalize a não proteção ambiental. Além disso, cabe, também, às escolas uma mudança curricular, com aulas obrigatórias de Ética e de Sustentabilidade, a fim de promover o comportamento cidadão dos brasileiros com a biodiversidade. Desse modo, com o esclarecimento ambiental e a preservação, será possível exaltar a verdadeira riqueza nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com