TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidentes de trabalho - Redação modelo ENEM

Por:   •  1/7/2021  •  Dissertação  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 2

O filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, retrata o contexto histórico da Revolução Industrial, que instaurou o modelo frenético de produção e desconsiderou a integridade física do operário em detrimento da geração de lucro. No Brasil contemporâneo, apesar de avanços na legislação, as condições insalubres também expõem os indivíduos a riscos de acidentes de trabalho. Nesse sentindo, cabe analisar a conjuntura responsável por elevar tais índices, que culminam em efeitos negativos. Dessa forma, é preciso investir em equipamentos de segurança e capacitação para evitar a ocorrência de acidentes.

Em primeiro plano, é fundamental ressaltar a construção social que determina a frequência nos acidentes de trabalho. Nota-se que o avanço capitalista se alicerça na exploração da mão de obra, negligenciando a qualidade de vida do trabalhador e o investimento em equipamentos de proteção e serviços de segurança, já que estes trazem prejuízos aos empregadores. Tal conjuntura assemelha-se à abordagem do escritor Gilberto Freyre, na obra “Casa Grande e Senzala”, que aponta a influência de cerca de quatrocentos anos de escravidão, do Período Colonial, na mentalidade do brasileiro, a qual, pautada na ideologia escravocrata, naturaliza a exploração do trabalho em prol da satisfação de interesses da elite.

Em decorrência desse cenário, as consequências são evidentes. Sob a ótica do filósofo idealista Friedrich Hegel, o trabalho é a condição que faz o ser humano superar o puro instinto animal, no entanto, observa-se que, na realidade contemporânea, as péssimas condições de trabalho têm animalizado o ser humano. Nessa lógica, a inobservância quanto à saúde do funcionário o expõe a sérios danos, como jornadas exaustivas e sem a assistência adequada para executarem suas atividades com dignidade, o que acarreta o aumento do número de acidentes e, consequentemente, a improdutividade, que tanto prejudica a economia. Ademais, elevam-se os gastos previdenciários em razão do oferecimento de auxílios aos que sofreram perda ou redução de suas capacidades, salientando-se a incoerência em canalizar verbas para sustentar esses afastamentos em vez de se investir em segurança.

Portanto, são fundamentais medidas para solucionar os elevados índices de acidentes de trabalho. Primordialmente, é função da Secretaria do Trabalho garantir a integridade física do empregado, por intermédio da exigência de equipamentos de segurança e correta fiscalização das empresas, a fim de assegurar as condições em que são exercidas as atividades, para reduzir os casos de acidentes. Outrossim, cabe ao empregador promover a capacitação dos funcionários, através de seminários e cursos que visem instruí-los ao manuseio correto de seus materiais. Assim, será possível observar o avanço social em relação ao contexto histórico da Revolução Industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (24.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com