TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Modelo ENEM 4° Bimestre Sobre o Tema: Intolerância Religiosa

Por:   •  5/7/2019  •  Dissertação  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Ivan Chahestian Falconi, n° 12

3°C

Redação modelo ENEM 4° Bimestre sobre o tema: Intolerância religiosa.

        Desde os tempos da colonização, quando os portugueses implantaram o monoteísmo no Brasil, com o catolicismo, a intolerância religiosa ainda está presente. Mesmo com uma drástica diminuição até os dias de hoje, não se pode falar que o país é um Estado 100% laico.

        Diuturnamente, novos casos de preconceito racial ou religião são reportados. Mesmo sendo laico, não há, no Brasil, o respeito entre todas as religiões, por parte de todas as pessoas. No páis, tem-se a liberdade de seguir qualquer crença, porém, não há a garantia de respeito.

        Ao passo que as penas são pequenas, e que a maioria das pessoas que sofrem injúria não se manifestam, torna-se cada vez mais fácil ofender um indivíduo com ideais diferentes. É normal não concordar com as diretrizes de determinada religião, porém, a medida em que vivemos em um Estados que há liberdade de escolha, esta deve ser respeitada.

        O filósofo inglês John Locke comparava os seres humanos com uma folha de papel em branco, que seria preenchida com as experiências vivenciadas por eles. Ou seja, o contato com uma religião pode ou não provocar interesse em segui-la. Uma pessoa adere à religião que se identifica, sendo esta escolha uma liberdade de acordo com o direito individual de cada cidadão.

        Diante do contexto supracitado, é de extrema importância que o governo adote medidas mais rigorosas ao punir quem está violentando o direito de escolha de cada cidadão. Para isso, a sociedade deve se mobilizar, por meio de campanhas e manifestações pacíficas, a fim de pressionar a adoção de tais medidas, partindo de cada indivíduo a iniciativa de respeitar as outras religiões, mesmo não concordando com seus princípios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com