TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Referencia Teórica

Tese: Referencia Teórica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  Tese  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

Justificativa

Este trabalho se justifica por entender que a dinâmica utilizada em trabalhar com atividades que envolvem a estratégia da utilização dos jogos e das brincadeiras, que é um processo pelo qual a professora regente desenvolvem em seus alunos habilidades, aprendizagens e atividade que ajudam a representar por jogos e brincadeiras desenvolve as habilidades motoras das crianças. A brincadeira quando utilizada de forma pedagógica ajuda no processo de se interagir com sigo mesmo e com as outras, pois além de tornar sua aprendizagem mais fácil, torna a também mais prazerosa. Por isso se faz necessário uma compreensão maior da importância dessas atividades nesse processo de iniciação da aprendizagem escolar.

Dentro deste contexto e da importância das atividades dos jogos e das brincadeiras a escola precisa compreender o real significado e não apenas tratar esta atividade como um passa tempo para os alunos, mas que devem ser atividades planejadas com o objetivo de enriquecer o desenvolvimento criativo das crianças.

Este trabalho tem a pretensão de buscar respostas sobre de que forma os jogos e as brincadeiras podem contribuir na aprendizagem significativa e prazerosa na Educação Infantil na E.M.E.I.E.F. Valter José Zanella.

Referencia Teórica

Ao pesquisar sobre o tema jogos e brincadeiras na educação infantil onde a criança aprende a ter cuidado, a respeitar regras, o raciocínio lógico, Seu aspecto social, Emocional, Artístico, Percepção do mundo, Interação, Diversidade e individualidade, Proximidade com as, práticas, sociais reais. Aprendizagem significativa e conhecimentos prévios o equilíbrio de uma forma prazerosa e lúcida e com essas brincadeiras a criança vai ter prazer de ir para escola.

Ao pesquisar sobre jogos e brincadeira na educação infantil logo me passou pela a cabeça as escolas tradicionais onde as crianças ficavam sentadas em fileira todos bem quietos não podia expor suas ideias, opiniões.

As brincadeiras é um momento onde as crianças se relacionam com o mundo, com as pessoas que estão ao seu a redor e com ela mesma. E assim a criança expõe o que sabe e também aprende coisas novas no ambiente que estão inseridas.

Através da brincadeira como a dança é essencial para os movimentos e para sua mobilidade física, a relação com os objetos proporcionais o contato físico, suas texturas e a sócio são de cada um com seu objeto, a linguagem oral e a gestual como a mímica o faz de conta todos esses brincadeiras tem regras para ser seguida com isso a criança vai perceber que as regras não estão somente em caso, mas também em toda sociedade.

E por meio de brincadeiras que o professor pode observar a construção do processo de desenvolvimento das crianças em conjunto e de cada um em particular, assim registrando suas capacidades de se comunicar com sigo mesmo e afetivos emocionais e com as outras crianças.

Ao pensar em jogos e nas brincadeiras na educação infantil onde a criança aprende com o lúdico, a desenvolver os seus conhecimentos, sua interatividade, com isso ajuda o professor e o aluno interagir entre si, de forma que eles possam ter afeto e conhecimento.

Segundo o dicionário, a brincadeira é divertir- se, recrear- se, entrei- se, folgar, ou seja, a brincadeira esta presente no lazer das crianças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com