TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio

Pesquisas Acadêmicas: Relatorio De Estagio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/12/2013  •  1.424 Palavras (6 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 6

1 – Introdução 4

2 – Apresentação da empresa 5

3 – Desenvolvimento do estágio 6

4 – Atividades realizadas no decorrer do estágio 7

4.1 - Vigilância e Saúde do Trabalhador – VISAT 7

4.2 – Educação e conscientização no local de trabalho 7

4.3 – Desenvolvimento de Software ligado a acidentes e reabilitação 7

4.4 - Investigações a pedidos de algum órgão fiscalizador 8

4.5 - Investigação de acidentes graves e fatais 8

5 – Avaliação em termos profissionais 10

1 INTRODUÇÃO

Compartilho com vocês a felicidade que estou sentindo após ter concluído o meu estágio curricular. Foram 240 horas, divididas em 40 dias que se tornaram momentos únicos que jamais esquecerei na minha vida. Falarei um pouco das atividades realizadas nesse período e também do prazer que tive de estar ao lado de pessoas dispostas a me ajudar, passando os conhecimentos adquiridos ao longo da suas vidas, tanto no profissional quanto no pessoal.

2 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Primeiramente gostaria de destacar a nível Nacional a Rede Nacional de Atenção

Integral à Saúde do Trabalhador – RENAST, seguido a nível Estadual do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador – CESAT e por fim a nível Municipal o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST, o qual realizei com prazer e dedicação o meu estágio curricular.

O CEREST é um órgão do Sistema Único de Saúde – SUS que integra a Secretaria

Municipal de Saúde – SMS para atender as necessidades de assistência e prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho em Feira de Santana e nos municípios pactuados da macro-região.

O CEREST foi criado pela Portaria GM/MS número 1.679, de 20 de setembro de 2002, que instituiu a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador – RENAST e inaugurado oficialmente em 2004. O CEREST é fruto de antiga reivindicação dos sindicatos de trabalhadores. Discutido pela classe trabalhadora através de seus sindicatos, associações de classe, Ministério Público, e entidades envolvidas com Saúde do Trabalhador nos três níveis de governo.

Presta assistência especializada aos trabalhadores acometidos por doenças e/ou agravos relacionados ao trabalho, tendo como foco principal a educação em saúde do trabalhador.

Realiza promoção, proteção, recuperação dos trabalhadores, investiga as condições do ambiente de trabalho, a partir dos dados epidemiológicos oriundo da Vigilância em Saúde do Trabalhador - VISAT.

3 DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO

O estágio foi realizado no CEREST com início no dia 21 de setembro de 2009 com termino no dia 27de novembro de 2009. Nesse período pude colocar em pratica todo o conhecimento que adquiri na sala de aula, visando a Saúde e Segurança do Trabalhador em todas as áreas profissionais. Os relatos que aqui constam foram vivenciados no decorrer desse trabalho. Os serviços em que atuei nesse período foram a Vigilância ao ambiente do trabalho, palestras, apoio no desenvolvimento de software sobre acidentes de trabalho e reabilitação, investigação sobre irregularidades no local de trabalho e de acidentes de trabalho a pedidos, investigação de acidentes graves e fatais. No decorrer do estágio, tive um livro que foi indispensável nessa fase que foi o livro das Normas Regulamentadoras - NRs .

4 ATIVIDADES REALIZADAS NO DECORRER DO ESTÁGIO

4.1 - Vigilância e Saúde do Trabalhador - VISAT

Foi o principal setor do estágio, pois atua antes do acidente ocorrer, isso de forma preventiva. Orientando, esclarecendo duvidas, fazendo treinamentos dentre outros. O primeiro passo era realizar apresentação do órgão junto às empresas. Nessa apresentação destacávamos qual a finalidade do órgão e todos os serviços prestados, tais como: Assistente Social, Assessoria Jurídica, Médico do Trabalho, Fisioterapeuta, Enfermeiros do Trabalho, Fonoaudióloga Técnico em Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho. Após essa apresentação deixava-mos a fixa de cadastro para que fosse preenchida e dávamos um prazo de 15 dias para que fossemos recolhe – lá. Nesse cadastro constam todos os dados da empresa. Razão social, população trabalhadora, jornada de trabalho, tipo de produto comercializado ou beneficiado, detalhamento de todo processo produtivo da empresa. Após a apresentação colocávamos a disposição para quaisquer duvidas e treinamentos.

4.2 Educação e Conscientização nos locais de Trabalho

Após as empresas conhecerem o órgão e sabendo do nosso relevante trabalho junto à população trabalhadora, elas nos convidavam constantemente para participarmos da sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho - SIPAT. Nessas SIPAT dávamos palestras apresentando o CEREST aos funcionários, quais os serviços prestados pelo orgão, falávamos também sobre acidentes de trabalho, doenças ocupacionais. Dentre essas palestras tive o prazer de confeccionar um material sobre Acidentes de Trabalho e apresenta-lo aos funcionários de uma dessas empresas.

4.3 Elaboração de Software Ligado a Acidentes de Trabalho e Reabilitação

No decorrer do estágio, tive a felicidade de dar apoio na elaboração de um Software ligado a acidentes de trabalhos e reabilitação. Essa vivência foi de grande satisfação, pois pude conhecer um pouco mais sobre as possíveis ferramentas na detecção e reabilitação em se tratando de acidentes de trabalho. Com este software poderíamos detectar as maiores ocorrências de acidentes nos determinados setores de trabalho. Com essas informações, teríamos como trabalhar antes do acidente ocorrer. Isso nos daria mais certeza do que deveríamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com