TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio

Monografias: Relatorio De Estagio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  2.518 Palavras (11 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 11

RELATORIO ATIVIDADE 3

(XX/04 Á XX/05)

Projeto político pedagógico, o PPP justifica-se pela necessidade constante de reorganização do trabalho pedagógico na escola. A construção do PPP é coletiva desde 2004 a partir de estudos das diretrizes curriculares do ensino fundamento e médio. Ocorre um levantamento do ambiente, do quadro de funcionários de acordo com a sua formação.

Antes de possuir o nome COLEGIO ESTADUAL JOÃO ARNALDO RITT (Ensino fundamental e Médio), este era conhecido como GINASIO CINECISTA SANTOS DUMONT, hoje divido em Escola municipal Osvaldo Cruz, e Colégio Estadual João Arnaldo Ritt.

Historia:

O colégio cinecista foi fundado em 1968, tendo inicial de 63 alunos.

Em 1981, criou-se o ensino de 2º Grau, com o curso de Assistente de Administração de forma gradativa. As condições econômicas e sociais da época permitiram o ensino particular e a administração da escola pela própria comunidade.

Em 1990 optou-se pela Escola Pública, criada e com autorização de funcionamento do 1º grau Em 1991 foi criado e autorizado a funcionar o Colégio Estadual João Arnaldo Ritt – Ensino de 2º Grau.

Em 17 de maio de 1991 o Colégio passa a denominar-se Colégio Estadual João Arnaldo Ritt – Ensino de 1º e 2º Graus.

Em 11 de novembro de 1998, é por lei alterada a nomenclatura do estabelecimento de ensino que passa a denominar-se Colégio Estadual João Arnaldo Ritt – Ensino Fundamental e Médio.

Comunidade escolar

Os pais apontam algumas questões importantes para o planejamento das atividades escolares e a definição da identidade de nossa comunidade escolar, tais como:

- Os professores estão qualificados e em constante aperfeiçoamento e são dedicados no trabalho com os alunos. Os pais, por sua vez, deveriam estar mais próximos de seus filhos no acompanhamento das atividades escolares e nas iniciativas da escola

- É necessário rever estratégias de recuperação de estudos, para alunos com dificuldades

- Desenvolver e estimular a pesquisa

- Preparar os jovens para a vida, desenvolvendo atitudes e comportamentos de respeito, solidariedade, afetividade, formação do caráter e da ética, enfim, resgatando-se os valores humanos.

- Proporcionar atividades de formação, qualificação e treinamento em diversas áreas do conhecimento

- Formação de novas lideranças, envolvidas em projetos comunitários, valorizando-se as potencialidades de cada aluno e aproveitando as situações problema de nosso distrito

Estas conclusões permitiram a comunidade escolar - principalmente professores, desenvolver com os alunos atividades em sala de aula, no ambiente escolar ou na própria comunidade que atendam aos anseios dos pais, observado o contexto social de transformação e construção em que estamos inseridos.

Espaço Físico:

Possui uma área de 7.200 m² e área construída de 1.265 m², tendo sido inaugurado em 1997. Dispõe de oito salas de aula; uma sala de uso múltiplo; um laboratório químico; um laboratório de informática; uma biblioteca; uma sala de reuniões; uma área administrativa (sala de direção, secretaria, almoxarifado, sala de coordenação, banheiros, sala de estudos e sala de professores), almoxarifado, sanitários, cozinha, com um amplo refeitório aberto, lavanderia, quadra esportiva coberta, horta escolar, cuidada pelos alunos através de trabalhos nas disciplinas de geografia, ampla área coberta, caracterizada por corredores, um pátio com área verde, inclusive com árvores nativas. Os diversos recursos materiais e pedagógicos, entre eles os tecnológicos (computadores, TV, TV Multimídia, Pendrive, videocassete, Cds e DVDs ) a disposição do corpo docente para o desenvolvimento de suas aulas e de seus projetos.

Caracterização do espaço físico:

Situado no Extremo Oeste Paranaense, ao norte do município de Toledo, o distrito de Vila Nova tem como limites geográficos: ao norte – o município de Palotina; ao sul os distritos de São Miguel e Novo Sobradinho; ao leste – o distrito da sede do município de Toledo e do município de Palotina e ao oeste – Novo Sarandi e Nova Santa Rosa. Neste distrito dispõem os povoados de: Linha Flórida, São Pedro, Linha Arapongas, Dezoito de Abril, Dois Marcos e Lageado Grande. A população do distrito apresenta-se com aproximadamente 4.000 habitantes segundo levantamentos realizados pela própria comunidade, através da Associação de Moradores.

Ensino:

Esta instituição de ensino oferta: Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio, Ensino Extracurricular e Pluringuístico de Língua Estrangeira Moderna – CELEM, e um Programa de atividades complementares em contra turno.

O Colégio Estadual João Arnaldo Ritt - Ensino Fundamental e Médio possui em seu quadro funcional professores efetivos, professores temporários, agente educacional I e II. Em relação aos professores a escola dispõe de um quadro bastante amplo, sendo que 97% são graduados e habilitados na sua área de atuação, 97% são pós-graduados, e a maioria faz parte do Quadro Próprio do Magistério.

Objetivos Gerais

- OBJETIVOS GERAIS

Visa uma construção contínua da pessoa humana, dos seus saberes e aptidões, da capacidade de discernir e agir.

- ASPECTOS LEGAIS

A LDB, prevê que o ensino seja ministrado com base nos seguintes princípios:

I – igualdade de condições para a permanência na escola;

II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte, o saber;

III – pluralismo de ideias;

IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;

. . .

VII – valorização do profissional da educação escolar;

VIII – gestão democrática;

...

IX – garantia de padrão de qualidade;

. . .

XI – “vinculação entre educação escolar, o trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com