TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio

Pesquisas Acadêmicas: Relatorio De Estagio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  2.437 Palavras (10 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 10

Relatório 1

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Relatório de Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental

1- INTRODUÇÃO

Relatório de investigação apresentado à disciplina Estágio Supervisionado de Educação Infantil, ministrada pela docente M.Sc. Amélia Mesquita, e solicitado como requisito avaliativo parcial aos discentes do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Pará, do Campus universitário de Bragança,em período letivo intensivo.

A execução do estágio se deu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Julia Quadros Peinado, localizada na Rodovia Bragança/Capanema, 553, no bairro Vila da Celpa, no município de Bragança-PA.

A atividade de estágio foi executada em quatro dias, sendo três de investigação em sala de aula e um dia junto ao corpo gestor e administrativo da escola. O período de investigação na escola se deu entre os dias 14 e 18 do mês de maio de 2012.

Visou-se neste estágio diagnosticar de que forma se dá a atuação dos professores nas séries do primeiro e segundo ciclo do Ensino Fundamental, em vista de que a formação destes acadêmicos inclui também a atuação nos referidos ciclos. Visou-se, ainda, prever a necessidade de intervenção pedagógica nas séries investigadas, a fim de contribuir com a escola, e, sobretudo, com os professores que receberam os estagiários em suas aulas.

Esse aluno necessita de um professor bem informado e preparado para trabalhar conteúdos e dar conta das exigências de uma educação moderna e atualizada, em um mundo globalizado, que desperte o interesse e a vontade da criança apropriar-se de novos conhecimentos e experiências positivas, a alegria da convivência e descobertas de saberes, valores e lições de cidadania que a acompanharão pela vida, tornando-a cidadã instruída, consciente de seus direitos e t de seus deveres. Que saiba conviver e respeitar a diversidade, a natureza e faça pleno uso dos meios de informação e tecnologias disponíveis.

2- FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS

Tem-se em consideração que no ensino fundamental o processo de ensino-aprendizagem deve se dá de maneira diferenciada, respeitando as fases de desenvolvimento em que as crianças se encontram, assim, há necessidade de versar uma prática educativa que apresente recursos atrativos às crianças, uma vez que estes elementos são inerentes ao “mundo” da criança

Tratar da atuação do pedagogo nas salas de aula requer antes enfatizar a importância dos conhecimentos sobre as teorias da psicologia, como também sobre ludicidade e didática na educação.

Assim, considera-se importante abordar algumas contribuições de Piaget, no que toca à questão da interação da criança com o ambiente, tendo em vista que é essa interação que faz com que se construam as estruturas mentais da criança, que por sua vez tende a adquirir maneiras de fazê-las funcionar. O eixo central nesse ponto, portanto, é a interação organismo-meio, de modo que essa interação acontece através de dois processos simultâneos: a organização interna e a adaptação ao meio, funções essas exercidas pelo organismo ao longo da vida.

Piaget elabora uma teoria do conhecimento e desenvolve muitas investigações cujos resultados são utilizados por psicólogos e pedagogos, e reside nesse foco, de resultados e contribuições, que este estudo está voltado.

Assim, falar sobre essas teorias de Piaget implica em colher os resultados de seus estudos como contribuição para formação de homens "criativos, inventivos e descobridores", uma vez que segundo ele o homem é resultado de um processo de desenvolvimento que inicia na infância, e de tal processo devem resultar pessoas críticas e ativas, as quais necessitam viver em busca constante da construção de conhecimento e da autonomia.

Segundo Piaget:

“A inteligência é uma adaptação. Para aprendermos as suas relações com a vida, em geral, é preciso, pois definir que relações com a vida, em geral, é preciso, pois redefinir que relações existem entre o organismo e o meio ambiente. Com efeito, a vida é uma criação contínua de formas cada vez mais complexas e o estabelecimento de um equilíbrio progressivo entre essas formas e o meio...” (PIAGET, 1982, p.18)

Essa teoria Piagetiana foi eleita para embasamento neste trabalho em vista das condições físicas do espaço de algumas salas de aula improvisadas, em decorrência da reforma predial da Escola Julia Quadros.

O lúdico aplicado à prática pedagógica não apenas contribui para a aprendizagem da criança, como possibilita ao educador tornar suas aulas mais dinâmicas e prazerosas. Cunha (1994) ressalta que a brincadeira oferece uma “situação de aprendizagem delicada”, isto é, o educador precisa ser capaz de respeitar e nutrir o interesse da criança, dando-lhe possibilidades para que envolva em seu processo, ou do contrário perde-se a riqueza que o lúdico representa.

Educação corresponde, pois, a toda modalidade de influências e inter-relações que convergem para a formação de traços de personalidade social e do caráter, implicando uma concepção de mundo, idéias, valores, modos de agir, que se traduzem em convicções ideológicas, morais, políticas, princípios de ação frente a situações reais e desafios da vida prática. Neste sentido, educação é instituição social que se ordena no sistema educacional de um país, num determinado momento histórico; é um produto, significando os resultados obtidos da ação educativa conforme propósitos sociais e políticos pretendidos; é processo por consistir de transformação sucessiva tanto no sentido histórico quanto no de desenvolvimento da personalidade.LIBÂNEO (1994) ”educação escolar constitui-se num sistema de instrução e ensino com propósitos intencionais, práticas sistematizadas e alto grau de organização, ligado intimamente ás demais práticas sociais”.

3- EXECUÇÕES DO ESTÁGIO

3.1- Etapas do estágio

No dia 15 de Maio fomos à escola a fim de apresentarem-se à gestão e coordenação da escola, e para a entrega do ofício. Sendo que atividade de estágio foi executada em quatro dias, a partir do dia 15 a 18 de Maio de 2012, neste primeiro dia fizemos a execução da primeira etapa do estágio, sobre as características organizacionais e administrativas da escola.

Segundo o Projeto Político Pedagógico, é uma escola identificada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com