TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio

Trabalho Universitário: Relatorio De Estagio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução:

O projeto Intitulado de “Estímulos para o aprendizado” é originado a partir dos estudos feitos em classe ministrado pela professora Maria Ovídia Portilho nas disciplinas de Planejamento e Avaliação, História da Educação e Estagio nas series iniciais no curso de Pedagogia da Faculdade de Imperatriz – FACIMP. Durante a realização deste estágio que tem como base duas etapas. Sendo a primeira o trabalho realizado em sala de aula orientado pelo professor, a segunda, tão importante como a primeira, consiste na prática realizada em sala de aula. Essa segunda etapa tem como finalidade a necessidade de uma experiência prática onde se aplicou em grande parte dos fundamentos teóricos aprendidos ao longo do período, agora vivenciados pela primeira vez na realidade escolar, neste momento, houve a necessidade de aliar teoria á prática, demonstrando assim o quanto é enriquecedora e importante esta etapa desde o inicio da formação acadêmica e profissional do futuro docente almejando assim o compromisso, responsabilidade, envolvimento e espírito de transformação social. Portanto o presente estágio tem como objetivo, observar como se desenvolve o ensino em sala de aula, de que maneira a professora conduz a aprendizagem, como se processa a apreensão do conhecimento pela criança e analisar como é a interação dos alunos com a professora , dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar. Serão desenvolvidas as atividades de observações participativa com os alunos do 2º ano da Escola Municipal Castro Alves II, com idades entre 9 e 11 anos. Portanto o referido estágio é de suma importância para instrumentalizar o estudante de Pedagogia e futuro profissional da educação, para que o mesmo se familiarize com prática da sala de aula, conviva com os alunos e professores e habituem-se ao ambiente escolar com seus problemas, desafios, dificuldades, sobretudo com vontade de aprender.

Objetivos: Compreender o papel do professor no processo de ensino, como iniciativa de prática para aprimorar conhecimento teórico com campo escola, proporcionando ao aluno a oportunidade de comparar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação acadêmica com a realidade organizacional, através da observação e análise da prática administrativa, também, desenvolver suas potencialidades empreendedoras; Favorecer atividades didáticas através das aulas ministradas, identificarem os aspectos de aprendizagem através da regência, promovendo a interação do estagiário com a realidade escolar.

Métodos e Instrumentos: No decorrer das semanas de regências do dia 03 do 09 a 13 do10 de 2012, foram desenvolvidas com os alunos do 2º ano da Escola Municipal Castro Alves II, atividades de língua Portuguesa, Matemática e Ciências. Que começaram com o planejamento e elaboração dos planos de aula para a realização das atividades que seriam desenvolvidos em sala de aula. Dentre elas destaca-se: leitura de poemas, ditados, desenhos, histórias, caça palavras, interpretação e resolução de problemas utilizando as operações de (+) e (-) e conversas informal sobre a natureza envolvendo o meio ambiente. Para desenvolvimentos das aulas foram utilizados diversos materiais didáticos na elaboração dos planos de aula, como: livros didáticos, livros de historinhas, matérias educativos, jogos, filmes, matérias recicláveis, frutas, musicas etc. Ao selecionar os materiais houve a preocupação com a receptividade dos alunos, quanto ao conteúdo trabalhado e sua compreensão, respeitando a realidade de cada um, e seu desenvolvimento cognitivo, partindo do conhecimento prévio dos alunos, visando à ampliação destes conhecimentos de forma coletiva, o que possibilitou a realização das atividades práticas de forma significativa e prazerosa. O modo como foi organizado os trabalhos pedagógicos estavam sempre ligados ao sentido que atribuímos à escola e a sua função social; os modos como entendemos as crianças; aos sentidos que damos à infância e à adolescência aos processos de ensino-aprendizagem.

Para alcançar os objetivos, trabalhado a partir da vida do aluno é o caminho mais coerente, entendendo por que sua vida é assim como se apresenta como é o meio em que vive como é sua história. Mas aí se deve ter cuidado para não enaltecer demais a própria individualidade, pois ninguém vive sozinho no mundo, pelo contrário, a própria vida é o resultado de uma construção socializada e socialmente distribuída, embora isso não signifique igualdade na prática do dia-a-dia. (BASEGIO e MEDEIROS, 2008 p. 19)

Portanto, educar crianças e adolescentes é para o professor um dever diário, levando a criança á compreender o mundo em que vivem por meio do trabalho pedagógico com os conhecimentos que tem e com aqueles conhecimentos de que vão, aos poucos, se apropriando, pois ao desenvolver conhecimentos sobre seu meio, a criança aprende a compreender outros meios mais distantes delas nas dimensões de espaço e tempo. Resultados e discussão:

Considerado todos os métodos utilizados para realização das aulas durante o período de regência, percebe-se que o professor não deve estar preparado somente para ensinar mais aberto principalmente para aprender e compartilhar o conhecimento, pois as crianças possuem um conhecimento muito grande e esta troca de experiência possibilita tanto o desenvolvimento infantil quanto o aperfeiçoamento da prática pedagógica. Outra observação de fundamental importância é a motivação que faz a criança se sentir motivada a novas aprendizagens, interagindo umas com as outras, trocando experiências, através de debates sobre os temas trabalhados. Esta motivação foi visível cada vez que se propúnhamos um novo tema as crianças, seja uma simples roda de conversa, uma brincadeira ou ate mesmo um simples desenho que eles desenhavam e a partir dele construíam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com