TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Gestão em Saúde Pública

Por:   •  28/11/2020  •  Resenha  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE SUBSTITUTIVA

Curso: Gestão em Saúde Pública

Nome: Lira Moreira da Silva

Polo: Joaíma-MG

Explique o conceito de momento apresentado por Matus e aprofunde aqui esse primeiro momento, analisando-o criticamente.

O Planejamento Estratégico e Situacional, sistematizado originalmente pelo Economista chileno Carlos Matus, diz respeito à gestão de governo, à arte de governar. Quando nos perguntamos se estamos caminhando para onde queremos, se fazemos o necessário para atingir nossos objetivos, estamos começando a debater o problema do planejamento. A grande questão consiste em saber se somos arrastados pelo ritmo dos acontecimentos do dia-a-dia, como a força da correnteza de um rio, ou se sabemos onde chegar e concentramos nossas forças em uma direção definida. O planejamento, visto estrategicamente, não é outra coisa senão a ciência e a arte de construir maior governabilidade aos nossos destinos, enquanto pessoas, organizações ou países.

O planejamento envolve diferentes momentos e o inicial é o explicativo, em que se busca compreender a realidade em sua complexidade e os seus problemas.

Matus classificou como momento as etapas e a organização delas para a elaboração de um planejamento deve ter e o que deve ser observado para o desenvolvimento do mesmo, mas utilizou o termo momento, porque representa instâncias que se repetem constantemente e em ordem variável.

O primeiro momento é o explicativo, onde o ator que planeja está permanentemente indagando sobre as oportunidades e os problemas que enfrenta e tenta explicar as causas que os geram, que seria na verdade um diagnóstico para elaboração do planejamento, analisando como é, como tende a ser a realidade e como chegamos a ela, sendo também um momento dinâmico, sendo ele de duração extensa; ou seja, está presente durante todo o processo de planejamento e supõe a complexa tarefa de selecionar problemas e explicar as causas de cada um daqueles que conforma a situação inicial do Plano.

Se analisarmos o planejamento como um todo, o momento explicativo, poderia ser um entrave ao desenvolvimento de forma eficaz, uma vez que problemas surgem a todo momento na área da saúde e ele apresenta uma duração extensa, e ainda faria com que tivesse que voltar a esse momento todas as vezes que se apresentassem uma nova problemática.

O planejamento de qualidade vai muito além do que possa se imaginar; o profissional da área deve fazer seu planejamento para ser aplicado no dia a dia. Cabe somente a ele fazer sua melhoria a cada dia para melhor atenderem a necessidade de seus clientes. É notável que quando se tem um bom planejamento as coisas fluem de forma correta, não podemos fazermos de conta que um péssimo planejamento poderá dar certo.

Exemplo disso é um professor que planeja suas aulas tudo direitinho e aquele que não planeja; a tendência na qualidade de ensino daquele professor que planeja direito para o que não planeja será muito grande, pois as chances para ambos serão diferentes entre erros e acertos.

O processo de planejamento portanto diz respeito a um conjunto de princípios teóricos, procedimentos metodológicos e técnicas de grupo que podem ser aplicados a qualquer tipo de organização social que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (33 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com