TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação público E Privado

Artigo: Relação público E Privado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 2

Salienta-se que o setor público e privado apresentam diferenças essências no seu contexto teórico e prática, as quais são apresentadas no quadro abaixo:

Público Privado

Esfera de ação do estado Esfera de ação dos indivíduos na sociedade civil

Custeado pelos contribuintes Custeado a maior parte pelos recursos adquiridos

O usuário paga indiretamente (impostos) O usuário remunera a instituição

O usuário é chamado de cidadão O usuário é concebido como pessoa física

Monopólio Competição

Satisfação do usuário (dever) Satisfação do usuário (interesse)

Busca da excelência no atendimento Busca manutenção e expansão do mercado

Tem sua missão e objetivos determinados legalmente Atende a uma missão e objetivos imposto pela instituição

Chamada de organização Chamada de instituição

Forma de contratação (concurso) Forma de contratação (livre)

Estas são algumas diferenças que podemos relacionar entre o Público e o Privado. A partir desta reflexão, torna-se relevante conhecer o processo organizacional de nossa sociedade, para que a partir deste entendimento seja possível estabelecer uma melhor qualidade na avaliação da área da saúde, educação, no contexto de trabalho, entre outros. Ao realizar a reflexão entre o público e privado, relacionei com a experiência que vivenciei, ao realizar o curso de graduação em enfermagem em uma instituição privada, observei claramente as diferenças destacadas no texto, o que já difere das instituições de ensino públicas.

3) Comente a relação entre Justiça e Cidadania, tendo em vista o conceito de cidadania de Marshall apresentado nesta unidade:

- A relação entre Justiça e Cidadania, considerando o conceito de cidadania de Marshall, de Cidadania para Marshall, assume o sentido oposto ao de exclusão, o qual é definido como o não pertencimento a algum grupo ou categoria e que pode não se configurado, em alguns momentos, como problema. Assim, salienta-se que a identidade social que se refere em um processo de identificação e pertencimento de um indivíduo a um grupo social, ocorre por meio de inclusão e exclusões.

A partir deste conceito, e sua relação entre Justiça e Cidadania, no olhar sobre a cidadania somente ocorre quando o sujeito desfruta de direitos consignados pelo Estado, bem como o acesso a renda adequada, possibilitando um padrão de vida comum a todos. Ao analisar o modelo de Marshall, entende-se que cidadania, implica também em sentimentos de pertencimento e lealdade, a uma civilização que pode ser entendido como patrimônio da comunidade, ou do coletivo em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com