TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Construçao Civil

Seminário: Resumo Construçao Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Seminário  •  2.381 Palavras (10 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 10

REVESTIMENTO: base, camada de regularização, impermeabilização, isolamento térmico, contrapiso reforçado com tela, argamassa colante, rejunte, piso cerâmico.

MOVIMENTAÇAO CAUSA DANOS PISO: movimento térmico, umidade, recalque, carregamento...

JUNTAS DE ASSENTAMENTO: : por causa das variações de temperatura, umidade, vento, peso das estruturas , os edifícios se movimentam. Por isso existem as juntas , que controlam esses movimentos e garantem a estabilidade do edifício . Espaço existente entre duas placas cerâmicas, a fim de absorver parte das deformações do revestimento, compensar a diferenças dimensionais entre as peças e facilitar eventuais trocas de placas.

JUNTAS DE DESSOLIDARIZAÇAO : juntas existentes nas quinas, nos encontros do piso com a parede, externas e internas.

JUNTAS DE MOVIMENTAÇAO: além da junta existente, é uma junta feita a cada metragem de piso, com a função de diminuir as tensões originadas pela base onde é aplicado o revestimento.

JUNTAS ESTRUTURAIS: espaço regular entre estruturas cuja função é aliviar tensões provocadas pela movimentação do concreto.

TINTAS: composição química que após sua aplicação se converte em um revestimento proporcionando às superfícies acabamento, resistência e proteção. Protegem metais da corrosão, madeiras do apodrecimento e empenamento, e alvenarias de umidade .

ESCOLHA: deve ser feita mediante pleno conhecimento do substrato e das condições ambientais.

ALVENARIA: evitam esfarelamento do material, absorção de agua da chuva e de sujeiras, desenvolvimento de mofo, ajudam na iluminação e decoração. são porosos, absorvem e retém água, desenvolvem e abrigam fungos, possuem comportamento alcalino (forte tendência a oxidar)

MADEIRA: evitam absorção de agua e umidade, funcionam como decorativo. Sao porosas, higroscópicas (capacidade de absorver água em qualquer estado), sofrem decomposição superficial por fungos e radiação solar, sofrem alterações dimensionais –empenamento.

METAL NÃO FERROSO: prolongam o tempo dos sistemas de galvanização e alumínio.

METAL FERROSO: opção mais econômica para combater a corrosão. são altamente sensíveis à corrosão por causa das ligas ferrosas, quando em contato com umidade, oxigênio e elementos poluentes.

PVC: decoração, sinalização de gases ou líquidos específicos, visando a segurança.

PROPRIEDADES DO SUSTRATO/ QUEM RECEBE A PINTURA

*PERMEABILIDADE: capacidade que permite a passagem de gases ou líquidos que resultarão em diversas combinações químicas .

*POROSIDADE: relação percentual entre o volume de espaços vazios e volume total, e influencia no grau de absorção de compostos líquidos pela tinta.

*RESISTENCIA A RADIAÇOES ENERGETICAS: propriedade dos materiais de não sofrerem deteriorizaçao ou decomposição quando expostos a radiações energéticas , como por exemplo os raios UV.

*PLASTICIDADE/FRAGILIDADE: propriedade do material de sofrer alteração de forma sob a ação de forças externas e as manter mesmo após a retiradas destas forças, sem o aparecimento de fissuras. Na fragilidade, o material se rompe sob ação de forças externas, sem ter sofrido deformação.

*REATIVIDADE QUIMICA: capacidade do material de se combinar com agentes químicos ambientais.

COMPOSTOS DAS TINTAS:

*RESINAS: parte não volátil da tinta, serve para aglomerar os pigmentos, denomina o tipo de tinta: acrílica, epoxídica. Responsável por: aplicabilidade, secagem, cura, durabilidade, adesão, resistências químicas e abrasão, flexibilidade e dureza.

*PIGMENTO: material solido, finamente dividido, insolúvel no meio. Dá cor e consistência e conferem proteção aos metais(anticorrosivos)

*ADITIVOS: qdo adicionado confere propriedades especiais às tintas.

*SOLVENTE: usado para dissolver a resina, liquido volátil.

TIPOS DE TINTAS:

*LATEX PVC: à base de água, é prática para os pintores. Seca rápido, usada em interiores de residências, não adequado para áreas molhadas ou úmidas, mínimo odor.

*ACRILICA: solúvel em agua, secagem rápida, possui alta impermeabilidade, áreas externas, indicada para cozinhas, banheiros, acabamento brilhante, mas tem a opção fosca, mais cara que o Latex.

*ESMALTE: não solúvel em agua, antigamente era à base de óleo, acabamento melhor e mais durável. Uso indicado para ferros ou madeiras (portas, janelas), permite a lavagem do material (porta)com mais facilidade. Alto brilho, alto custo, acabamento de película (podendo formar bolhas em paredes se houver umidade).

*EPOXI E POLIURETANO: sintéticas, não solúveis em agua, usadas em caixas dagua, necessitam de mao de obra especializada.

*VERNIZ: película de acabamento quase transparente, não solúvel em agua, solúvel em solvente orgânicos como álcool, alta fluidez, contem óleos secantes e resinas em sua composição.

*MASSA CORRIDA: massa niveladora, usada para corrigir imperfeiçoes rasas no reboco, tendo características especificas para interiores e exteriores.

FERRAMENTAS UTILIZADAS NAS PINTURAS: espátulas, desempenadeiras, lixas, trincha/brocha, rolos de lã, revolver/pistola, recipientes acondicionadores de tintas, mexedores.

PREPARAÇAO PARA PINTURA: limpeza da superfície, correção de falhas, tratamentos superficiais, preparação com acabamento liso.

CONDIÇOES DO SUBSTRATO: cura de 30 dias após o reboco, umidade inferior a 90%, temperatura entre 10 e 40 graus. Proteger a pintura contra poeiras , águase outros contatos acidentais com a superfície recém pintada.

CUIDADOS: ao abrir a embalagem verificar a consistência e o cheiro das tintas, homogeneizar bem os produtos, diluir de acordo com instruções da embalagem, não misturar produtos de marcas diferentes, ao usar pincel ou rolo pintar de forma uniforme.

DEFEITOS/MANIFESTAÇOES PATOLOGICAS

*EFLORESCENCIA: manchas esbranquiçadas que aparecem depois da pintura, geralmente pq foi pintada sobre reboco úmido.

*DESAGREGAÇAO: a pintura se esfarela, destacando-se junto ao reboco. Causados por traço fraco, reboco úmido.

*DESCASCAMENTOS: causados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com