TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Isabel Solé

Ensaios: Resumo Isabel Solé. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  1.095 Visualizações

Página 1 de 2

LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO.

A leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto para satisfazer um propósito ou finalidade. Lemos para algo: devanear, preencher um momento de lazer, seguir uma pauta para realizar uma atividade, entre outras coisas.

Para compreender o texto o leitor utiliza seus conhecimento de mundo e os conhecimentos do texto. Por isso a leitura pode ser considerada um processo constante de elaboração e verificação de previsões que levam a construção de uma interpretação.

É fundamental que ao ler, o leitor se proponha a alcançar determinados para determinar tanto as estratégias responsáveis pela compreensão, quanto o controle que, de forma inconsciente, vai exercendo sobre ela, à medida que lê. O controle da compreensão é um requisito essencial para ler de forma eficaz.

Para que o leitor se envolva na atividade leitura é necessário que esta seja significativa. É necessário que sinta que é capaz de ler e de compreender o texto que tem em mãos. Só será motivadora, se o conteúdo estiver ligado aos interesses do leitor.

Como isso pode ser transferido para a sala de aula: sabe-se que na diversidade da classe torna-se muito difícil contentar o interesse de todas as crianças com relação à leitura, portanto, é papel do professor criar o interesse.

Uma forma possível de propiciar esse interesse é possibilitar diferentes suportes para a leitura, que incentivem atitudes de interesse nos leitores.

Ao professor cabe o cuidado de analisar o conteúdo.Como a Isabel mesma disse que :A Educação Infantil tem um papel importantíssimo na formaçãodas meninas e dos meninos em todas as suas capacidades e, é claro, também no que se refere à alfabetização.

Quando a escola infantil organiza atividades relevantes do ponto de vista social e promove a participação dos pequenos nessas atividades, de modo que, progressivamente, possam apropriar se dos conteúdos (estratégias, valores, noções, conceitos, atitudes, etc.)Em torno dos quais se desenham essas prática.Sem dúvida está favorecendo seu desenvolvimento.

O grande desafio para os educadores se encontra na necessidade da busca e da criação de mecanismos que façam a leitura um hábito atrativo desde a fase da infância, desde o momento em que a criança está descobrindo seu mundo e o fantasiando. Fazer o ato de ler não algo sofrível, mas algo prazeroso, instigante, emocionante e que auxilie os alunos no desenvolvimento de suas habilidades. Esse é um grande desejo e desafio que devemos alcançar.

Referências Bibliográficas

• SOLÉ, Isabel. Na escola, não se aprende só a ler, mas também maneiras de ser leitor.1999.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com